Olá a todos do fórum.
Antes de qualquer coisa, quero me dirigir ao Fábio. Pois tentei te mandar mais uma MP e recebi isto.
Apresentação ou reapresentação (é só escolher) e mais uma controladora
Para a grande maioria das pessoas que freqüentam este fórum será uma apresentação, embora faça parte deste fórum desde sua criação. Acho que esta será minha primeira mensagem dirigida a todos, pois os poucos participantes daqui com quem falei foi em MP como o Mauricio (VIUMAU), Junior e mais alguns .
Para que vocês me conheçam e entendam a minha reaparição ou aparição, sei lá. Quando comecei com este assunto CNC, isto por volta de 2006 ainda no antigo fórum do clube do hardware, quando resolvi fazer uma dessas máquinas. Como este era um mundo totalmente novo comecei pelo básico tanto na parte mecânica quanto na eletrônica.
Na parte mecânica não tive problemas, pois essa eu domino bem e tenho algumas ferramentas à disposição. Já a eletrônica naquela época não diferenciava um resistor de um capacitor. Digo naquela época, pois hoje já consigo diferenciar um do outro, o que não quer dizer que eu saiba para o que eles sirvam (hehe).
Apresentação ou reapresentação (é só escolher) e mais uma controladora
Bom, brincadeiras a parte, vamos ao que interessa.
No inicio que resolvi montar uma máquina CNC, foi principalmente para fazer placas PCI. Sinceramente a máquina nunca foi muito boa, não pela mecânica, que evidentemente não é das melhores, porem certamente não é a pior. Mais sim pela eletrônica, pois na época montei a C4 de um site espanhol, e como também estava me iniciando neste mundo de microcontroladores (mais especificamente o PIC) parecia à coisa mais óbvia (que burrice).
Agora não tanto (burrice), pois se de cara tivesse feito a CNC3AX como o Fabio costuma sugerir não teria tentado fazer uma placa com PWM e gerenciada por um PIC, o que graças a Deus consegui terminar nesses últimos dias, depois de muito “garimpar” como o Rudolf costuma escrever, referindo-se a pessoas que tentam aprender lendo na net.
Quero aproveitar também para agradecer ao Rudolf e ao Jorge, pois aprendi muito com as inúmeras dicas dadas por eles no projeto Smile e outros inúmeros tópicos. Todavia, não só a eles dois, mais a todos que estão sempre ajudando uns aos outros.
Apresentação ou reapresentação (é só escolher) e mais uma controladora
Com tudo isso que escrevi acima, quis fazer com que vocês me conhecessem um pouco e possam entender o restante da mensagem.
Há alguns dias atrás fiz um contato com o Fábio, lhe oferecendo o projeto da placa com PIC como forma de contribuição para que ele avalie, e se achar que vale a pena comercializa, que assim o faça. E o que ele venha a adquirir com isso, possa usar em prol da manutenção do fórum. Pois como muitos aqui, acho que qualquer forma de contribuição para que o fórum permaneça operando é válido.
Agora vocês devem estar querendo saber o que a placa (ainda sem nome) tem de diferente.
Vou tentar compará-la com a CNC3AX, embora só tenha lido e me baseado nela.
A placa (ainda sem nome) além do pwm claro, faz um mínimo de barulho, para ouvir tem quase que encostar a orelha no motor.
É fisicamente muito parecida com a CNC3AX, como vocês veram no layout.
Depois de 1segundo ela passa a consumir aproximadamente 10% da corrente nominal apenas para manter o posicionamento do eixo e se depois de 5 minutos não houver atividade de pulsos ela desliga o motor. Isso para cada eixo de maneira independente.
Assim que receber a próximo pulso ela volta ao trabalho normalmente e volta a executar a rotina acima.
Tem 2 reles auxiliares.
Há três reguladores na placa, um de 15v para o gate do mosfet, um de 12v para ventoinha e reles e um de 5 para lógica da placa.
Trabalha em passo full (duas bobinas energizadas ao mesmo tempo) acho que é assim que se chama, e também em meio passo. Não coloquei passo simples(uma bobina energizada), pois pelo que li sobre motores de passo alem da ressonância que o passo simples causa com muita facilidade, em meio passo e passo full além de mais torque evita-se muito este problema de ressonância. Micro-passo fica para uma próxima.
Nos testes realizados, foi usado um PC antigo com TURBOCNC, três motores ASTROSYN (um de 1.0A, um de 1.2A e um de 2.4A) fonte variando de 30 v a 60 v, nas mais diversas configurações no TCNC. As máximas que cheguei foram, 32khz com 30v e 41khz com 60v, os testes foram feitos evidentemente com o motor livre(solto na bancada).
Não testei nem procurei afinar mais, pois acho muito difícil algumas das maquinas que aparecem no fórum chegarem perto disso. No que mais me prendi, foi no máximo rendimento e aproveitamento da amperagem. Embora a física diga que não se pode fazer muito ‘agente tenta né’, tentar ainda não é proibido.
Depois de pronta e testada à placa protótipo, coloquei na minha maquina. E imagine minha satisfação e ver uma maquina que mau chagava a 1khz na velocidade máxima com aceleração a também 1khz e velocidade inicial de 250hz “um lixo”, rodar com velocidade inicial de 500hz aceleração de 10khz e velocidade máxima de 6khz, isso até o momento e com uma fonte de 20v. Sei que não é o TOP , SUPRA-SUMO, mais levando em conta a configuração anterior e também a mecânica, fui obrigado a degustar uma geladíssima (mentira foram três). Faltando apenas a trilha que Rudolf ouviu quando finalizou o Smile, se não me falhe a memória é a Hyde park do Carnaby Street Pop Orchestra & Choir, mais conhecida como o tema do Globo Esporte (pá-pá-pá-pá-pááááá pá-pá) . Segundo ele mesmo informou, pois sinceramente não tenho a menor idéia.
Bom, com isso tento de alguma forma ajudar o Fábio para também poder outras pessoas.
Quero que fiquem claro alguns detalhes, não tentei inventar a roda novamente, isso foi mais uma questão pessoal, botar em pratica o que achei que aprendi.
Não tenho a menor pretensão de equiparar minha plaquinha, com a Smile do Rudolf.
Não quero nem de longe desbancar a já adquirida aceitação da CNC3AX.
É apenas uma soma, ou seja, mais uma para se juntar a esse fantástico mundo da eletrônica e CNC.
Em anexo segue os arquivos do Eagle contendo o schematic e a board, para avaliação e apreciação de todos. E qualquer melhoria será bem vinda, sei que precisa de muitas, como por exemplo a inserção da parte optoisolada.
Antes que alguém me pergunte, o firmware para o pic só irei disponibilizar para o Fábio, pois dessa maneira ele terá como arrecadar algum $$ para suas despesas com o site.
Controladora_PIC16F628.zip No mais, deixo um abraço para todos.
Ivan Braga