Bom dia, prezados.
A internet tem muita informação, e muita informação desorganizada, entrópica, inútil. De fato, quase nada é explicado de cabo a rabo, exigindo ramificações de pesquisa que vão a lugar algum. Acompanho o Guia CNC há alguns anos, desde os tempos da porta paralela e do Roger, o que me permitiu aprender muita coisa e, mesmo, o básico para me decidir a favor do Arduino. O site me pediu para me re-registrar faz um ano e meio e vou me arriscar agora, ao inaugurar meu primeiro post, à procura de respostas consistentes.
(1) Requisitos - Quero fazer uma CNC pequena, para uso geral mas que, especificamente, tenha capacidade para desenhar, gravar e furar placas de circuito impresso. (4) Parte eletrônica e acionamentos - Usarei o que já tenho, Arduino Mega 2560, ramps 1.4 e drivers A4988, XYZ motores de passo EM326 (de impressoras Epson) e um Z robusto servo retirado de parabólica antiga para acionar o porta-caneta, além de um spindler tipo Dremel.
Não me interessa, absolutamente, neste momento, nada sobre (3) mecânica (estrutura, guias, fusos, acopladores, mancais e que tais). O material que já tenho me basta pois, no momento, quero apenas (6) testar o subsistema - acionar motores, servo e spindler - depois de ter produzido o lay-out de uma PCI. Neste momento preciso dar o primeiro passo, começar o caminho: quais softwares, aplicativos e controles usar?
Os ítens numerados referem-se a uma resposta (
http://www.guiacnc.com.br/apresentacao/sofware-desenho-para-arduino/msg206204/#msg206204) do master minilathe Gil, mente analítica que disse: "Se você pretende construir um CNC, sugiro que trace um plano para alcançar o objetivo, que passa pela sequência: (1) Definir os requisitos da máquina; (2) Projetar e especificar a máquina, que inclui a mecânica, acionamentos, parte elétrica e software; (3) Construir e/ou adquirir a parte mecânica; (4) Construir e/ou adquirir a parte elétrica e acionamentos; (5) Integrar a parte mecânica com a parte elétrica; (6) Testar o sistema."
Então, é um projeto de rabo a cabo: todo o software, lógica e eletrônica resolvidos para só, então, me aventurar na mecânica.
Peço humildemente a ajuda de todas as pessoas generosas que frequentam este espaço privilegiado: tenham paciência, sou idoso de carteirinha para ônibus grátis e a aposentadoria mal paga os medicamentos. Não posso me dar a luxos.
Então, prezados, por onde começo?
Agradeço antecipadamente.
Elcio