Olá a todos,
Meu nome é Ernesto Maranesi e me registrei já a algum tempo, mas só agora estou me apresentando.
Sou engenheiro elétrico, trabalhando atualmente na Siemens VDO Automotive, no depto de Engenharia e Desenvolvimento. Em Mecânica, sou um "curioso", apenas.
Entretanto o que me levou procurar e encontrar este site é o trabalho que realizo junto ao Intel Clubhouse (
www.computerclubhou se.org), do Jardim Conceição, em Osasco, como voluntario.
A entidade foi criada sob o patrocinio da Intel (existem centenas delas no mundo inteiro). Hoje esta unidade é mantida pela Fundação Bradesco, para oferecer aos jovens de até 18 anos um ponto de entrada para desenvolver suas potencialidades utilizando a informatica e a tecnologia.
Observei que os jovens em torno de 16 anos, por força da necessidade ,tem de procurar emprego, nem sempre adequado a aquilo que já aprenderam lá. A competição....todo mundo já "sabe" Office, fazer Webpage, e os jovens de lá não tem a contrapartida no curriculo de um "bom colégio" para apresentar. Neste momento, podemos podemos perder um bom potencial...a auto-estima diminue.
Assim, procuro formas de oferecer não uma profissionalização (não é o objetivo do projeto) mas uma forma de mostrar que pode-se realizar algo, sem que seja "dificil" ou "muito cara", como se costuma ouvir. Quem sabe plantar a semente do empreendedorismo (este é futuro, mesmo para aqueles de "carteira assinada"). Gerar renda também, porque não ?
Acredido que a montagem de uma CNC (bem simples) pode oferecer a "visão" descrita acima e ajuda-los a ter uma forma de "enxergar diferente". Descobrir que se pode aprender de varias maneiras e a buscar o conhecimento de que se precisa (o conceito da "aprendizagem continuada").
Para tal objetivo, a primeira idéia é uma CNC 3 eixos em MDF + miniretifica (Dremel) e motores de velhas impressoras. Com esta maquina podemos gerar alguns relevos 3D e cortar algumas chapas de madeira (finas, bem simples) para fazer algum objeto. Os jovens querem resultados imediatos, algo feito com as proprias mãos e que possam mostrar aos colegas e familiares. Mais uma vez, acredido que este tipo de maquina pode manter o entusiasmo deles (é uma tarefa dificil !).
Deste inicio, tenho o sonho de chegar a um projeto como o que encontrei na Net, uma CNC profissional open source (
www.mechmate.com) para realizar uma oficina, gerando recursos para manter o projeto CNC.
Já estive em contato pessoal com o Sr. Jorge Lourenço, que foi extremamente solicito e ofereceu seu suporte tecnico para a primeira maquina. Para mim agora resta escolher um projeto. Aceito sugestões. Vi na Net projetos da "Rockcliff" e "Solsylva" e no site "Instructables". Estou explorando mais profundamente o "guiaCNC" também.
Já "falei" (ou escrevi) demais.
QQ sugestão da comunidade, é bem vinda.
Ah sim, se quiserem conhecer o Intel Clubhouse, está aberto.
Vamos em frente...
Obrigado.
Ernesto.