... onde está a vantagem disso tudo?
Acho que seu questionamento é mais retórico, certamente vc não desconhece as vantagens, né ? Mas mesmo assim vejamos algumas:
Os kits, de modo geral, aplainam o caminho para os inexperientes, facilitando a obtenção dos componentes, particularmente para aqueles que não residem nos grandes centros.
Economizam o tempo dos profissionais, que podem dispender no desenvolvimento do ojeto o que seria gasto na elaboração de parte do hardware, na aquisição dos componentes, na elaboração do layout, na confecção das placas.
Economizam muito tb ao oferecer soluções hardware / software testadas para os probs mais comuns, como comunicação, displays, ADC, DAC etc.
Viabilizam a construção para quem a elaboração de layouts e confeccção de placas seja um obstáculo intransponível.
Muitos componentes modernos não oferecem encasulamento que possibilite montagem
trough hole e montagens SMD são ainda um obstáculo considerável mesmo para profissionais, muitos kits vêm com os componentes SMD já soldados e muitos vêm prontos pra usar.
Há uma coisa muito importante nos projetos do tipo do Arduino, que nem sempre é mencionada ou considerada, que é o senso comunitário, particularmente saudável aos iniciantes, que se sentem mais seguros e amparados, arte de uma grande comunidade, mas que não é de menor valor para amadores avançados e profissionais, que são estimulados a compartilhar seu trabalho, o que propicia o estabelecimento de um círculo virtuoso que facilita o desenvolvimento mais rápido, mais fácil, mais seguro, mais sofisticado etc.
... realmente é uma novidade?
Não é uma novidade e é bom lembrar que novidade nem sempre é virtude, ao contrário ... muita coisa envelhece muito dignamente e em vida longa em função de sua adequação, por preencher as necessidades e anseios de um grande número de pessoas ...