Pelo que me lembro, em minhas fuçadas pelo forum, acho que o turbo CNC suporta sensores correto?
Sim é possivel e muito util a utilização de sensores
O TURBOCNC suporta ENCODERS? Pelo que li, também no manual, é possivel controlar a velocidade do spindle da máquina atraves de uma interface/hardware ("Digispeedy"). Como seria essa comunicação?
Sim suporta encoders
Se for controlar a velocidade do spindle não precisa de encoder se por exemplo utilizar um inversor de frequencia, vai precisar de um sinal analógico normalmente de 0 a 10 volts ou de 4 a 20 mA para usar como referencia para a velocidade. Esse sinal se consegue atraves de um conversor D/A (digital/analógico) para converter o sinal da saida paralela. Esse conversor D/A pode ser feito de muitas maneiras, eu usaria um contador e alguns resistores, mas pode usar um integrado que já seja um conversor D/A.
O sinal de saida para o "Digispeed" é um sinal que varia de zero a 1024 (se não me engano), onde zero é a velocidade minima e 1024 a máxima. A saida gera um trem de pulsos que deverão ser contados, convertidos, para ser usados como referencia de velocidade num inversor, ou outro equipamento de controle de velocidade.
Tem algum outro tópico que explica direitinho como funciona. leia os outros tópicos do Turbocnc que existe muitas outras informações
Abraço