Olá menina Priscila.
Apesar de não apresentar uma interface comum a outros programas de modelagem 3D, O Blender é bem fácil de aprender e muito poderoso em termos de resultado, sem contar que é um software totalmente gratuito.
Mas é claro que não basta apenas entender os comandos e funções do programa, bem como suas ferramentas. Um mínimo de estudo sobre modelagem tridimensional será necessário e claro, também, criatividade e "jeito para a coisa", hehe.
Um bom modo de aprender os conceitos básicos do Blender é assistindo as ótimas aulas do Tio Ilmo, que você encontra no Youtube ou baixando-as (em alta resolução) no 4Shared. Para maiores informações não deixe de visitar o Blog deste "tio" em
http://blendermaniacs.blogspot.com/ Outra leitura recomendada é o livro "Guia do Usuário Para Uso do Blender 3D Orientado a Design" do Bruno Maia de Andrade, que você também encontra em sites de hospedagem.
Tenho certeza que com o estudo destas duas indicações, você já poderá se aventurar e começar a criar algumas formas no Blender.
Para um estudo mais aprofundado sobre modelagem de personagens te recomendo os seguintes livros (em inglês):
"Virtual Vixens - 3D Character Modeling and Scene Placement" by Arndt Von Koenigsmarck
"Dártiste Character Modeling" publicado pela Ballistic Publishing
e "Modeling a Character in 3DS Max" by Paul Steed (que apesar de ser voltado ao 3d Max, tráz conceitos fundamentais mesmo para modelagem de Cartoons).
Há também 2 livros publicados no Brasil, pelo Alessandro Lima, que são voltados ao 3d Max e XBrush, mas que também ensinam muito sobre modelagem anatômica.
Sobre usinar os bonecos, tu já pensou em fazê-lo em camadas? Ou mesmo camadas ocas? Há várias possibilidades de economia de material, tempo e peso final.
Bem, espero ter ajudado, se tiver alguma dúvida é só postar.
Grande Abraço, Bons Estudos e Muita PAZ!!!
Elton "Velho Hippie" Ribeiro