Restauração de Armas
No Brasil, devido a origem européia de nossos armeiros, se conhece pouco sobre o tema,chegando a alguns armeiros a praticamente a matar as armas antigas. Restauração corresponde muito com recuperação de armas antigas, muitas vezes enferrujadas,com coronhas e empunhaduras quebradas etc…
Na maioria das vezes refazer uma oxidação ou outro tabalho parece fácil, mas é necessário esclarecer alguns pontos importantes.
Antes de iniciar a retauração e necessário conhecer bem as características da arma, como seu antigo acabamento, marcas de prova e numeração, ano de fabricação, país de origem etc… Dessa maneira executa-se uma restauração correta agregando valor e nao depreciando os mesmos, um exemplo claro e a pistola Luger do periodo da Segunda Guerra com timbre nazista, que pode valer mais de $50.000,00 dólares no mercado de colecionadores, sua restauração gira em torno de 10% do valor total da mesma. A seguir coloco algumas dicas de restauração que consegui com os melhores retauradores nos EUA.
- Pistolas de percussão e pederneiras, nao sao oxidadas e sim Browned,de cor marron.
-Garruchas antigas do século XIX, tambem processo Browning principalmente com canos em aço Damasco e algumas a “boneca”.
-Revolveres de percusão e do tipo Le Faucheax , principalmte de origem norte americana da marca Colt metodo “charcoal blue” ou oxidação a carvao e oxidação a “boneca” ou rust blue.
-Carabinas e Fuzis Winchester incluindo todas do modelo 1873 (papo amarelo ) e do final do Século XIX, oxidação a “boneca”,não são brilhantes, mas foscas, já as do modelo de 1892 começou a usar o processo de banho “a quente ” ou rápido.
-Revólveres de cartucho metálico do fim do século XVIII e inicio do XIX de origem européia, a “boneca ” sempre com tons negro azulados , alguns casos raros niquelação e ate banho de prata com uma camada de alpaca.
-Pistolas Lugers e Mausers C96 ate a decada de 1930,utilizavam oxidação a “boneca”, depois dessa época ja utilizavam banho rápido.
-Empunhaduras e coronhas de origem européia ou norte americana recebiam acabamento protetor atraves da saturacão de óleo de linhaça purificado, onde o contato do mesmo com o ar se solidificava fechando os poros da madeira dando-lhe uma relativa proteção contra a umidade.Talas de empunhaduras de Lugers,Mausers C96,Colt Governamental e outras pistolas militares do começo do século, não eram envernizadas, mas sim eram mergulhadas em uma mistura quente de cera de abelha e carnaúba em partes iguais e depois ecovadas com escovas de cedras de latão ate o brilho ou não depende da arma.
Dicas importantes
Com o decorrer dos anos, sentimos que quase todas as armas de fogo antigas são restauráveis. Se se trata de sua espingarda favorita que trabalhou arduamente através de centenas de caçadas, ou a velha arma enferrujada na casa do seu bisavô que a guardou como uma relíquia de família que foi até queimada em um incêndio, nós pode restaurá-la para operar como se fosse saida da linha de montagem da fábrica. Se a arma de fogo é parte da sua família, podemos transformar seu antigo padrão Winchester 1886 em um modelo de apresentação como aqueles de barões de gado e os mais ricos aristocratas.
Ao restaurar uma arma antiga, o maior problema é a ferrugem, a chave para remoção de ferrugem sem danificar o contorno original de uma arma é o lixamento. Podemos remover todos os pontos de ferrugem através do bloco de lixamento à mão. Isso impede que o efeito comum “borda arredondada” que ocorre quando a ferrugem é removida usando meios mecânicos. Tempo e preços flutuam com o grau de ferrugem. Quanto aos números de série e letras (incluindo insígnias), as marcas de fábrica ainda serão fortes obstáculos para execusão do processo. No entanto, quando ferrugem penetrou e danificou muito, o metal é lixado limpo e novas letras podem ser marcadas, usando um gravador de laser ou diamante. Temos a capacidade para duplicar a maioria todas as marcações originais. Por uma taxa adicional, letras podem ser restampadas usando punções originais se for o caso.
Outra consequência de longos anos de uso é o desgaste e rompimento das estrias ou raiamentos. Oferecemos duas opções para restaurar a precisão da sua arma de fogo. A primeira opção é uma restauração de cano. Restaurar o cano original, repassar o raiamento e, em seguida,uma usinagem completa. A segunda opção é instalar um novo cano. Pode corresponder à configuração original ou construir um cano personalizado com suas especificações. Como qualquer novo cano, e nova câmara, os acessórios e demais peças e as letras para coincidir as marcas de fábrica no cano original.
Para que sua arma de fogo seja restaurada corretamente, reparar ou substituir todas as peças quebradas e criar peças que estão desgastadas. Cabe também ajustar a arma para fazê-la funcionar mais suave do que quando era nova.
O último recurso na restauração de uma arma de fogo velha é o retoque. Podemos começar um retoque , removendo todos os acessórios e anexos, como o gira sling, pistol grip PAC e butt chapa. A próxima etapa é remover o acabamento existente. Quando em uma coronha, a composição de seu acabamento original pode ser retocada bom, senão removê-lo, se o processo usar solventes especiais, removedor de tinta comuns, acetona, ethylketone de metila ou solventes clorados como tricloroetileno e percloroetileno. A água é usada solvente diluído, tais como acetona, em seguida, é usada para uma lavagem final, que será mais tarde ira secar com a madeira. Em seguida,cuidado na manipulação dos solventes, pois são gerados vapores perigosos usar luvas máscaras etc… Uma vez que coronhaesteja completamente seca (24 a 48 horas), a madeira é lixada levemente com 220, 240, 320, 400 e finalmente lixa grão 600 para remover todos os arranhões. Se necessário, escurecer a mesma, deixar secar e lixar levemente com 600. Uma fórmula especial é aplicada a seguir, que preenche e acentua a cor e da madeira. Passamos por lixar novamente com 600 e 800, em seguida, podemos usar verniz de alta qualidade ou o acabamento original, que é polida entre cada demão. Para obter um acabamento acetinado, a fricção final pode ser aplicada com pedra-pomes. Várias aplicações de cera promovem, a proteção da coronha. Para um acabamento mais tradicional a óleo, podemos usar uma combinação de óleo de linhaça fervido, truoil e óleo de tungue. Este método mais tradicional é esfregado na Madeira e fornece uma aparência muito superior à fábrica .
Se a coronha original estiver danificada e sem possibilidade do reparo, cabe-nos construir outra igual.
Armas de fogo precisam ser bem conservadas. Ninguém pode ter uma arma que está sem condições de uso e dizer que esta 100% .
Rust bluing ou a boneca
Como com qualquer arma de fogo, umidade, produtos químicos e outras rotinas, podem remover a proteção original e torná-lo sujeito a manchar, ferrugem etc…
A “boneca é um processo normalmente reservado para armas de cano duplo e/ou armas de fogo muito antigas. Anos atrás, bluing comumente usado um produto químico que contenham cianeto. Este foi o agente ativo que produziu a cor azul/cinzento ou azul/preto. Produtos azulados químicos de hoje, estranhos que possa parecer, não contêm cianeto. Desde modernos “sais” combinado com alta temperatura pode ter um efeito adverso sobre a solda utilizada para prender os canos e as câmaras , um processo de oxidação menos usado. Não só produz uma cor mais próxima para o velho cinza/azul, ele tem uma duração cerca de dez vezes maoir que os demais. No entanto, o tempo para aplicar esse processo é muito mais trabalhoso e intensivo, prorrogado por seis a oito aplicação do processo de oxidação. Como você pode imaginar, este aumento do esforço afeta diretamente o preço.
Mais uma vez, cor e proteção são restaurados para sua arma de fogo que deve durar muito tempo.
A “boneca usa um processo extenso para criar ou recriar um acabamento de novo destinado para durar anos. Este processo inclui todas as seguintes etapas:
• Desmontagem e inspeção de peças .
• Remoção de graxa, ferrugem e restos de detonação de munições. •
• Banho de Soda caústica para remoção do resto das impurezas.
• Polimento com diferentes abrasivos (lixas etc..)
• Enxágüe em água corrente e limpa e secagem.
• Aplicação das fórmulas químicas.
• Aguardar a reação que se formara no metal, que no geral é uma fina camada de
ferrugem.
• A peça então é fervida em a´gua quente por uns 20 minutos e depois colocada a
para esfriar, depois com uma palha de aço fina retira-se esta camada até a cor.
• Estas ultimas etapas devem ser repetidas por no mínimo 7 vezes
• Depois um último banho de soda.
• Aplicação de um bom óleo´e
• Remontagem da arma
Lembre-se que o período de tempo necessário para executar essas etapas irá variar enormemente dependendo do tipo, idade, estilo e condição de arma de fogo.
Oxidação Banho Quente hot bluing
• Oxidação banho quente azulado e suas técnicas.
•Hot bluing uma arma exigirá três cubas ou tanques que podem ser aquecidos até ferver. Estes tanques precisam ser grande o suficiente para submergir completamente a maior parte da arma, Incluindo o cano, sendo oxidado. Por esta razão o processo oxidação quente é normalmente só realizada pelo armeiros que vão oxidar várias armas.
Antes para submersão químicos quentes, as partes de arma devem ser limpas, muitas vezes utilizando solventes quentes, para remover todos os óleos e as partículas de sujeira. Qualquer contaminação do metal da arma irá interferir com o processo de oxidação.
As partes de arma, em seguida, são colocadas no tanque quente . Quanto mais tempo as partes de arma são deixadas no tanque , mais escuro será o acabamento. Tenha cuidado ao submergir canos de armas. Qualquer ar preso dentro o cano pode expandir durante o processo de oxidação quente e violentamente pode ejetar líquidos quentes . Depois de arma partes são removidas do tanque, eles são lavados no frio e água quente posterior antes de terminar um óleo é aplicado.
A arma pode então ser remontada. Abaixo cito outros tratamentos ou acabamentos usados em armas.
Cromagem é um tipo de galvanoplastia em que um metal é recoberto com um fina camada de cromo. Pode ser feita com propósito decorativo ou como tratamento anti-corrosão.
Anodização
É o processo de criar um filme de óxido sobre certos metais por meio da imersão em um banho eletrolítico no qual o metal a anodizar é ligado ao pólo positivo de uma fonte de eletricidade, transformando-se no anodo da cuba eletrolítica. Certos metais – alumínio, nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio – têm resultados característicos de formação de camada de óxido. Outros metais podem ser usados como anodo em banhos eletrolíticos para se obter tratamentos superficiais específicos, mas o crescimento de uma camada de óxido conforme descrito aqui é característico dos metais citados. A anodização de ligas metálicas depende muito da sua composição, por exemplo, ligas de alumínio para fundição têm bastante silício, que dá fluidez para o bom preenchimento dos moldes mas deixa a peça quase impossível de anodizar.
Tenifer
O processo de Tenifer era tradicionalmente utilizado na indústria automobilística alemã há anos, por fabricantes como BMW e Mercedes. Glock GmBH, que era então um desconhecido fabricante austríaco, foi o primeiro a usá-lo na indústria de armas de fogo na década de 1980. Todas as pistolas Glock vêm com tratamento Tenifer e ele tornou-se conhecida para a indústria de armas de fogo por causa do seu sucesso. Ele agora é usado por outros fabricantes, bem como, tais como Steyr, Walther, Heckler & Koch etc. É conhecido pela sua dureza e resistência. TENIFER tem uma cor cinza maçante e tem uma dureza de 69 HRC na escala Rockwell, que é muito difícil, Considerando que o diamante tem uma dureza de 70 HRC.
TENIFER também é extremamente resistente à corrosão e é pelo menos 85% mais resistente à corrosão que cromo duro despista e quase completamente água Salgado, bem resistente. Ele também tem excelentes propriedades antifricção. Glock geralmente aplica-se um brasão tenifer 0,5 mm de espessura para os ferrolhos e canos de suas pistolas. Os ferrolhos estão mais sujeitos a tratamento parkerizing em cima disso. Assim, mesmo se o acabamento parkerizado forsair de moda, o ferrolho ainda é protegido pela camada de Tenifer.
Parkerização
Em nosso post anterior discutimos metais tratamentos como a oxidação negra . Neste , vamos discutir um outro tratamento de metal que entrou em voga logo após o processo de oxidação. Este processo é chamado de parkerizing. O processo é também conhecido como fosfatação ou phospatizing. Como o nome indica, o parkerizing é um termo genérico para a aplicação de um revestimento de fosfato de zinco, fosfato de ferro e manganês fosfato em um superfície de aço. O revestimento de fosfato oferece resistência à ferrugem, corrosão e desgaste. Além disso, reduz a superfície altamente reflexiva em uma superfície não-reflexiva.
Para aqueles que se interessam em se tornar armeiros ofereço o curso com esta composição.
Muzzleloaders
Como o título sugere, nós dedicaremos a esta unidade para muzzleloaders. Esses antigos “sootburners”ou ( antecarga ou pólvora negra ) representam a tradição. Embora muzzleloaders são tecnicamente inferiores para armas de fogo modernas de hoje, milhões de pessoas que ter tempo para entendê-los e aprender a usá-los bem, estimo-los. Esta unidade de estudo irá lhe fornecer um entendimento profundo dos muzzleloaders e suas características. Desde a descoberta da pólvora para muzzleloaders, desacreditar dos mitos de pólvora negra, você vai aprender tudo que precisa saber para abordar estas obras de arte primitivas de perspectiva do armeiro.
Shotguns
Fiel ao seu título, esta unidade de estudo concentra-se em espingardas. Em primeiro lugar, apresentaremos uma breve história de espingardas, que põe em evidência importantes desenvolvimentos na evolução de espingardas. Em seguida, vamos discutir a concepções e análises , para reparar vários tipos de espingarda.
Gun Stocks
Nesta unidade de estudo, nós vai concentrar-se sobre as coronhas de arma. Selecione um espaço em branco de qualidade para aplicar o acabamento final, você vai aprender o processo de construção de coronhas de armas.
Customizing Gun Stocks
Esta unidade de estudo continua o trabalho de aumentar os valores da arma. A unidade anterior detalhada do processo de construção das cornhas, a presente aborda embelezamento e valorização das ações. A primeira habilidade que abordaremos é a estruturas de uma coronha para aumentar a precisão da arma de fogo. Esta habilidade pode revelar-se financeiramente gratificante para a arma, como proprietários de arma de fogo insistem na precisão e beleza, isto é, customização de coronhas.
Metal Finishing
Em primeiro lugar, vou abordar nesta unidade o propósito para o acabamento de metal. Em segundo lugar, um breve relato histórico de acabamento metálico precede a discussão sobre a questão da restauração vs de retoque. Em seguida abordada é o efeito de retoque no valor de uma arma de fogo. Em seguida, apresentaremos vários tipos habituais de procedimentos de acabamento de metal. Por último, a seção “Oferecendo serviços de retoque” contém muitas dicas úteis para fazer sua operação reoxidação com sucesso.
Ammunition, Reloading,
and Basic Ballistics
Esta unidade de estudo tem duas partes principais. A primeira abrange nomenclatura de cartucho, design e procedimentos para cartuchos metálicos de recarga. O segundo abrange aspectos semelhantes de recarga shotshell. A unidade também contém informações históricas muito relevantes, bem como instruções para qualquer pessoa interessada na compra equipamentos de recarga, cargas dos calibres.
Basic Metalworking and
Machine Tool Operation
Esta unidade de estudo, você aprenderá como várias ferramentas de usinagem servem o armeiro. Algumas ferramentas são simplesmente pré-requisito para emprego remunerado no campo e você deve comprá-los imediatamente. Uma broca de qualidade para a broca e trabalho de de torno é apenas um exemplo. Uma variedade de ferramentas manuais, um esmeril etc... Felizmente, a maioria dessas ferramentas básicas é relativamente barata. Infelizmente, algumas ferramentas, como um torno, Fresadora e equipamentos de solda, são bastante caras. Estas também, no entanto, logo se tornarão uma necessidade para aqueles buscan ser armeiros mais especializados.
Gun Sights
Esta unidade de estudo, nós explicaremos o design, função e instalação de miras de armas. Após uma breve história das miras de armas, vamos abordar miras para rifle, esferas de espingarda e miras de pistola e revolver. Vamos apresentar os procedimentos de instalação de miras armas e identificar as ferramentas que o trabalho exige.
Handguns
Esta unidade sobre armas de fogo, você aprenderá para identificar vários tipos de armas curtas e a classificá-los de acordo com utilização projetada. Em seguida, você vai estudar diferentes tipos de munições e seus usos. Em seguida, você vai aprender sobre sistemas operacionais de arma e sistemas de acionamento e segurança. Finalmente, a unidade terminará com uma discussão sobre a pistola automática de modelo Colt. 45 e o revólver Smith & Wesson, praticamente base para todos os outros.
Rifles
Aqui no Brasil também conhecidos como fuzis, nesta unidade abordaremos os tipos de rifles e suas classificações com, semi-automaticos, automáticos, ação de ferrolho etc…, como também sua manutenção.
Seu tópico foi modificado por se caracterizado como publicidade, caso queira anunciar seus cursos entre em contato com a administração.
Euclides Junior