Boa noite a todos da comunidade Guia CNC.
Meu nome é Wilson Ferreira Junior, sou engº eletrônico aposentado da Itaipu Binacional onde trabalhei por mais de trinta anos. Após minha aposentadoria passei a desenvolver, como Hobby, projetos de circuitos eletrônicos. Na elaboração das placas de circuito impresso sempre utilizei o processo de transferência térmica de toner ( impressora laser Samsung SCX-4200, laminadora Mares A4-230C, sem nenhuma modificação, e papel couchê 120 g/m2) e posterior corrosão com percloreto de ferro. Apesar dos excelentes resultados obtidos, trata-se de um processo moroso e que costuma fazer bastante sujeira, principalmente na hora da corrosão. Decidi, então, avaliar a utilização de Fresadora CNC para a realização das minhas PCIs. Assisti muitos vídeos, pesquisei muito aqui no Fórum Guia CNC, onde aprendi muito, e resolvi comprar a minha Fresadora no Mercado Livre. Ao recebe-la fiquei um pouco decepcionado pois tudo indicava que era um produto usado. Mas minha vontade era tanta, de entrar neste maravilhoso mundo, que resolvi ficar com o equipamento. Ao colocar para funcionar, mais uma decepção: quase 15 cm dos 30 cm da área de trabalho do eixo Y era “virtual”, saia fora da mesa; o pórtico veio montado errado. Após corrigir o pórtico, ajustar os drivers (TB6560) para operar com micro passos (1/8), substituir a retifica por um spindle de 300 W e UMAS 500 FRESAS QUEBRADAS, comecei a obter resultados razoáveis (fresas piramidais 0.1mm/30º e V-Cut 0.1mm/10º), principalmente quando passei a utilizar o software AutolevellerAE v0.7.6. Recentemente troquei a placa de controle paralela pela placa ST-USB Motion Card STB4100, que funciona perfeitamente com o MACH3 no Windows 10, não necessitando mais fazer dual boot.
Não obstante os resultados razoáveis de modo geral, venho tendo problema quando faço PCI com circuitos integrados com encapsulamentos muito pequenos (SOIC, SSOP, SOP etc). Acredito que o problema esteja relacionado com folga existente no eixo Y devido, provavelmente, a desgaste da castanha. Gostaria de trocá-la para ver se os resultados melhoram. Como não se consegue fazer contato com o fornecedor, após qualifica-lo no Mercado Livre, venho solicitar o apoio da comunidade com o objetivo de encontrar um fornecedor onde possa adquirir esta castanha.
As medidas realizadas indicam um fuso de 3/8 de polegadas com passo de 0.083 polegadas, de acordo com o manual Thomson do Brasil.
Sugestões são muito bem-vindas.
Anexos: fotos minha CNC e Castanha do Fuso 3/8 de polegadas
Sds.
Wilson