Autor Tópico: Quadrado cônico  (Lida 5299 vezes)

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Offline gui2001

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Quadrado cônico
« Online: 22 de Julho de 2013, 01:19 »
Nobres gurus,

estou tentando aqui mas esta difícil, confesso....

Tenho uma chapa de 5 mm  onde preciso abrir um furo quadrado, porém cônico..... o angulo não é tao importante, pois tenho a medida dos quadrados menor e maior.

Alguém com alma iluminada poderia me dar uma luz como fazer este processo no ART CAM ?

segue desenho para melhor elucidar:

http://www.solarradio.com.br/transfer/quadrado.jpg
Quadrado cônico

Offline Carlos1

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2013, 08:04 »

Sr. Agnaldo mendes

Visto tratar-se de uma chapa com uma espessura de 5mm, porque não utiliza uma frese cônica com o angulo desejado?
Quanto aos cantos tem mesmo que ser com os vértices aguçados?

Comprimentos

Offline gui2001

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2013, 09:49 »

Sr. Agnaldo mendes

Visto tratar-se de uma chapa com uma espessura de 5mm, porque não utiliza uma frese cônica com o angulo desejado?
Quanto aos cantos tem mesmo que ser com os vértices aguçados?

Comprimentos

Sr. Carlos,  o detalhe é que tenho diversas situações onde tenho que fazer a usinagem em ângulo.

Esta peça que cito acima tenho que deixar com os cantos o mais proximo possivel do desenho e só irei conseguir isto com uma fresa bem pequena.

Como são varias situações que vou precisar usinar, preciso mesmo é aprender como fazer.

Cordiais abraços
Agnaldo

Offline Maquete

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2013, 10:41 »
Eu faria da seguinte maneira: No artcam cria um novo modelo faça dois quadrados como você quer, vá no editor de forma  seleciona o quadrado externo e coloca  altura inicial 5 e adiciona, ele vai subir os 5mm,  depois seleciona o interno novamente no editor de forma.  Dê um ângulo de - 45°, seleciona limitar para altura e coloca altura 5, adiciona, aí vai aparecer a cavidade que você quer.
Desculpa se não está bem explicado, não levo muito jeito com palavras, vou tentar colocar um print.
Abs.
Maquete (Carlos Silva).

Offline gui2001

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2013, 12:41 »
  Dê um ângulo de - 45°, seleciona limitar para altura e coloca altura 5, adiciona, aí vai aparecer a cavidade que você quer.
Maquete (Carlos Silva).

Carlos,  ficou perfeito,  consegui fazer aqui.... obrigado amigo da forma em que você falou

Só ficou uma duvida agora na hora de gerar o percurso,   fiz uma simulação aqui mas ta estranho demais a ferramenta sai comendo 5 mm de uma só vez.....  imagina isso no alumínio o furdunço que seria.

tens uma valiosa dica igual a primeira ?  ficaria imensamente grato.
abraços
Agnaldo

Offline Maquete

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2013, 15:58 »
Não te poderei ajudar muito porque também ainda estou aprendendo, mas vamos ver se consigo passar a informação.
Se começou comendo os 5mm direto, é que não configuraste direito, terás que ir em percursos 3d desbaste em nível z e ai colocar quanto queres desbastar em cada passada, é claro que se desbastar isso de uma só vez a fresa vai para o espaço se for um material duro. E depois ainda tem a parte de usinar relevo.
Se tens o manual em português que estava disponível no fórum, na pagina 140 tem matéria que creio que vai sanar a tua duvida.
Desculpa não te ajudar mais ,como falei estou aprendendo na marra, com a ajuda do manual, dicas que são passadas aqui e também no you tube.Logo aparece alguém mais experiente para te ajudar.
Abs .
Maquete(Carlos Silva).

Offline gui2001

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2013, 17:28 »
Carlos,  já foi de grande ajuda suas duas respostas.
irei fazer uns testes aqui.  obrigado mais uma vez
abraços

Offline velleca55

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2013, 21:57 »
As paredes inclinadas podem ser feitas com o Shape Editor (Modifica da Forma) como disse o Maquete ...

E como disse o Carlos, para conseguir usinar os ângulos, uma fresa com angulo é o ideal, com a estrategia VBIT ...

Isso vai permitir usinagem em 2D mais rápida e com acabamento nos ângulos ... mas isso vai depender de cada particular situação ... às vezes usinar em 3D é a melhor opção, mas nesse caso acho que não ...

Todavia existe no ArtCAM a função  de criar formas com a inclinação que se quer entre dois vetores ... a "Create 3D Blend" ...

Mas porém para ter o controle total das medidas de altura e angulação, o ideal é usar a função "Two Rail Sweep", no especifico a "Extrude" ... usando um perfil com as medidas exatas ...

Offline gui2001

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2013, 23:32 »
As paredes inclinadas podem ser feitas com o Shape Editor (Modifica da Forma) como disse o Maquete ...

E como disse o Carlos, para conseguir usinar os ângulos, uma fresa com angulo é o ideal, com a estrategia VBIT ...

Isso vai permitir usinagem em 2D mais rápida e com acabamento nos ângulos ... mas isso vai depender de cada particular situação ... às vezes usinar em 3D é a melhor opção, mas nesse caso acho que não ...

Todavia existe no ArtCAM a função  de criar formas com a inclinação que se quer entre dois vetores ... a "Create 3D Blend" ...

Mas porém para ter o controle total das medidas de altura e angulação, o ideal é usar a função "Two Rail Sweep", no especifico a "Extrude" ... usando um perfil com as medidas exatas ...


Velleca,  esta sua opção me abriu mais ainda os caminhos,  pois eu fiz uns testes aqui com o simulador  e uma coisa é certa, a ferramenta tem que ser bem apropriada tbm, pois o acabamento que ficou na minha simulação não foi satisfatório não, ou seja, até fiz o furo quadrado cônico, mas as bordas ficaram feito uma escada, aí afinei mais o passo mas demorava 3 meses pra terminar.

De ante mão agradeço muito a sua boa vontade em me ajudar ok,  já estou em débito com voce tbm :-)
Abraços amigo.

Offline velleca55

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #9 Online: 23 de Julho de 2013, 05:49 »
Os planos inclinados tem que ser trabalhados com a devida estrategia ... normalmente com fresas a ponta semi esférica, como as utilizadas na usinagem de relevos ...

Porém no seu caso  tens que optar pela estrategia 2D "VBIT" que produz a parede inclinada in maneira rápida e da acabamento nos ângulos também ...

Mas tem que utilizar uma ferramenta com o angulo do modelo ...

Tem que fazer atenção a como funciona a estrategia, calculando um offset visto que usina dentro do vetor e que no fim nos interessará só uma parte da usinagem ...

Offline danidillen

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #10 Online: 23 de Julho de 2013, 09:05 »
Trabalho com modelos de madeira, todas as peças que faço precisam ter um ângulo de "extração" . Peças grandes, tipo 200 X 150 X 30 mm . Cada usinagem desta, em 3D, demora algumas horas 4 , 5 horas. Isto é normal. As escadas para sumirem uso um passo de 0,1mm para o que preciso funcionar bem com este passo. Acho até que vou fazer uma ferramenta com o angulo que preciso, 3º e 5º, para poder cortar e não precisar usinar em 3D. Estou acompanhando o tópico, pois tenho mesmo problema que você.

Offline velleca55

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #11 Online: 23 de Julho de 2013, 09:51 »
Sim correto a tua posição ... tem que testar para ver ... porém não esquecendo que estamos falando de modelos com desenho chapado, quero dizer, de usinagem 2D na verdade ... mesmo porque com usinagem 3D mesmo com diâmetros mínimos os cantos serão sempre arredondados ... e depois tem o fator tempo ...

Porém são escolhas que está ao operador fazer, quando as situações requererem ...

Faço presente porque o que estamos abordando, não se aplica aos relevos, ou usinagem de formas complexas e descontinuas, sei lá, um retrato, tanto para fazer um exemplo pratico ... quero dizer, diversas de planos paralelos ou perpendiculares, com inclinações regulares e de geometria simples ...

Digo em relação às fresas com perfil a angulo ... podem servir no caso das aplicações citadas mas nas beiras ou la onde o avançamento do modelo permitir o utilizo de estrategias 2D ...

Mas voltando para os exemplos colocados pelo GUI ... deixo una foto do resultado da estrategia VBIT que limpa bem a parede esterna e na interna nos ângulos, não os faz ...
.



Offline velleca55

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #12 Online: 23 de Julho de 2013, 09:53 »
E para finalizar ...

Em vez com a estrategia de usinagem "FEATURE" é possível usinar os ângulos vivos internos também ... mas tuto isso tem que ser testado para verificar se os resultados serão como os pretendidos ...
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Offline velleca55

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2013, 09:59 »
Obviamente aqui temos que fazer uma distinção necessária ...

Nos primeiros exemplos que fiz estávamos CONSTRUINDO um relevo ... e desse relevo poderíamos partir para usinar -los em 3D ... ou só prender o relevo construído por referencia de visualização ...

Em vez nos últimos exemplos que fiz com as varias estrategias de usinagem, usamos só os vetores ...

Importante distinguir as duas coisas ...


Offline velleca55

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Re:Quadrado cônico
« Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2013, 10:19 »
porque não utiliza uma frese cônica com o angulo desejado?
Quanto aos cantos tem mesmo que ser com os vértices aguçados?

E como disse o Carlos, para conseguir usinar os ângulos, uma fresa com angulo é o ideal, com a estrategia VBIT ...

Aqui também precisaríamos de um esclarecimento técnico ...

As fresas usadas nos meus exemplos, são ferramentas com ponta ... tipo essas da foto ...

Podem ser ferramentas para gravar com ponta (sem ponta na verdade) ou ferramentas de perfil com ângulos determinados e sempre sem ponta (ponta a zero) ...

As estrategias funcionarão somente se si utilizam fresas com o mesmo angulo no qual os percurso foram criados ... isso ache que da par entender que não pode ser diferente ...

O que pode mudar é o diâmetro da ferramenta ... ou seja, as grandes servirão para usinar espaços menores do seu mesmo diâmetro ... e as pequenas também poderão ser utilizadas nos vetores de abertura maior do seu mesmo diâmetro com o utilizo de mais passadas, uma vez que na edição da ferramenta se impostar o afundo e "Z" e passo lateral de acordo ...
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« Última modificação: 23 de Julho de 2013, 10:23 por velleca55 »

 

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