Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Software CAM - Geral => Art-Cam => Tópico iniciado por: RafaelTraspadini em 09 de Julho de 2012, 19:44
-
Boa Noite galera...
Estou com um probleminha que ja aconteceu algumas vezes e acabamos não dando tanta importancia quando desenho um retangulo ele fica com duas vertices com o raio determinado no projeto e com duas vertices sem raio...o que pode ser???
(obs:na imagem é um quadrado mas e só para verem o que vem ocorrendo)
-
Difícil dizer sem dados específicos e completos ...
Como desenhou o vetor ?... aberto, fechado, etc ... qual estrategia de usinagem ?... e com qual post processador e para qual controle ?...
Imagino, mas posso só imaginar, pois não foi dito, que estejas falando de Artcam e Mach3 ...
-
Oi ,respondendo pelo Rafael ,usamos o artcam 2008 e o mach3 ,com vetores fechados e apenas uma perfilagem externa e o pós processador é o camtech rms mm.
-
Se o software de controle é o Mach3, non vejo porque usar o post processador da Camtech que é especifico para maquinas e controle Camtech ...
Deve usar os post processadores para o Mach3 ... ou o G-code-ARCS-mm ... ou ainda o ModelMaster-3axis ...
-
Eu arrisco a falar que o problema é mecanico. Se um quadrado fica assim, provavelmente um circulo vai ficar um "ovo".
Não sei onde está o ponto inicial mas arrisco falar que é folga no eixo X.
-
olá amigo, vou tentar ajudar, aconteceu comigo a mesma coisa, e mais tarde vim a descobrir que isso acontecia quando eu modificava o desenho no artcam usando a ferramenta configurar dimensão assimétrica na barra de ferramentas modelo, quando você modifica o tamanho da dimensão assimetricamente somente em uma posição ou seja na largura sem mexer na altura a mesma se desconfigura, exemplo desenhe um retangulo de 20x20 depois altere a configurção assemetrica para 18x20 e tente desenhar um circulo de raio 10 e veja o que acontece, se pude ajudar agradeço.
-
Cientista ,não se trata de folga não ... circulos ta fazendo bem sim ...
-
Daiane ,vamos tentar aqui e ja posto ...
-
Esta característica não depende do pós processador mas sim da forma que o Mach3 está configurado, e o assunto já foi tratado por aqui em outras oportunidades.
O Mach3 deve estar ajustado para "Velocidade Constante" e há duas maneiras de trabalhar - Vel. Constante (G64) ou Parada Exata (G61).
Uma das maneiras de alterar isso é colocar no cabeçalho do arquivo de corte a maneira que quer trabalhar, outra seria alterar as configurações do Mach3.
Há ainda uma terceira opção, que é a de ajustar a maneira que o Mach3 reage em Vel. Cosntante - alterando valores desta janela abaixo:
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/Mach3/C_V.PNG)
Não há uma formula para isso - é necessário experimentar em cada sistema e em cada faixa de velocidades de avanço.
-
Se o software de controle é o Mach3, non vejo porque usar o post processador da Camtech que é especifico para maquinas e controle Camtech ...
Deve usar os post processadores para o Mach3 ... ou o G-code-ARCS-mm ... ou ainda o ModelMaster-3axis ...
Velleca - da mesma forma que se pode usar um pós processador para Modelmaster, se usa para Camtech...
O problema nem é o pós, mas sim as configurações do Mach3 apenas.
-
Gilii ,desculpe ,mas pesquisei e não achei o assunto com a palavra escolhida ,não foi acomodação ,e quanto a sua explicação eu não consegui entender ,poderia tentar de uma forma que seja mais direta ,pois sou leigo nestes lances ... agradeço muito sua agilidade em responder tantos tópicos ,abração ...
-
Gilii ,se eu salvar esta janela do meu mach 3 e postar aqui ,o sr me ajuda a acertar isso?obrigado
-
Cyrilloluthier,
A coisa não tem extamente uma fórmula porque depende de diversos fatores como o tipo de acionamento usado, velocidade máxima, aceleração, quantidade de passos por unidade etc.
É mais ou menos assim:
O Mach3 tem um sistema de planejamento de trajetórias que precisa levar em consideração tudo isso aí em cima e mais, ele precisa ler o arquivo na frente (o que se chama "Look Ahead") para então determinar qual será o comportamento numa mudança de direção.
Então, quando o Mach3 sabe que tem uma determinada mudança de direção ele vai desacelerando o eixo que está em movimento quando este está chegando à uma certa distancia do canto, e então começa a acelerar o outro eixo de forma que a mudança de direção seja de certa forma rápida e suave - o resultado pode ser um raio onde deveria ser um canto vivo.
Muito bem - há duas possibilidades - usar o comando "Parada Exata" (G61 no cabeçalho do arquivo ou naquela linha onde apareçe o comando G80 na imagem acima), ou usa "Velocidade Constante" (G64 e a mesma coisa dita para G61).
Se optar por usar G64 (Vel. Constante), há alguns ajustes que devem ser feitos - veja na imagem acima a elipse em vermelho e verá que há um campo chamado "Tolerancia Distancia CV" e o valor na imagem é 25 (para a MINHA Máquina) - logo no centro da janela há o comando "Look Ahead" que está em 200 - neste caso o padrão é 20 e não se deve usar mais do que 800 ou 1000 porque corre-se o risco de problemas sérios.
Note ainda que na mesma imagem acima, logo abaixo da elipse há um outro comando chamado "Para CV em angulos > " e está em 90 graus - atualmente estou usando algo entre 60 e 75 graus, e o comando é simples de entender - ele desliga o comando G64 para mudanças de direção maiores que o angulko informado.
Isto também tem influencia nos cálculos de trajetória, assim como as velocidades de cada eixo e suas capacidades de acelerações (e frenagens é claro).
É preciso fazer alguns testes em certos arquivos para determinar como sua máquina reage, e então decidir como adotar os ajustes para a maioria dos trabalhos.
Quando se trabalha com uma média de velocidades de avanço a coisa é simples - complica quando se usam variações de velocidade de avanço muito grandes, mas é só ter um pouco de paciência porque os resultados podem ser muito bons como de fato se consegue com um pouco de perseverança.
-
Gilii e outros amigos ,to com a mach3mill.xml pra quem quiser dar uma olhada pra dar uma opinião da configuração do mach mande o email pois aqui no forum não pode passar de 250kb,obrigado
-
Parece que o arquivo do mach 3 chegou ai ne?
-
vou postar aqui ...
Sebastião, nao entendo nada dessas rotinas do mach3.
a dica do Fabio Gilli me parece apropriada, teste e poste os resultados.
ninguem sabe tudo... o que sabemos passamos com prazer.
-
Gilii tem um lance la no mach ,velocidade de kernel ,tem tres opçoes ,em qual deixo ?esta na baixa obrigado
-
sobre a MP... sem comentários...
na veradde só um...
eu nao entendo essas rotinas, estou estudando e assim que possivel posto pra vc.
quanto ao Fud.. e meio... acredito que temos um pequeno erro de comunicação por aqui... haja visto que nao te deixei sem suporte algum.
abraços fábio
-
Velocidade de Kernel não tem nada a haver com isso.
Esta velocidade é usada quando se tem um drive que necessida de altas velocidades de transmissão de dados como um servo motor.
-
vou testar agora e ja ja posto os resultados ...obrigado Gilii
-
Gilii ,não achei esta parte da elipse na configuração do mach 3,da uma conferida ai ...
-
Sebastião,
Esta versão pirata da Internet é mais antiga - eu uso as versões mais novas (e oficiais é claro)...
-
Gilii ,mas dá pra me ajudar com esta versão ai mesmo?
-
Gilii e se eu colocar o mach3 oficial ,eu perco a configuração do meu ?como faço?
-
Gilii ,mas dá pra me ajudar com esta versão ai mesmo?
Não dá para fazer nesta sua versão porque ela não tem os comandos necessários para os ajustes conforme a imagem abaixo...
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/Mach3/CV.PNG)
-
Gilii e se eu colocar o mach3 oficial ,eu perco a configuração do meu ?como faço?
Não tem como importar o arquivo de configuração de uma versão antiga para uma mais nova, então o melhor a fazer é anotar todos os dados de configuração do programa antigo e refazê-los no programa novo.
-
.
Peço muitas desculpas mas o fórum não me envia notifica de novas respostas, mesmo tendo setado para recebê-las ...
Me desculpem ...
**************************************************************
Se o software de controle é o Mach3, non vejo porque usar o post processador da Camtech que é especifico para maquinas e controle Camtech ...
Deve usar os post processadores para o Mach3 ... ou o G-code-ARCS-mm ... ou ainda o ModelMaster-3axis ...
Velleca - da mesma forma que se pode usar um pós processador para Modelmaster, se usa para Camtech...
O problema nem é o pós, mas sim as configurações do Mach3 apenas.
Ciao Fabio ... acho que não é verdade o que dizes ... no sentido que as ModelMaster na realidade usam o Mach3, só que personalizado, mas é o Mach3 ... sei com certeza porque o conheço bem e utilizo esse post ha alguns anos inclusive para trabalhar com o quarto eixo no Mach3 sem problemas, justamente porque é um post processador para o Mach3 ... as Camtech acho usam outro tipo de controle, que talvez vai bem no Mach3, mas por "sorte" ... porém aconselho aos "novatos" de usar sempre só os post processadores para o Mach3 ... os escritos no nome Mach3, os GCODE ARCS MM porque universais, e os ModelMaster porque são para o Mach3 mesmo ...
Outros são a risco do operador, caso este seja novato e não entenda de post processador ou edição do GCODE ... mas sabendo editar os post processadores ou o GCODE, pode-se usar praticamente todos ...
Quanto aos dados que sugeristes modificar, havia só lido qualquer coisa e não saberia aprofundar mesmo porque não precisei nunca modificá-los ... porém sei que muitos problemas parecidos, agora que você enunciou uma das soluções com o comando nas novas versões do Mach3, lembrei que em muitos casos com as versões menos recentes do Mach3, o problema se resolvia com uma conjunção de parâmetros ...
A excessiva velocidade era um fator que causava problemas ... outro fator era a impostação do Constant Velocity e Exact Stop ... e outros ainda com a aceleração, que habitualmente uso a 10% da velocidade no "Motor Tunning" ...
Mas da quanto vejo na foto que o cyrilloluthiery postou, não penso seja isso, pois os parâmetros são como os que uso normalmente ha anos ...
Continuo achando que é o post processador errado, unido a uma velocidade excessiva, mesmo se não sou entendido no assunto, e digo só como uma opinião e não como um fato técnico ...
.
-
Show de bola nessa explicação ... http://www.guiacnc.com.br/art-cam/peca-diferente-do-projeto/msg172345/#msg172345 (http://www.guiacnc.com.br/art-cam/peca-diferente-do-projeto/msg172345/#msg172345) ... muito bem descrito ... obrigado Fabio ... esse tipo de aprofundamento técnico é muito importante ...
-
Não sabia que as ModelMaster usam Mach3 como programa de controle - bom saber.
Talvez possa ser problema de pós processador, mas acho dificil atribuir a ele já que isso também pode ser característica do arquivo finte, pois sabemos de muitos CADs geram arquivos de diversas maneiras, mesmo usando um padrão de formato.
Um exemplo disso é o formato DXF - sabemos que muitos programas geram arquivos neste formato e que são diferentes do que os gerados por outro programa, e isso dá problema.
Enfim, creio que é o caso de experimentar variantes desde a criação do arquivo até experimentar outros pós processadores.
-
Sem duvidas ... nessa área os testes, provas e confirmações, só com a pratica podem ser verificadas ...
Penso que a moçada tem bastante dados para poder resolver a questão ...
-
Desde ja Agradeço a atenção de todos ao topico...
Venho acompanhando o topico juntamente a ele
Estamos fazendo testes e logo mais eu ou o meu pai (cyrilloluthiery) postaremos aqui
vlw
-
Depois dos testes fiquei mais intrigado ainda ,vou postar duas fotos aqui ,uma com o parametro do mach 3 em "velocidade constante" ,e outra em "parada exata" ,fiz um arquivo pra testar circulos e quadrados pra ver se tava batendo tudo certo ,dai coloquei a velocidade de 5000mm/min pra ver se aparecia algo com esta velocidade que é bem mais alta que uso normalmente ,confiram as fotos .
*foto 1 parada exata
* foto 2 velocidade constante
-
Nossa ,não to conseguindo postar a foto ,mesmo reduzindo no paint ainda ficou com 500 kb,não sei reduzir mais ...tive que pegar uma foto de um cel aqui pra dar certo ....
-
Nesta configuração a maquina fez a pç certinho ,só que o funcionamento não é ideal ,pois ela faz dando soquinhos ,e num arquivo 3D por exemplo nem pensar ...
-
* foto 2 velocidade constante
-
Não é caso de folga ,o negocio é configuração mesmo ,eu formatei recentemente o pc ,e reinstalei o mach ,mas salvei a configuração ,não sei oque pode ser ,ou se é questão de ajuste mesmo ....
-
Sebastião - se está usando sua versão antiga do Mach3, não tem ajustes para a velocidade constante - daí não tem mágica...
Vai ficar batendo cabeça e não vai sair do lugar - já foi explicado o que fazer...
-
Gilli o look ahead estava em 20 na maquina ,vou por nos 200 e testar , e vou tambem testar outro pós processador como velleca disse,ja ja posto resultados ,obrigado a todos ...
-
Testamos com o pós processador que o velleca indicou ,continuou o problema , pude notar que a raiz do problema é o Y da maquina ,depois que fiz uns reforços acabou ficando um pouco mais pesado e tenho que trabalhar com a aceleração mais baixa [300]este carro da maquina estava fixo em 7000mm/min nos primeiros testes ,agora fiz testes colocando o carro em 3000 e aceleração em 1500,saiu certinho ,pelo visto oque terei que fazer é colocar os drivers bipolares pra funcionar [dai os motores aumentariam o torque pra 32k e não 22k como esta em unipolar]então poderei aumentar um pouco a aceleração ,pelo menos eu vi desta forma ... posso estar errado .
-
Sebastião,
Creio que não é simples assim, pois como eu expliquei, aquele raio que aparece nos cantos devido ao uso de velocidade constante varia conforme a velocidade de avanço e aceleração dos eixos (além de outros fatores já expostos), então o teste só é válido se mantiver os mesmos ajustes de velocidades e acelerações que tinha antes...
Na minha forma de ver mudar de pós processador não altera nada - não neste caso.
-
Fabio Gilii ,eu não consigo aumentar a aceleração da maquina com a velocidade de 5000 mm,se eu colocar por exemplo em 1000 a aceleração a maquina perde passo ... pois não tem torque pra vencer o peso do portico ... eu usei o mesmo arquivo ,e deu certo com velocidade de 3000 no y e aceleração em 400 ,e acredito que quando puder aumentar a aceleração vai dar certinho tbm nos 5000 mm de velocidade ,pois a maquina quando chegou ,antes dos reforços no portico e da castanha giratória com redução ,a aceleração era em 1500 e segurava sem perder passo ,agora o motor tem que trabalhar com a rotação maior pra atingir a mesma velocidade de antes ,dai ele cai na perda de torque ,vou ver depois do driver bipolar quanto ganho de torque ,dai aumento a aceleração e posto os resultado com 5000mm,desde ja agradeço a todos ,e aguardo o ponto de vista de qualquer um que queira meter a colher neste angú de caroço hehehe
-
acho que está matando a charada Sebastião..
mexa um pouco mais com aceleração e velocidade.
o conjunto do portico da sua maquina pesa mais de 130KG e isso gera uma inercia imensa.
agora com a redução colocada no fuso .. a coisa mudou bastante..
exigindo mais RPM do motor para as mesmas velocidades..
acredito que com os novos drivers.. vc terá uma nova experiência com a maquina... em micropasso e com velocidaeds bem acima do esperado..
abraços e bons negócios.
-
Continuando com os testes ,agora acredito que seja alguma coisa mecanica ou o "steps per" do eixo da castanha giratória ...vou postar fotos e explicar pra vcs
-
Primeiro ..o arquivo de corte foi de um quadrado de 20mm na diagonal da area util da maquina e os resultados foram ..
*A medida entre A pra A=20,55
*A medida de B pra B=20,3
*A medida de D pra D=28,45
*A medida de C pra C=27,45
Esta diferença de D pra C é a mais alarmante não é ,pois envolve esquadro ... me ajudem por favor ...
agradeço a todos ,pois são muito prestativos ...
-
Po ,ninguem mais aparece pra dar um pitaco?
-
Pessoalmente não saberia o que acrescentar ...
-
Sebastião,
Me desculpe a franqueza, mas creio que seu teste não sirva para nada se não soubermos quais foram os parametros do teste e o que voce queria testar.
Testar a capacidade de realizar um desenho como este numa máquina que está apresentando aquelas variações de formatos por causa de uma característica de acionamento que foi explicada como acontece é no mínimo chover no molhado, não?
Experimente fazer este quadrado na diagonal com ajuste em parada exata e em baixa velocidade, meça e analise o resultado - aí sim terá uma noção um pouco melhor do que a mecanica estaria fazendo, mas mesmo assim seria algo completamente subjetivo...
-
Fabio Gilii ,pode ser franco o quanto quiser ,pois não tenho telhado de vidro ,somente passei pra estes teste ,pois com o ajuste da aceleração o problema de formato nos cantos foi RESOLVIDO[inclusive estou neste momento fazendo um intrincado serviço de incrustação em uma guitarra],adoraria ter comprado sua licença de 400 reais ,mas agora o problema não é o mesmo ...é somente saber o porque destas variaçoes de medida ,eu só fiz este teste na diagonal por curiosidade....e como deu diferença na diagonal ,fiquei curioso pelo ponto de vista mecanico oque poderia ser ,ou se o steps per do carro y com algum "cabelinho" de diferença afetaria a geometria do arquivo em questão ...
-
Qual é a resolução linear de sua máquina para os 3 eixos?
-
vou te dizer o acionamento como esta e vc me diz exatamente a resolução
eixo Z fuso de esfera passo 5 em 1/2 passo
eixo x fuso de esfera passo 10 em 1/2 passo
eixo y fuso de esfera passo 10 com castanha giratória com redução de 1,5x1 em 1/2 passo
-
Este tamanho maximo de anexo aqui do forum ta muito limitado hein ,ao ponto de nem conseguir postar um simples arquivo do artcam ,como faço pra postar no tópico ?