Valeu galera..
fsraulino
O eixo que passa de um lado para outro tem 19mm
Eu enchi a polia com aluminio ,ou seja, fiz uma bolacha para preencher ,pelo motivo de a polia ser de plastico ,com o aliminio interno ficou muito resistente..
O carretel ficou com 40 mm de diametro ,a vantagem de ficar maior é que com poucas voltas do carretel o portipo vai de um lado ao outro da maquina.
Fiz um canal no rolamento que ficou como esticador.
gimbabf
Você que é o grande incentivador do forum no assunto cabo de aço na transmição..
Na minha primeira maquina ,estava apanhando muito com as barras roscadas ,quando vi sua idéia de cabos ,achei maravilhosa ,e é o que utilizo em minhas maquinas hoje ,só coloquei o fuso de esferas no y ,porque peguei o portipo no ferro velho ja pronto ,com todos os furos ,inclusive o fuso também comprei no ferro velho por Kilo ,paguei R$10,00 ,então foi só colocar o fuso , sem trabalho.
Sem duvida ,o cabo de aço é uma maravilha ,a grande vantagem que vejo ,é que se adapta muito facilmente em qualquer dimenção de maquina ,muito barato ,velocidades impressionantes,tem a mesma eficiencia do fuso de esferas ,na minha maquina o eixo Y trabalhava a 7 m/m e o X (cabo )a 8.5 m/m , obtive percas de passo no Y mais no X nunca, a unica observação que faço é por mais esticado que o cabo esteja ,se percebe que a rigidez é maior no fuso que no cabo ,não sei se porque utilizo cabo de aço comum ,outra caracteristica marcante ,é que se coloca o passo que quiser ,facil determinar pelo diametro do carretel.
RECOMENDO A TODOS..
Fabricio
Coloquei o fuso no Y ,devido ao portipo ja esta com todos os furos ,e o fuso também paguei muito batato ,comprei por kilo no ferro velho no meio da sucata ,troquei as esferas e esta funcionando..
André..
Todas as polias que utilizei são de tanquinho de lavar roupas ,muito barato ,aqui na minha cidade pago R$15,00 no conjunto ,com polia maior de 60 dentes ,polia menor de 10 ou 14 dentes e correia..
Rubens ..
obrigado pelos elogios ..
Ramede ..
Tenho de duzia de polia de tanquinhos ,inclusive ,esta semana ,ja vou utilizar mais duas em uma nova maquina de mdf..
Estas maquinas são uma maravilha para aeromodelistas..
grande abraço a todos..