Olá a todos, meu nome é Marcos e entrei no fórum mais ou menos na mesma época em que comecei a trabalhar com uma
router de 400x400 da Maxicam (empresa chinesa), spindle de 1.5kW de 24.000 RPM e motores de passo. Nunca me apresentei porque desde aquela época (começo do ano) sempre tinha algum incêndio pra apagar por aqui, e mesmo porque eu não tinha nada a acrescentar pro grupo (além de dúvidas, mas pra elas eu usava a pesquisa ao invés de aborrecer alguém). Agora tenho um incêndio mais sério e pensei em dar o braço a torcer e pedir ajuda...
Bom, sou psicólogo de formação, mas (quase) sempre trabalhei com computadores. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na área, eu estava fazendo design e provas artísticas em Photoshop e CorelDraw para produtos em fundição, trabalhando um pouco com fotografia também, tudo freela. Como sempre tive uma curiosidade nerd por robôs, pensei que valeria a pena tentar passar da curiosidade pro estudo. Comecei tendo aulas de Artcam com um camarada que já trabalhava na área. Eu não tinha nenhuma noção mesmo de mecânica ou eletrônica quando comecei a operá-la. Entrei neste fórum e no CNCzone.com, lia um pouco de tudo, mas conforme ia surgindo a necessidade.
Várias burradas e sete meses depois, já conseguindo me virar
marromenos com a coisa, eis que o eixo Z resolve parar. O motor funciona (faz barulho e no controle DSP as coordenadas se alteram, como se estivesse de fato em movimento), mas o fuso não gira.
Começou enquanto eu operava no modo manual, quando ia trocar de ferramenta, quando fiquei cismado com um barulhinho diferente que fazia durante a usinagem anterior, quando a ponta se aproximava da mesa. Desci manualmente e quando fui subir, cadê? nada! Daí pra diante, o eixo só descia. Levantei manualmente, girando o fuso com os dedos. Estava mesmo bastante duro. Pode até ser decorrência de sujeira, eu não consigo limpar lá dentro. Eu usino principalmente cobre e acrílico, e não tenho um sistema decente pra recolher as aparas, só gambiarras (coloco uma proteção plástica ao redor da peça, pras aparas não voarem pra tudo quanto é lado).
Agora, nem descer desce mais. Continua fazendo barulho e alterando a coordenada no console, mas o fuso não dá nem sinal de que quer girar. Tem um rapaz que presta assistência pra um amigo meu, ele ficou de vir amanhã, e me pediu pra abrir a caixa do inversor e ver se tinha alguma luz vermelha acesa, o que acabo de fazer, e não tem nada... mas de qualquer maneira eu preciso entender o que acontece, é meu trabalho.
Bom, esta é minha história, sei que demorei pra me apresentar (e quando apareço, é com uma bomba), mas enfim...
Aqui vai uma foto meio antiga da criança, não reparem nas gambiarras:
Aqui são duas amostras de trabalhos meus em cobre e acrílico:
abs
Marcos