Não que eu seja muito ferrado no ArtCAM, mas alguns trabalhinhos no quarto eixo já fiz ...
Basicamente tem duas maneiras de realizar, ou abordar trabalhos no quarto asse em ArtCAM ...
Um deles e o mais imediato, disponível nas versões PRO, é importar um modelo 3D como "Modelo 3D para Unwrap" ...
Então definir os parâmetros e usando a função "Criar Anel" "desenrolar" o modelo no eixo escolhido ... e passar aos percursos de desbaste e acabamento normalmente, mas salvando-los com o post processador correto ... os "Model Master XXX" (são os que utilizo, mas quem entende escreve o seu próprio) são os que controlam o quarto asse ... mas depende de como é configurada a tua maquina ... se com tres motores ou quatro ... e depende da estratégia que se utilizar ...
Parece complicado mas é muito simples ...
Outra maneira é importando o modelo 3D no "Assembly" (a partir das 2008, mas nas anteriores Jewel também mas com outra abordagem) ...
Uma vez importado o modelo no "Assembly" se passa então ao utilizo do WIZARD "Multi Sided Macchining" que oferece varias opções de trabalho ...
Giratório continuo, trabalho indexado, etc ... e com o wizard "M.S.M." se poderá, ou criar os percursos em automático (com as ferramentas em "Template"); ou usar-lo para preparar os relevos sem calcular, e calcular diretamente das vistas 3D, com mais autonomia e personalização de quanto faça o programa em automático ...
Mas é coisa um pouco complexa para descrever com testo escrito e pouco tempo ...
As vezes dependendo do modelo, o utilizo do quarto eixo nem é necessário, podendo o modelo ser girado a mão no plano da maquina ... obvio cada modelo será uma situação a se ...
Porém não aconselho trabalhar com o quarto eixo se não for BEM ferrado nos tres eixos primeiro ... e quando digo BEM entendo BEM ...
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