Denis,
Talvez o que está errado seja a abordagem do problema.
Para fazer uma engrenagem há dois caminhos, sendo que um deles é apenas estético isto é, não vai gerar uma engrenagem "de fato" com todas as características técnicas que se exige de uma engrenagem, mas sim uma peça com um perfil parecido com uma engrenagem.
O outro método é real e vai gerar uma peça com características técnicas corretas caso a mecânica e o ferramental empregados sejam adequados.
Para fazer uma peça pelo primeiro método, não é necessário um 4° eixo - apenas desenhe o perfil do contorno que deseja e usine na sua máquina em 2 ¹/²D...
Para fazer uma engrenagem usando um 4° eixo, deverá usar uma ferramenta de forma capaz de gerar um perfil de dente desejado - seja ciclóide, hipóide, evolvente, etc - e neste caso não usaria um programa como o ArtCam para resolver o problema, mas sim faria um arquivo de corte simples com rotinas de movimentação dos eixos com pouquissimas linhas de código.
Minha sugestão é que estude mais dos programas e o que eles podem fazer, e tente determinar como resolver os problemas de manufatura, pois como pode ver, existem diversos caminhos e que podem ser completamente diferemntes do que se imagina.
Em tempo,
O ArtCam de longe é adequado a trabalhar com máquinas com 4° eixo...
Até dá para enganar o controlador, mas esta manobra se faz com peças que não são complexas como uma engrenagem.
Por exemplo, se desenha de forma planificada e se envia o desenho para o controlador com o 4° eixo, e será o controlador quem "enrolará" o desenho planificado em volta do cilindro.