Em primeiro lugar deve instalar o aplicativo Mail, ele não vem padrão nas distribuições.
Para instalar vc tem que usar o comando apt-get como root:
apt-get install heirloom-mailx
Após isso, basta criar um arquivo usando o "gedit" ou o "vi" como root
.
Ex:
# gedit m150.sh
Quando abrir o editor vc pode colar esta primeira parte
#!/bin/bash
#
# M150 script -- Relembra hora do inicio do trabalho
#
test -d $HOME/.cnc || mkdir $HOME/.cnc
date > $HOME/.cnc/cnc-job-start-time.txt
Depois que colar e salvar temos que da a permissão de executável para o arquivo, para isso vai no console e digita o comando onde foi salvo o arquivo m150.sh
# chmod +x m150.sh
Pronto, seu arquivo m150.sh agora é executável.
Este script vai salvar um arquivo cnc-job-start-time.txt dentro do diretorio ".cnc"
Com a data que iniciou o trabalho.
Agora faça o mesmo para o segundo arquivo, criar um arquivo com o nome m151.sh usando um dos editores sitado acima e cola o seguinte texto.
#!/bin/bash
#
# M151 script -- envia um e-mail com o término do serviço
#
Work() {
(
echo 'CNC Job Started on ' $(cat $HOME/.cnc/cnc-job-start-time.txt )
echo 'CNC Job Ended on ' $(date)
) | Mail -s "CNC_Job Completed"
[email protected]}
Work &
Depois que salvar o arquivo, transforme o mesmo em executável.
Este segundo script pega o arquivo criado pelo primeiro e acrescenta a data final do trabalho e envia para o email cadastrado no segundo script.
Eu testei aqui so a parte de envio de email e não funcionou, Mais tarde irei testar o script inteiro, o unico problema é que não tenho o MEC aqui, apenas o linux e não sei como configurar no EMC, não sei se o EMC chama este script ou se tem que executar na mão.
Lolata, tem como postar uma imagem dessa tela que o Fábio Gilii falou? assim consigo ver se o script é executado automaticamente ou manual.
Eu tenho um script que envia e-mail e este eu sei que funciona, depois irei testar com este meu script e posto aqui no Fórum os arquivos prontos.
Att:
Jost Dayan