Autor Tópico: Duvidas Sobre ARTCAM ?  (Lida 318541 vezes)

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Offline F.Gilii

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Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #45 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:05 »
Landa,

Entendí que o desenho (relevo) foi baseado numa imagem BMP, e não num sólido "real", é isso?

Acabei de abrir o arquivo *.art no ArtCam , e estou dando uma olhada agora...

Não testei, mas de qualquer maneira acho que dá para fazer com o Artcam de um jeito.

Você deve ter aí no diretório "docs" da insatalação do seu programa, um arquivo em PDF que é uma série de tutoriais...

Dê uma olhada num tutorial que se chama: "Creating Relief from a Bitmap" - é do Pássaro - pág 17.

O que chamo atenção é que ele usa cores para separar os objetos - faça a mesma coisa, e voce será capaz de recortar só o contorno doi Unicórnio...

Landa

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Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #46 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:27 »
Sim, é isso.

Eu já fiz o tutorial do passaro ( e estou fazendo os outros para aprender o ArtCam).

 Posso pintar seletivamente partes do unicornio e criar um Relief sem problemas, mas não posso fazer o 3D cutout, nem o 2D profiling e nem o machine along vector que seriam usados para "cortar" a peça.

Estou certo ou passei batido em algum lugar?

lolata

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Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #47 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:28 »
o Meu não tem o arquivo com esse nome, eu uso o Atcam 8.1 Port.
só tem esses arquivos na pasta DOC
ArtCAMJewelSmithUse rGuide.pdf
ArtCAMProReferenceM anual8.0.pdf
ArtCAMProTutorials. pdf
WhatsNewInArtCAMJew elSmith8.1.pdf

Offline F.Gilii

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« Resposta #48 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:36 »
Lolata,

É o "ArtCam Pro Tutotials.PDF...

Landa,

Dei uma olhadela, e acho que o jeito é tentar fazer o contorno com a ferramenta "Bitmap to Vector" (mas não sei se vai funcionar) - só se o bitmap for bem primário, e com poucas cores

Ou tentar fazer um procedimento de extrair o contorno à partir de uma cor.

Tentei mas não deu certo, pois não tenho o bmp original...

Talvez i jeito seja ou tentar rasterizar a imagem em um programa, como o Corel Trace, ou fazer um vetor de contorno na unha mesmo, que acho que vai mais rápido...

Landa

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Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #49 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:47 »
Fabio, eu acredito que a segunda opção seria a mais funcional, um programa para rasterizar, e eu já estou trabalhando nisso.  Na unha é brabo demais, seria facil se eu tivesse um tablet.

O BMP original, não é um BMP, é o JPG que postei acima, eu apenas aumentei o tamanho da imagem para 150 e depois apliquei 1 em smoth relef  :)

Offline F.Gilii

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« Resposta #50 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:01 »
Landa,

Experimenta o AutoTrace:
http://autotrace.sourceforge.net/

Tem para Linux e se não me engano para Windows...

Offline F.Gilii

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« Resposta #51 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:05 »

Offline F.Gilii

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« Resposta #52 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:06 »

Landa

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Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #53 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:13 »
Valeu, obrigado.

lolata

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Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #54 Online: 30 de Dezembro de 2006, 17:50 »
Caros Amigos.

No Artcam quando vamos fazer um desenho em 3D, ele dá opção de trabalhar com varias ferramentas para agilizar o trabalho.
O que acontece na hora de trocar ferramenta ?, ele vai ate X0 Y0 e o Z ?, que altura ele coloca o carro para podermos fazer essa troca ?, como acertamos a altura da nova ferramenta ?.
Obrigado.

Offline F.Gilii

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« Resposta #55 Online: 30 de Dezembro de 2006, 18:02 »
Lolata,

Eu penso que é melhor ao invés de usar todas uma sequencia de ferramentas de uma vez, gerar arquivos separados, pois isso possibilita um melhor controle do que está sendo feito.

Eu costumo fazer os desenhos das peças sempre usando a referência (ponto 0,0) do lado de "fora" da peça, e de preferência com a referência de altura "Z" na parte de cima do material que vou usar...

Se por exemplo, o trabalho que quero fazer teria 10mm de altura, a parte de cima do material que ele será feito será "Z=0" - todos os trabalhos de usinagem serão negativos.

Normalmente, quando se gera um arquivo de corte com uma determionada ferramenta (e tática), no final a máquina vai levar os eixos para a origem, sendo que o "X" e o "Y" voltarão para zero, e o "Z" ficará na altura de segurança que foi anteriormente indicada no programa.

Pare o motor, troque a ferramenta, e entre na tela de JOG (F8 no Turbocnc)
e mova o eixo "Z" até que a ponta da ferramenta "toque" ma superficie do material.

Aperte "ALT + 3" (isso para informar que o eixo ativo será o "Z")
"Alt + E" para "Zerar" sómente o eixo ativo (em alguns casos poderia usar Alt+M, mas este comando zeta todos os eixos, e nem sempre é bom fazer isso - acostume-se a usar o comando correto)

Suba a ferramenta um pouco e carregue o novo programa de usinagem que pede esta nova ferramenta - está feito :)

lolata

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« Resposta #56 Online: 30 de Dezembro de 2006, 18:28 »
Eu estava em duvida mesmo, tinha medo de selecionar mais de uma ferramenta e depois perder o trabalho.
Mas agora se for preciso, farei em arquivos separados.
Depois de perder uns trabalhos, eu tambem marco o ponto de partida da maquina fora do desenho.

Obrigado

Landa

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« Resposta #57 Online: 31 de Dezembro de 2006, 11:15 »
Arranjeu um processo para "cortar os relief dos BMPs" bem satisfatório.

Landa

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« Resposta #58 Online: 31 de Dezembro de 2006, 11:22 »
Desculpem, apertei a tecla errada, o tutorial continua aqui.

Landa

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« Resposta #59 Online: 31 de Dezembro de 2006, 11:34 »
Cont.

 

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