Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
Bem Vindos! => Apresentação => Tópico iniciado por: Willo em 01 de Setembro de 2015, 10:30
-
Bom dia, sou novo aqui e estou precisando de ajuda com a model master, acabei de instalar o 4 eixo e pluguei o eixo A no lugar do Y, por que a maquina só tem 3 entradas.subi o raio do diametro e zerei o Z X Y , mas quando dou start aparece uma mensagem assim: the toolpath for this G-code file is larger than the machine envelope for the following axis: Y.
valeu por me aceitarem, espero conseguir ajudar e ser ajudado com nossas duvidas, abraço
-
Seja bem-vindo ao fórum.
O que é "subi o raio do diâmetro"? Que programas está usando? Quais as características de sua máquina?
Quando se troca um eixo linear por um rotativo deve-se usar graus para este, e não medidas lineares como mm ou pol. Já foi feito isso?
A msg diz que o percurso do programa é maior do que suportado pela máquina. Talvez seja a diferença do quarto eixo para medidas lineares.
Vc deve postar mais informações sobre o seu problema, incluindo captura de telas das configurações da máquina, para que o pessoal do fórum possa ajudar.
Abraço.
Jorge
-
Valeu, o raio era onde eu zerava a altura do Z quando usava outra cnc, eu mandava arquivo pra maquina em formato EMC2.
Na model master é diferente pelo jeito,não sei como zerar ela, tenho que fazer ela trabalhar por graus então... como faço isso?
O programa é o art2path e o arquivo que mando pra maquina é '' Model Master 3 Axis Rotary X-A *.mmg "
-
segue um print
-
Essa tela que vc enviou parece ser a da execução do programa.
Eu não conheço esse software, mas vc deve ir na tela de configuração do eixo (no seu caso o Y ou o eixo A), e configurá-lo para graus. Depois faça testes enviando código G para uma volta completa do eixo, ou seja, o perímetro da peça que vc vai usinar.
Seria melhor deixar o eixo Y "quieto", ou seja, manter a configuração já existente e configurar o eixo A, assim quando vc gerar um arquivo para usar o eixo rotativo é só trocar o Y pela A em um editor de testo sem formatação...
-
Seria alguma configuração nesta tela talvez?
-
Pelo oque entendi tem que fazer alguns cálculos para zerar a maquina
-
Pelo pouco que eu ví, acredito que sua máquina não tenha previsão para acionar um quarto eixo, porisso voce desconectou o eixo Y e conectou o eixo rotativo.
Neste caso o software não sabe que voce tem um eixo rotacional, então o jeito é usar o perímetro planificado ou seja - é como se voce desenhasse o relevo em plano, mas gerasse em circunferência, aí das duas uma: ou uso o comprimento que está ajustado na máquina atualmente (75mm para o eixo Y) ou altera a configuração para o comprimento que desejar...
Para isso terá que fazer alguma conta:
Vamos imaginar que seu trabalho seja um relevo em torno de um cilindro de 60mm diâmetro.
O perímetro desse cilindro será de 188.4 aproximadamente, então teria que alterar o ajuste do eixo Y para esta medida (ou um pouco mais para não dar erro de limite de curso - por exemplo 189mm)
Voce terá que desenhar seu relevo com a largura (referente à Y) na medida do perímetro medido de 188.4 do exemplo
experimente e veja se dá certo
-
Tentei fazer desta forma mas continua aparecendo a mensagem dizendo que o percurso do programa é maior do que suportado pela máquina no eixo Y, coloquei o cabo do eixo A na entrada do X e continuava aparecendo a mesma mensagem
-
A unica informação que tenho aqui é essa folha que diz que 8.75+10=28.75 fiz um desenho com as medidas que estão na folha e continua dando errado.
-
esta
-
Aqui a imagem maior
-
Consegui fazer o quarto eixo rodar, mas aquela mensagem só para de aparecer quando boto uma medida de 183mm ou mais no general y ali circulado, e a outra medida é aquela que estava explicado na folha que tenho aqui.
O 4º eixo começa girar e o X e o Z se posicionam certo porém o eixo A "y" esta dando uma volta maior que 360 graus , a medida certa no lugar do 183 deveria ser 67.51 mas com esse valor a máquina manda aquela, mensagem
Pesquisei na internet não tem quase nada sobre o programa da minha cnc art2part Model Master.
Será que tem que preencher mais alguma coisa nessa tabela? Não sei mais oque tentar.
Dês de já agradeço todos q estão me ajudando, valeu
-
Como já disse, não conheço esse programa, mas eu tentaria zerar o valor do "voltas por mm" na configuração, porque vc não está usando fuso; por conseguinte, não precisa do passo do mesmo.
Se zerar esse valor e não funcionar, tente trabalhar nesse campo, até que os 183mm correspondam a uma volta completa.
Parece que vai ser necessário usar tentativas e erros, porque os campos de configuração são limitados...
-
Era isso mesmo Jorge, fui ajustando o valor das voltas por mm e deu certo,mas o desenho ficou invertido, dai modifiquei o X- para X+ e saiu tudo certo, muito obrigado todos voces me ajudaram muito com isso e parabéns ao criador deste forum guia CNC, vou continuar acompanhando e aprendendo muitas coisas