Jr. vou tentar te ajudar com o assunto de lineatura . Você faz placas e recortes em metal com percloreto e para isso deve estar fotografando direto a placa com esmalte ou termo filme fotografico , nesse caso você consegue utilizar qualquer lineatura pois nada vai impedir de revelar os pontos , precisa acertar o tempo de exposição . Segue uma tabela com algumas informações:
A lineatura é a forma pela qual é denominada a quantidade de pontos de retícula que o fotolito ou a chapa apresenta em 1 centímetro ou polegada linear, ou seja, lineatura é a quantidade de pontos por cm ou pol linear.
Quanto maior a lineatura menores serão os pontos de retícula (pois tem que caber mais pontos no mesmo espaço, 1 cm linear), e quanto maior a lineatura maior será a resolução da imagem impressa (desde que adequada ao tipo de papel, ao tipo de tinta e ao processo de impressão).
Outra questão muito importante que se deve saber, é que quanto maior for a lineatura maior será o ganho de impressão, então o setor de pré-impressão deve saber que se exagerar na lineatura, o impressor terá muita dificuldade em conseguir reproduzir, principalmente quando o impressor trabalha com papéis ou tintas de qualidade inferior, ou equipamentos mais antigos.
Para o fechamento do arquivo, na hora da escolha da lineatura, deve levar em conta, então, o papel que será usado (mais liso ou mais áspero) para escolher a lineatura mais adequada. Para substratos mais lisos / menos porosos, pode-se utilizar maior lineatura (ex. papel couchê - 60 lpc, 80 lpc ...), para papéis mais ásperos / menos porosos a lineatura deverá ser menor (ex. papel jornal - 45 lpc, 50 lpc ...).
Isso se deve pelo fato de que, quanto maior a lineatura menores serão os pontos de retícula, então se a lineatura for muito alta, os pontos das áreas de mínima (3, 5, 7%) não conseguirão ficar na superfície do papel se ele for muito áspero/poroso, pois os poros serão maior que o tamanho desses pontos de mínima. Nesse caso o impresso ficará com aspecto de lavado, e o impressor tentará compensar aumentando a carga de tinta, o que pode gerar problemas de impressão.
Em alguns casos, quando a pré-impressão tem que trabalhar com mais de 4 cores, sendo que essas cores serão sobrepostas, e tem que utilizar retícula convencional (não estocástica), alguns trabalhos cujas 4 cores principais (CMYK) são feitas com uma lineatura (ex. 60 lpc) e as outras cores especiais com lineatura diferente (ex. 70 lpc) ajudam a evitar o moiré.
Vale lembrar também que quanto maior a lineatura, maior será o tempo de ripagem, o que gera maior custo de processamento (hora máquina/ RIP).
Outro cuidado importante quando se trabalha com maiores lineaturas e se utiliza fotolito, é no controle do vácuo e do tempo de exposição na prensa de cópia, pois como os pontos serão menores a medida que se aumenta a lineatura, mais fácil de ocorrer perda dos pontos de mínima na cópia.
E só para reforçar vale lembrar que, para se utilizar maiores lineaturas, mais liso tem que ser o papel, melhor tem que ser a tinta de impressão e a impressora tem que estar em boas condições / ajustada.
Outro ponto importante que pode ajudar na utilização de maiores lineaturas, é a utilização de UCR (under color removal) ou GCR (gray component removal) pois reduz o ganho de pontos das tintas coloridas principalmente nas áreas de máxima (pontos mais críticos com maiores lineaturas).
Quando falamos em retícula estocástica, não utilizamos a terminologia lineatura, e sim resolução (tamanho dos pontos em mícrons).
A seguir uma tabela com indicações de retículas:
Retícula (polegadas) Impressão Tipos de Suportes
10 lpi / 4 lpc Outdoor & Offset Monolúcido 75-82 g/m²
65 lpi / 26 lpc Tipografia Jornal, sulfite, bufon com superfície áspera
75 lpi / 30 lpc Tipografia Acetinados de 2ª classe e cartolinas
85 lpi / 34 lpc Tipografia Acetinados de 1ª classe, ilustração de 2ª classe, jornal e cartolinas
100 lpi / 40 lpc Tipografia Ilustração de 1ª classe, couchê de 2ª classem kraft flor-post
125 lpi / 50 lpc TipografiaOffset Couchê, cartolina, duplex e flor-postImpressão de jornais e papeis muito rugosos
135 lpi / 54 lpc Offset Couchê, offset, casca de ovo (Bond e White) e todos suportes de boa qualidade
150 lpi / 60 lpc Offset Impressos comerciais com papeis de boa qualidade (offset, couchê, cartões etc)
ACIMA de 150 lpi / 60 lpc Offset Papéis de qualidade superior para trabalhos com extrema riqueza de detalhes (80 lpc)