Boa noite,
estou com o seguinte problema: Tenho um motor de passo AK57H-3/1.8° da akiyama, ele está conectado no arduino através do driver A4988, com fonte 12V de 10A. Já configurei o GRBL e consegui fazer o motor girar (em cima da mesa). Utilizando 3200 step/mm (200 passos x 16 micropassos), consegui apenas fazer ele girar até velocidade de 330 mm/min (acima disso o motor começa a tremer e não sai do lugar). Vi aqui no fórum que conseguiram velocidades de 900 até 1500 mm/min. Alguém sabe me dizer o que pode estar errado? Eu já ajeitei a potencia do driver pra 0.8V (o que teoricamente forneceria 2A para o meu motor), mas quando eu meço com um multímetro vejo que só chega 0.6 amperes. Alguém pode me ajudar?
OBS: Não uso CNC SHIELD, tudo está conectado em uma protoboard. Abraços.
Para obter a corrente esperada, conforme ajustado no driver, é necessária uma tensão mínima de alimentação. Além disso, o torque de um motor de passo depende da corrente no motor e a corrente se reduz com o aumento da velocidade. Não basta ajustar a corrente no driver, se a tensão de alimentação for baixa, essa corrente não será atingida.
Sem entrar em detalhes mais técnicos, essa tensão mínima de alimentação, para obter determinado torque no motor, depende de parâmetros elétricos do motor, tais como, indutância e resistência dos enrolamentos do motor. Ou seja, varia de motor para motor e de fabricante para fabricante, conforme as conexões utilizadas no motor (enrolamentos em série ou metade do enrolamento), se o motor está usado e com seu campo magnético (imãs) reduzido com o uso. Sim, motores de passo perdem a magnetização com o uso!!! Resultando na redução do torque, mesmo com uma corrente mais elevada. Ou seja, motores de ferro velho requerem maior atenção.
Para ir direto ao ponto, tente aumentar de 12V para 24V e veja se a velocidade máxima aumenta.