Olá menino Jorge!
Obrigado pela leitura e pelo incentivo
.
Acho que agora ficou claro sobre como interpretar a variação dos valores medidos nos CIs antes e depois de movimentar o JOG.
Tenho a certeza de que sua explicação ajudará muitos outros participantes inexperiêntes em eletrônica (como eu).
Quanto ao valor do resistor pull-up (SIL2, SIL3 e SIL4) são todos de 1K (Marrom, Preto e Vermelho) conectados no VCC (12V) da controladora.
...seguimento 6...
No dia seguinte (30 de dezembro) re-iniciei a maratona de testes e medições.
Antes de mais nada refiz os últimos passos da madrugada anterior... Liguei a Chave Geral, o Cooler, a Lógica e fiz os movimentos com o JOG no TurboCNC. Os leds verdes correspondentes a cada eixo piscaram, conforme cada movimentação.
Liguei a alimentação dos Motores, mas novamente não obtive qualquer sinal de energização, tampouco qualquer ruído nos motores. Os eixos dos três motores não travaram, podendo ser girados com a mão.
Então desliguei a alimentação dos Motores, da Lógica, do Cooler e a Chave Geral, nesta sequência. E lá se foi a minha vâ esperança de que alguma coisa pudesse ter mudado misticamente de um dia para o outro (É que os Hippies acreditam nessas coisas...).
Fumei um cigarro... Tomei uma cerveja... E pensei sobre o que fazer...
Decidi desligar toda a fiação da controladora e retirá-la do gabinete. Utilizei um resistor de 5W para descarregar os capacitores e parti novamente para as medições...
Sem retirar nenhum CI da placa e tomando o cuidado de não tocar a ponta de prova do multímetro no soquete, comecei a medir a continuidade entre cada pino dos L297 e o ponto de solda correspondente na outra face da placa. Descobri que três pinos no eixo Y não tinham continuidade, todos os outros pinos estavam continuos nos três eixos. Com cuidado retirei o CI e alinhei as "perninhas" descontinuadas e recoloquei o CI no soquete.
Medi todos os pinos novamente e todos os pinos dos três L297 nos três eixos estavam, agora, contínuos.
Repeti a maratona de medições de continuidade entre os pinos do CI e os pontos de solda do soquete nos 7409 e para minha surpresa quatro pinos estavam descontinuados, também no eixo Y. Todos os outros pinos estavam continuos e nos três eixos.
Procedi da mesma forma, retirei com cuidado o CI e realinhei as "perninhas" rebeldes. Testei novamente, pino por pino, nos três eixos e agora estavam todos contínuos.
Com paciência recoloquei a controladora no gabinete e religuei a fiação da alimentação lógica e apenas a fiação do motor do eixo Z.
Desconectei o rabicho do motor Z e conferi o completo isolamento dos Fets entre eles e entre eles e o dissipador.
Refiz todas as medições citadas nos seguimentos anteriores e encontrei insignificaveis variações nos valores medidos, claro que levando-se em conta o estado atual nas saídas dos CIs L297 e 7409.
Porém, novamente, o pino 8 do 7409 (Y) apresentou um valor diferenciado: Medi e confirmei 3.12V e 0.53V após movimentar o JOG.
Liguei a Chave Geral, o Cooler, a Lógica e fiz os movimentos com o JOG no TurboCNC. Os leds verdes correspondentes a cada eixo piscaram, conforme cada movimentação.
Liguei a alimentação dos Motores e finalmente obtive sinal de energização e também o ruído no motor. Testei o JOG no TurboCNC e o motor obedeceu satisfatóriamente aos comandos, girando corretamente nas duas direções.
Desliguei tudo na ordem correta e parti para a ligação do motor no eixo Y (Mas não sem antes tomar a oitava ou nona cerveja...).
...segue...