Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
Bem Vindos! => Apresentação => Tópico iniciado por: rsavm em 11 de Outubro de 2008, 11:21
-
Bom dia a todos, meu nome é Renato estou iniciando meu Plano de Negócios para o setor de usinagem com equipamentos CNC's. Não tenho experiencia nesta area, mas tenho o empreendedorismo. Procuro me atualizar sempre. Tenho uma Escola de Formação Profissional em Batatais/SP a 8 anos. Neste blog tem um video com a nossa tragetória http://www.visualmidiabatatais.blogspot.com (http://www.visualmidiabatatais.blogspot.com)/. Quero contar com todos aqui na elaboração deste novo empreendimento. Estou muito ansioso pra ver tudo funcionando logo. Gosto muito do que diz respeito a tecnologia, inovação. Obrigado a todos e se eu puder ajudar em algo estarei disponivel sempre. Abraços
-
Seja bem vindo!
-
Olá Renato, bem vindo; estou em Sào Carlos SP, tenho parentes em Passos MG, sempre que vou lá passo por Batatais.
Caso precisar pode contar com a minha modesta contribuição, Abraços...
-
Bem vindo . . .
-
Muito bem vindo Renato.
Parabens pela iniciativa.
Sinta-se em casa, e o que precisar é só gritar.
Abraços.
Rubens
-
Obrigado a todos.
Marcomartim, cara eu to redigindo meu Plano de Negócios e preciso de saber sobre fornecedores de materia prima e valores, para que eu monte a parte financeira do negócio, fluxo de caixa etc. Alguem ai tem valores pra me passar, de materias primas diversar, ferramentas, iremos trabalhar com torno cnc, mas ainda não definimos o serviço, é mais pra eu redigir o plano e depois ir alterando conforme decidirmos o que exatamente vamos trabalhar.
Abraços
-
Renato,
Não sei se entendí direito, mas você quer que a gente forneça pra você um monte de informações para montar um negócio que você não tem idéia de como funciona?
-
Renato,
Não sei se entendí direito, mas você quer que a gente forneça pra você um monte de informações para montar um negócio que você não tem idéia de como funciona?
Fgilli, não é bem assim. Não me vejo de um lado e vcs todos de outro.
Estou neste forum para trocar ideias e ajudar no possivel alguem, já que de agora em diante este assunto vai fazer parte da minha vida.
Vou explicar melhor. Meu novo empreendimento não se trata de apenas uma idéia sem fundamentação.
Estou desenvolvento juntamente com o Sebrae e a Incubadora de empresas de minha cidade (Batatais/SP prox. Ribeirão Preto), um Plano de Negócio para este novo empreendimento. Estou me associando a uma pessoa que trabalha na area em uma grande empresa de maquinas agriculas à 39 anos. O motivo de eu perguntar algumas coisas básicas por aqui, é porque estou na fase de "levantamento de informações do meu PN", faz parte da rotina de de um empreendedor, logo após tenho que complementas as seguintes fases: Descriçao da empresa, estrutura organizacional, produtos e serviços, plano de marketing, plano operacional, estrutura e captalização, plano financeiro, sumário executivo entre outros. Dai sim vamos investir dinheiro no negócio.
Diriamos então que eu sou um empreededor explorando novos horizontes. Cabeça nas nuvens mas pés no chão.
Espero poder contar com todos voces. Obrigado
-
Renato,
Este plano de negócios desenvolvido junto ao Sebrae e a Incubadora será disponibilizado a todos os associados deste forum ou o resultado será para seu uso particular ?
-
Renato,
Este plano de negócios desenvolvido junto ao Sebrae e a Incubadora será disponibilizado a todos os associados deste forum ou o resultado será para seu uso particular ?
O que você acha ?!?!?!?! rs!
-
Renato,
Este plano de negócios desenvolvido junto ao Sebrae e a Incubadora será disponibilizado a todos os associados deste forum ou o resultado será para seu uso particular ?
hummm agora até eu fiquei curioso, ??? já pensou reunir toda nossa experiencia num negócio? tem tudo pra dar certo, ::) quem sabe agora os prob financeiros :'( do forum não são solucionados.
-
Normalmente o Plano de Negócios é redigido para estudar a viabilidade da empresa nascente e servir de "mapa do seu negócio". É um documento que demora em média 6 à 12 meses para ser elaborado. Eu nunca vi na internet um deste prontos. O Sebrae da orientações de como voce elaborar. Inclusive lá no site deles tem um software para edição de um PN que se chama SPPlan. É este que eu uso. O resto, investi 2 anos de consultoria na minha empresa atual e fiz vários cursos e palestas junto ao sebrae, o que me deu uma certa bagagem até aqui para enfrentar este desafio.
-
Renato,
hummm agora até eu fiquei curioso, ??? já pensou reunir toda nossa experiencia num negócio? tem tudo pra dar certo
Jack_live, voce disse algo interessante, e acho que é possivel. Bem a proposito este é um dos objetivos de um forum, distribuir conhecimentos. Acho que é possivel reunir em um Plano de Negocios aberto a todos do forum, as experiencias de todos que aqui participa e depois cada um usar de forma adaptada para sua cidade. Só não sei direito qual o ramo de atividade da maioria aqui. Penso que trabalham com tornos e fresas CNC. É isso?
Li que este software de desenvolver PN que mencionei acima, funciona on-line. Só tem que hospedar e configurar. Se for possivel, dai a edção do mesmo fica disponivel as cadastrados nele.
Creio que a cada 100 empresários, somente 10 sabem o que é um PN, e a importancia dele. Seria uma forma de propagarmos aqui esta ferramente de tão grande utilidade para o bom andamento de um negócio.
O que acham da idéia?
-
Desculpe-me Renato, mas eu não acredito nesses mapas de viabilidade de empresa, parece algo zodiacal, que depende do parecer de uma pitoniza; se vc quiser ter sucesso nesse ramo metal/mecânico, o principal é o produto, um projeto bem definido e qual o diferencial (preço ou qualidade) dos concorrentes.
Depois de definido o produto e seus parâmetros, fica fácil levantar os clientes potenciais; e os custos de implantação, matéria prima, ferramental, MO, impostos e marketing necessários para elaborá-lo.
Esses caras do sebrae (cabide) geralmente são uns Zé Ruela, muito papo e pouco ou nenhum resultado. A maioria é assalariado, não são empreendedores; e quando são, estão na pior e utilizam-se da consultoria como forma de complementar a renda.
Mesmo com um bom produto, e com preço competitivo não há garantia de sucesso à curto prazo, demora muito para pegar rosca. Muita gente com um bom projeto fracassa por não poder ou saber esperar. Com um bom produto, *capital (próprio), capricho e paciência, o sucesso é conseqüência à longo prazo.
Abraços...
-
Renato....
Quanto ao ramo de atividade dos participantes deste forum, imagino serem os mais variados possíveis.
Eu por exemplo sou Advogado e Engenheiro, nada a ver com tornearia ou fresa.
Estou por amor, dedicação e prazer (quem sabe encontrar uma nova e mais prazerosa fonte de renda).
Quanto aos comentários do Marco, também concordo.
Há tempos atrás procurei o Sebrae para me orientar na abertura de uma empresa.
Muitas conversas, modelos, ensaios, palestras e afins.
No final das contas vim a saber que o consultor jamais tinha tido em suas mãos o produto e o serviço que eu estava querendo desenvolver, e o pior de tudo, sabia muiiiiiito menos que eu e meu sócio á respeito da matéria.
Penso ainda (com a minha idade) que nestes anos de minha vida, não consegui encontrar, ver ou ter ciencia de ninguem (empresa, pessoa, instituição de caridade, ong ou coisa que o valha) que esteja ou estivesse disposta á passar a "receita" do sucesso para ninguem.
Aqueles que se dispões, recebem o nome de "Franqueadores", e olha que cobram uma pequena fortuna por isso.
Mesmo porque, como disse nosso amigo Marco, se assim fosse, porque os funcionários (assalariados) dessas entidades continuariam a se sujeitarem em receberem parcos salários, sendo que são os "verdadeiros donos do negócio"????
Mas enfim, é apenas a opinião de mais um mal atendido por esse tipo de instituição.
Em contra partida, quantos outros felizes (tal qual voce) existem por esse Brasil á fora. Muitos.
E tenho certeza (e tenha voce também) que seu negócio deu certo, não por causa dessa ou de outras instituições, mas sim,
Por mérito seu, de seu empreendedorismo e labuta diária. E por possuir o produto certo, na hora certa e no local exato para o público ávido por esse produto ou serviço.
Parabéns pelos negócios, e pode contar comigo (conosco).
Abraços.
-
Mesmo porque, como disse nosso amigo Marco, se assim fosse, porque os funcionários (assalariados) dessas entidades continuariam a se sujeitarem em receberem parcos salários, sendo que são os "verdadeiros donos do negócio"????
Sempre pensei assim! E ainda exemplificava: é como cartomante, vidente.... se podem falar numero de loterias, por que são tão desprovidos financeiramente!
Renato.... não sei qual será seu ramo de atividade específica, mas se eu puder ajudar em alguma coisa (sou farmacêutico! mas trabalho com moldes para fundição!) estarei em pé e a ordem! Temos clientes que trabalham com a parte agricola (tratores) com turbinas de impulsão, pontas de eixo, carcaças de motores... bom estamos aí! Acabamos fornecendo ferramentais como placas de shell molding, estamparia...
Abraços, Márcio
-
Pessoal, to feliz pela atenção que vcs deram a este assunto e pelas dicas. Acho que serve pra eu me ligar um pouco mais. Raranda, Marcos, vcs tem razão. Eu sempre que eu precisava do sebrae no meu ramo de atividade (escola) eles nunca dominava o assunto, achei que isso só acontecia comigo no meu ramo. Acho então que eles se prendem em metodos e nao conhecem o dia a dia das empresas.
Pessoal, estou muito grato pelas dicas, e conto sim com todos vcs. Se tiver algo em que eu possa ajudar tambem, me chamem. Domino um pouco na minha area de cursos e principalmente em artes gráficas, CorelDraw, Photosho. Domino um pouquinho de autocad. Bastante de Windows, word, excel, power point, access.
Estou aqui pra ajudar tambem, gostei do pessoal deste forum.
Forte abraço a todos.