Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
Bem Vindos! => Apresentação => Tópico iniciado por: danielz em 19 de Novembro de 2008, 03:05
-
Ola , o meu nome é Daniel e eu sou pintor, caricaturista e trabalho com restauração , a parte mais técnica do meu trabalho começou em 1988 quando me interessei pela aerografia e visitei um fabricante de aerografos e vi o processo de manufatura que eu achei muito envolvente, fora isso sempre vivenciei com ferramentas pois antes de me dedicar exclusivamente a trabalhos artisticos eu trabalhei em loja de ferragens , Luthieria, e construção imobiliaria. Entre essas atividades me formei em Comunicação( produção editorial ) No fim cada coisa que eu vivi e apreendi acabo hoje fazendo uso no meu trabalho, mais especificamente no trabalho de restauração, onde faço quase que exclusivamente restauração em maquinas de diversões eletronicas, os velhos e engenhosos Pinballs. O fato que me trouxe até aqui foi a vontade de trazer a vida Pinballs que não existem mais hoje em dia, mas que ainda estão na lembrança de muitos, foi dai que desenvolvi o trabalho de vetorizar e editar as imagens para recriar essas antigas maquinas. Já tenho feito algumas do zero, todas cortadas a laser porém a logistica e a disponibilidade, custos , possibilidades de fazer outros trabalhos me motivaram a querer ter uma router cnc. Dai venho estudando os tópicos para concluir a linha do meu projeto em que pretendo ter area util de cerca de 1500 X 1000 X 150mm, a cada dia estou recebendo novas informações, o mundo da mecânica e eletronica apesar de não ser tão longe do que eu vivi e vivo em alguns momentos , mas que com certeza essa superficialidade pode não me deixar concluir o com o meu objetivo dai estou muito empolgado em estudar e relembrar a época em que eu fazia umas brincadeiras com o 3D studio R4, porém hoje tenho objetivos concretos que com certeza vão me fazer ter foco e apreender e ir além das brincadeiras.
Desculpem alguma besteira que eu falar e se possivel me mostrem a direção para corrigir , pois serei muto agradecido.
Obrigado e parabéns a todos!
-
Daniel,
Seja bem vindo ao fórum...
A algum tempo atrás eu ví alguns sites sobre restauro de máquinas de "Pinball" e achei um trabalho no mínimo interessante seja pelo resgate de uma fração da história, seja pelo puro prazer em manusear técnicas e ferramentas com um objetivo...
Por acaso os aerógrafos eram "Gatti"?
-
Pois é eu comprei um pinball velho faz uns 6 anos atraz e restaurei seu campo de jogo e algumas peças estavam todas detonadas, uma rally da taito , e me empolguei com a idéia e hoje ja estou na casa das duzentas peças restauradas , algumas são um verdadeiros trabalhos Frankstenianos heheheh e da para apreender bastante coisa com varios marteriais.
O lado ruim é que os meus pinballs hoje ficam na fila , casa de ferreiro o espeto é de pau, e existem uns que eu fico esperando meus avanços tecnologicos para conseguir cocluir hehehe.
Fábio, a fábrica de aerografos é a Gatti sim, conhece o Sr Aroldo? Aqui no Jabaquara ,tenho a sorte de ser praticamente vizinho dele e até ministrei aulas de areografia lá durante um tempo, ele esta firme lá fazendo seus aerografos .
Vou postar o endereço de um album que tem algumas fotos de restaurações que eu fiz.
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1008245:0
Valeu!!!
-
Muito bacana...
Lembrei de quando eu matava aulas e ía jogar flipper na frente da Brunella de Moema, nos idos de 1974 - estacionava minha Mobilette nos fundos da loja e me divertia...
Sim, conheço o Sr Aroldo mas faz tempo....nem sabia que ele ainda está lá firme e forte produzindo seus aerógrafos...
No comêço, eram meio ruins, mas soube que ele melhorou e muito...
Na escola cheguei a fazer umas peças para um Badger de ação simples (fiz bicos de diversas espessuras), e hoje ainda tenho um Badger 100 de dupla ação (em algum lugar) e um Paache VL3 também em algum lugar...
-
Hehehehe vc viveu uma época legal com essas maquinas , deve ter jogado nas primeiras taitos,a Roman Victory, Criterium, Apache depois vieram a Shock, Drakor, Oba oba, várias... eletromecanicas nas Bally Big Indian e Willians muitos títulos , aqui no Brasil tinha um mercado bem forte tanto que foi um dos poucos paises do mundo que chegou a ter fabricação interna, com varios fabricantes , Taito, LTD, Rowamet, Fliperbol , Diverama ... vários
O aerografo do seu Aroldo melhorou muito , ele pegou base nos Devilbiss, e Iwata e deu uma boa melhorada desenvolvendo um modelo, até onde eu sei ele ainda trabalha com os tornos manuais, um dos filhos queria inverstir em um CNC, mas soube que o Sr Aroldo não se envolveu com a idéia, bem apesar do lance nostalgico e seus aerografos terem melhorado , tenho visto que só isso hoje não basta ,hoje os aerografos e acessórios evoluiram bastante e acho que ele deve estar sentindo a globalização , hehehe.
Eu tenho alguns aerografos inclusive o Gatti uso eles conforme se adaptam melhor a cada serviço, o Gatti por ter o copo na lateral funciona bem para restauração , pois o copo não encosta na superficie que estou pintando , o que aconteceria com o Paashe VL que tem a alimentação com o copo por baixo do aerografo, porem O Paashe é melhor para pintar na vertical e uso ele muito quando faço caricaturas em camisetas em eventos, o VL é meio retrô tem o Iwata eclipse que é mais moderno além de uma leva de novos aerografos , mas com certeza o VL é um icone quando se fala em aerografia.
Valeu!
-
opa tem o link quebrou , tem que copiar e colar ele inteiro com os numeros.
deixa eu ver se quebra desta vez.
http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*1008245:0
-
Agora sim ! Muito bacana.
Bem vindo Daniel.
-
Olá Daniel,
Hehe, fiquei rememorando a infância com os pulsos inchados de tanto "padá" nos taito. ::)
Muito legal o trabalho.
-
Daniel....
Seja muito bem vindo, realmente o seu trabalho relembra a fase boa (infância) de muita gente deste forum, inclusive a minha.
Gosto da arte da restauração de uma maneira geral, já comprei objetos usados só para ter o prazer de reformá-los.
Mas só para constar aos demais colegas, a máquina que o Daniel restaurou como "MM Rubens", não é minha.
Pelo visto você conhece um chará meu.
Abraços.
Rubens
-
Hahaha Rubens legal vc tbm gosta de ressucitar os esquecidos heim , o lance de fazer as coisas voltarem a vida ou dar vida a um treco qualquer me anima muito hehehe. Esse Rubens da MM ( Medieval Madness) é de BH.
Alebe eu tbm fiquei com os pulsos inchados , tomava um sabão quando chegava em casa e descobriam que eu estava jogando um fliperzinho , dono do fliper correndo atraz por causa das fichas de chumbo, pescaria, magiclick despertava muita engenhosidade da molecada hehehe.
Tem um clube de pinball em São Paulo e um no Rio e costuma ter eventos abertos para o pessoal ter aquela dose de nostalgia que da uma animada . O site é www.pinballclube.co m.br ou qualquer hora eu armo um churrasquinho no meu estudio e agente joga uns flipers por lá hehehe.
Valeu!!
-
Lembro que uma vez eu fiz um molde com massa epoxi para fabricar essas fichinhas, que na época valiam ouro.
Magiclick eu nunca testei, mas alguns amigos eram genios nisso, a mãe dos caras é que ficavam loucas, pois, era sempre um que sumia da cozinha.
Bons tempos.
Abraços.
Rubens
-
Pombas Daniel,
Magiclick . . . essa você buscou no fundo do baú . . . hehehe, eu não lembrava, caramba !
A turma tinha cada truque, é verdade . . . boas lembraças.
Diga uma coisa. Existem jogos variados de pinball para baixar na internet ?
-
hehhehehe era muita engenhoca heheheh
Olha eu costumava jogar pinball virtual , mas faz um tempo que não baixo nada da internet vou postar o link de um forum onde o pessoal trata especificamente dos simuladores de oinball que vc pode baixar e jogar as maquinas emuladas ...
http://www.pinballclube.com.br/component/option,com_joomlaboard/Itemid,27/func,showcat/catid,12/
Existem para o Play Station o Pinball Hall of fame 1 Gottlieb e o 2 Williams com vários pinballs classicos.
Grande abraço!