Olá a todos.
Sou Ricardo Hentz.
Bem, começarei do começo.
Me formei no Curso Técnico de Eletrônica pela Ensitec em Curitiba em Julho deste ano (2014).
Não me foi apresentado no curso, mas a algum tempo, um amigo me falou de como funcionam motores de passo, e o que se pode fazer a partir deles. Fiquei fascinado e comecei a estudar seu funcionamento. Assim, quando conheci atravéz do curso os componentes 5017 e 0 555, pensei: Esses caras podem fazer um motor de passo funcionar!!!. Pra mim bastava vê-lo girando. E consegui. Hoje parece besteira, mas naquele momento foi demais!!!
No fim do primeiro semestre desenfolvi um projeto com motor de passo, onde um disco girava e acionava alguns sensores opticos a sua volta, que faziam inverter sua rotação. Uma gambiarra sem noção. Mas funcionou. E eu fiquei muito mais fascinado pelo assunto.
Estudei sobre as formas de controlá-los, Ponte H, o circuito de controle com portas lógicas e finalmente, o microcontrolador.
Com ajuda do meu amigo, construí uma plotter que traçava plaquinhas de circuito impresso, a qual, fizemos funcionam muito bem. Usamos peças de impressoras HP da série 600. Que diga-se de passagem, é uma boa fonte de peças e tem aos montes nos ferro-velhos.
Agora, desenvolvi em assembly um programa para o microcontrolador 8051 (mais precisamente 89S52) para controlar 3 eixos. Desta vez, temporizadores fazem o desligamento das bobinas alguns milésimos de segundos após o passo. Recurso que não tinhamos implementado no firmware do 8051 da plotter.
Pretendo agora conhecer programas onde eu possa modelar objetos tridimensionais e que me gerem o código G para usiná-las.
Da mesma forma, aperfeiçoar os conhecimentos, que pelo pouco que conheço, ainda me falta muito para que este pouco seja algo a ser considerado.