Obrigado a todos pelos comentários...
Esta máquina é um caso sério, pois fui contratado para tentar dar um jeito numa máquina que foi feita e não funcionava...
A proposta era a de tentar aproveitar todo o material que já estava alí, sem adicionar nada, ou o menos possível...(infelizmente não tirei fotos do "antes")
Decidí então modificar todo o conceito construtivo que existia, pois ela não tinha nenhuma condição de funcionar do jeito que estava.
Partí para um desenho que valorizasse a rigidez, uma vez que a máquina irá cortar chapas de alumínio para peças de construção aeronáutica, e portanto não necessita de altura de "Z" livre muito grande e que tivesse o centro de gravidade o mais baixo possível...
Originalmente o autor montou os fusos de 4 metros de forma tradicional e os acionou de forma direta, e com isso ele esbarrou em sérios problemas de flexão e de inércia, e só conseguia alcançar velocidades de no máximo 1 metro/minuto...
A solução foi fixar os fusos de forma a minimizar a flexão, e acionar as porcas através dos servos, e com isso além de ganhar em velocidade, pois as inércias dos conjuntos que criei para fixação das porcas serem muito menores que dos fusos, eu instalei uma redução leve (1,5:1), o que ajuda também no aumento de torque...
No eixo X consegue-se velocidades de até 17 metros/minuto, e nos demais eixos, velocidades de até 22 metros/minuto, mas estas serão limitadas a meros 10 metros/minuto para garantia de posicionamento e torque efetivo, além de fazer com que os servos trabalhem dentro de uma faixa de rpm mais conservadora e se desgastem menos...
A diferença de movimentação e aceleração entre motores de passo e servos é impressionante...
Se eu puder, usarei servos nas próximasmáquinas...