Olá, Jorge,
A eletrônica de hoje está tão boa que já não é mais um bicho de sete cabeças projetar e construir um bom sistema de acompanhamento, seja ela feita para uma montagem equatorial ou altazimutal. Tenho visto ótimos resultados em fotografias amadoras feitas por ambas (mas as fotos que geralmente vencem concursos são tiradas, em sua maioria esmagadora, por equatoriais).
Mas um alerta aos menos incautos! Apesar de a eletrônica ajudar bastante no funcionamento do sistema go to, a mecânica não deve ser deixada em segundo plano... Ela não é mera coadjuvante no sistema, como muitos acham. Apesar de que hoje não é mais necessário uma precisão de relojoaria na mecânica, não se deve descuidar do esmero e do capricho em sua execução, pois a eletrônica não pode tudo.
Daí, vai um conselho... Se se pretende que o telescópio apenas permaneça apontado para o objeto para mera visualização, uma mecânica "caseira" talvez dê para o gasto. No entanto, se a intenção é astrofotografia, então a coisa muda de figura e uma dedicação maior em sua execução será demandada (e, logicamente, o custo será mais elevado)!
Para se ter uma idéia, estamos pretendendo utilizar um conjunto coroa/pinhão para as nossas montagens. O problema é encontrar um ferramenteiro que faça essas peças na precisão que são requeridas. Vencida essa etapa, resta o custo, pois, segundo fiquei sabendo, mandar fazer apenas duas peças custa o olho da cara! Creio que o Gilli deve saber bem mais que eu sobre esse problema! Assim, para compensar a aquisição dessa peça, estamos vendo se encontramos mais gente interessada dentro de nosso grupo para fazermos um pedido maior, o que reduziria um pouco o custo unitário do conjunto.
Um abraço.
Vinícius.