Olá dandrade,
Conforme o F.Gilii e o Jorge_BH falaram, você pode alterar manualmente o ponto inicial nos vetores (entrada/ saída da ferramenta) tanto da forma como apresentado, como de uma maneira, digamos, "mais burocrática" que seria indo no menu assistente, com a ferramenta edição de nós selecionada, você clica sobre o vetor, depois da um clique com o botão direito no nó que estiver mais próximo do ponto em que você quer que a ferramenta entre e selecione a opção ponto inicial.
Uma outra forma que eu uso para diminuir o deslocamento da máquina no "vazio" e que, normalmente ajuda bastante é: na janela de edição do percurso no menu opções, tem a opção "sequëncia de corte", por padrão já está como "Otimizar" basta clicar na seta para baixo e desmarcar a opção "fixar pontos iniciais" depois mandar recalcular o percurso. Ele vai gerar os pontos de entradas e saídas da ferramenta o mais próximo possível de forma automática.
Referente a sua pergunta de como organizar os percursos, vou dar minha opinião pessoal, aproveite o que servir...
Se a ferramenta for sempre a mesma, para todos os cortes, eu faria 3 percursos:
o 1º para cortar a parte interna da grade. Uma observação, se as "palhetas" da grade forem muito finas, eu usaria o sentido de corte discordante, pois ele não força tanto o material durante o caminho da ferramenta, somente no ponto de saída.
o 2° para cortar o "funil"
e por último, o 3º para cortar as "linhas" superior e inferior.
Gostaria de ressaltar que é uma opinião pessoal, pois, da forma como o Cientista13 e o Jorge_BH apresentaram a solução vai funcionar igualmente (quem sabe muito melhor até).
Sobre alterar a ferramenta de forma global sem precisar recalcular os percursos, não conheço nenhuma maneira de fazer isso em percursos gerados através dos programas CAM (me corrijam se estiver falando bobagem), pois, quando o programa gera o caminho da ferramenta (toolpath) ele já calcula todos os pontos e distâncias com base no perfil da ferramenta selecionada na hora de criar o percurso (diâmetro e formato da ponta).
A única forma que eu conheço de alterar apenas o diâmetro da ferramenta sem precisar recalcular o percurso, seria se a programação fosse feita diretamente no software de comando da máquina aí sim, você poderia alterar o diâmetro da ferramenta na tabela de ferramentas e corretores do software de comando, o que não se aplica neste caso.
Mas, uma dica que pode ser útil, se você não quiser diminuir a quantidade de percursos ou se o PC demora um pouco para calcular,
1º crie a ferramenta ou edite uma de acordo com o que você precisa: diâmetro, formato, parâmetros de avanço, rotação, etc (Conforme já mencionado pelo Jorge_BH
2º altere a ferramenta em todos os percursos em que for necessário selecionando a que você criou/editou
3º mande recalcular todos os percursos de uma única vez com a opção "calcular percursos em lote".