Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Motores em Geral => Akiyama => Tópico iniciado por: gafarbr em 16 de Março de 2013, 16:14
-
Tenho um driver AKDMP5-5.0A e motor AK34/52F4CN1.8. produzindo uma mola com:
6 voltas,
Diâmetro 1,5 cm
Arame de 2,0mm de espessura.
Faço o controle do driver com atmega-162 criei rampa de aceleração com:
velocidade inicial 15 rpm
velocidade final 400 rpm
passos de velocidade 15 rpm
intervalo de mudança de velocidade 50 ms
usei a formula de rpm da neoyama:
rpm=(pps*60)/400
perguntas:
Esta rampa está correta para aproveitar o torque inicial?
Ao final da última volta preciso diminuir a velocidade rpm final para quantas rpm, não uso isto hoje?
Observei a máquina funcionando sem carga com velocidade acima de 200 RPM , o sistema para um pouco depois do ponto, como eliminar isto.
Grato,
Ronaldo
-
Existe vários fatores que influenciam, é necessário que você poste pelo menos algumas fotos da maquina e dados básicos para podermos te ajudar.
-
gafarbr
Esta rampa está correta para aproveitar o torque inicial?
tá aí algo que quero aprende a fazer também ... a rampa de aceleração e desaceleração.
Ao final da última volta preciso diminuir a velocidade rpm final para quantas rpm, não uso isto hoje?
não entendi direito .. vc quer saber como diminuir a velocidade final? e vc não utiliza essa desaceleração hoje. é isso mesmo?
Observei a máquina funcionando sem carga com velocidade acima de 200 RPM , o sistema para um pouco depois do ponto, como eliminar isto.
eu imagino que quando com carga ela esteja perdendo alguns passos e por isso quando sem carga passa do ponto. Entendo que isso não é legal pois, não posso garantir por não ter o conhecimento mas imagino que talvez a corrente esteja baixa ou velocidade esteja alta ... vamos ver o que os mestres dizem.
Outra possibilidade que vejo (que imagino não ser fácil de se fazer) é de vc "ver" a posição através de encoder e assim fazer a correção da posição... se não me engano driver de servo motor funciona assim.