Olá a todos,
já me registei há algum tempo, mas só agora estou a fazer a devida apresentação, pois tenho perdido (ou melhor, ganho) algum tempo a ler inumeros tópicos, que já me esclareceram algumas dúvidas.
Confesso que só descobri este forum há relativamente pouco tempo, embora o pensamento de construir uma máquina para mim já exista há alguns anos, mas o tempo disponivel também não ajudava a definir um projecto concreto. Neste momento estou de volta ao estudo para a máquina, e como qualquer um (ou a maioria), pretendo construir o melhor possivel, dentro de um determinado orçamento.
Porquê construir? Bem, embora a ideia de sermos nós próprios a fabricar o bicho seja bastante aliciante, confesso que pelo que tenho lido, acredito que as vantagens também se notam ao nivel dos custos e possibilidade de personalização.
Para quê construir? Embora neste momento o meu trabalho seja outro (alguma coisa tem de ser, lamentávelmente), eu sou Designer, e acredito que uma CNC será uma forma de dar vida a alguns projectos, sejam trabalhos especificos, ou apenas protótipos. Entre outras coisas, também gostaria de produzir alguns moldes, uma ou outra PCB, instrumentos musicais (guitarras), etc.
Que materiais pretendo fresar? Básicamente tudo até ao limite da máquina, não pretendo fresar aço, sendo o meu objectivo máximo aluminio. daí para "baixo", madeira dura, MDF, acrilico, etc. Gostava muito de poder gravar e recortar chapa de inox fina, mas acredito que isso seria esticar muito a corda...
E pronto, evito colocar muitas questões inúteis pois pesquisando bem tenho encontrado a maioria das respostas, mas eventualmente vou precisar de alguns conselhos, e peço desculpa em avanço caso repita alguma questão de outros membros, julgo que serão mais opiniões na hora de definir a estrutura e alguma mecância, pois a engenharia não é mesmo o meu forte. Já mexi um pouco em electrónica (mas já esqueci eheh), e julgo que tenho algumas aptidões para construir "coisas", tenho alguma ferramenta, mas nada de especializado (tipo torno mecanico, fresa, etc), e esse vai ser o meu maior desafio, construir sem acesso a essas ferramentas. E quero mesmo evitar esses trabalhos em casas especializadas, porque por cá qualquer servicinho de torno ou fresa custa um nota.
Já estiquei o meu tempo de antena, obrigado a todos.
Rui