Bom dia senhores.
Me cadastrei há alguns dias, tinha uma dúvida urgente e achei a resposta no forum. Como tudo que é urgente, costuma ser pouco importante, já esqueci qual era a dúvida.
Estudo o assunto de CNC há alguns anos, sem muita profundidade, apenas para manter um mínimo de atualização na área, sou técnico mecânico há quase 40 anos, e as coisas mudam muito. Nos últimos meses me ví obrigado a gastar meus parcos conhecimentos de CNC, e observei que existem carências em alguns aspectos envolvidos da especialidade. E, principalmente, observei que os profissionais da área tendem a ser especializados em uma disciplina e completamente leigos em outras. Assim os que são muito bons em programação tendem a ter dificuldade com a mecânica e vice-versa. Isso sem falar da eletrônica, que costuma dar coceira em mecânicos tradicionais como eu. Percebi dificuldades de muitos também, com relação a material, levantamento de custos, apropriação de custos, planejamento, e outros detalhes pertinentes a matéria.
Diante disso, e considerando minha curiosidade e gosto pelo assunto, resolvi estudar mais seriamente a matéria. E me iniciei criando um protótipo rudimentar, para poder praticar a técnica de programação e ter algum contato prático com o assunto.
Montei o protótipo com uso de materiais de sucata, e uma placa controladora adquirida via internet. Mais uma série pequena de componentes, baratos, perfis de alumínio adquiridos por kilo, e uns raros itens torneados (esses foram caros e deram dor de cabeça). Mas já consigo praticar, e entender algo de programação.
Uma vista do sistema rústico está no endereço abaixo;
http://
Quanto a mim; como disse sou técnico mecânico, trabalho principalmente com a área de utilidades e geração de energia, tenho uma certa habilidade com programas de CAD, gosto de desenho e usinagem. Uso principalmente Linux. Sou carioca, mas vivo no triângulo mineiro.
Quanto as dúvidas; elas existem, mas como são básicas ainda, eu as resolvo consultando o forum, quando tiver um conhecimento mínimo para apresentar dúvidas concretas, não terei problemas em questionar. E quanto a respostas e colaboração, assim que tiver um domínio maior do funcionamento do forum (como publicar desenhos, fotos, links, etc), me atreverei a escrever alguma coisa.
Até mais;