J
iluj,
Obrigado pela dica, dicas são sempre bem vindas, como eu vou cortar material não muito denso (compensado até 4mm, mdf 3mm, isopor, e PVC 2mm), vou usar a micro retifica porque é o que disponho no momento.
Comprei esta fresa hoje no Walter Guarnieri (que vende no Mercado Livre também) minha esposa foi buscar e ligou de lá pra eu pra falar com ele, eu disse qual material iria cortar e ele me indicou esta fresa, pra você ver como é, mas vou providenciar as raiadas conforme sua sugestão.
Agora uma dúvida, com as raiadas o acabamento fica melhor ?, eu não gostei muito do resultado, não sei se foi pouca velocidade na fresa ou pouca velocidade na máquina.
Mas uma vez, obrigado pela dica.
Abraço!
Quanto a microretifica, não vejo problema nenhum em usa-la, pois utilizo uma igual a sua para certos trabalhos em minha máquina, como dar acabamento em trabalhos 3D, onde ela é menos barulhenta que a tupia que utilizo normalmente.
Já se tratando da ferramenta de corte, já foi tratado em algum post pelo fórum, mas não lembro exatamente em qual lugar, mas colegas aqui do fórum comentam suas experiências, e dizem que o HSS (aço rápido) não é indicado para cortes em alta rotação e especialmente em madeira e similares.
Digo que fiz testes e comprovei a afirmativa, onde o metal duro é muito melhor.
Talvez sua ferramenta seja de metal duro e vc nem saiba, pois acredito que o Walter saberia indicar a ferramenta correta,visto que ele tem uma vasta experiência no ramo. Talvez ele mesmo tenha se confundido no nome e tenha trocado.
Eu até já comprei várias fresas dele, que por sinal é de qualidade.
Nos testes que fiz com fresa de HSS, no final do percurso de corte em MDF, a ferramenta já não cortava mais nada, isso em um corte de ~2000 mm.
Já a ferramenta de metal duro, tipo uma raiada, corto varias chapas de 6mm com uma fresa de 2mm, e ela continua cortando bem.
O ideal é testar vc mesmo e comprovar.