eu sei quase tudo sobre ARTCAM quem quiser perguntar eu responda
Uso o ArtCam Pro 2008 e tenho duas dúvidas. Agradeço muito se alguém puder me auxiliar.
Utilizo usinagem em 2D e gero o arquivo *.tap ( em arc mm.) para ser usado no Mach3.
Como faço para:
1 - Fazer com que, no final da usinagem, o carro não retorne ao ponto inicial (x=0 y=0 z=0) e sim permaneça exatamente no ponto em que terminou.
2 - Como manter constante a velocidade máxima de avanço por todo o percurso, pois durante uma reta essa velocidade é a máxima conforme configurada na ferramenta, porém durante as curvas essa velocidade é bastante reduzida.
Agradeço qualquer ajuda doa amigos.
Grato. Victor
Já conseguiu sua resposta?
Uma maneira mais simples do motor parar onde vc quer na mesa é configurar seu ponto inicial com as coordenadas desejadas.
Se vc não souber (sempre dando uma maneira mais simplificada) onde fica o seu ponto final de trabalho, gere um G-code e vá até a linha (lá no final do arquivo.tap) e veja sua ultima posição e coloque ela na caixa de diálogo do Artcam quando for setar o trabalho.
Quando a maquina rodar ele vai sair do seu ponto inicial "de ajuste" podendo ser no certo ou de algum dos 4 cantos, irá até este ponto escolhido e então irá para o ponto inicial do trabalho e irá até esse ponto final determinado, mas não esqueça de fazer o Z ir ao ponto de segurança e não faze-lo parar lá embaixo no trabalho.
A outra forma que eu conheço é modificar o próprio G-code identificando onde estão os pontos iniciais e finais e alterando-os.
Para esse caso vc deve estudar um pouco mais as principais funções. Normalmente junto com o manual do programa vem uma lista dos G-Codes e o que eles fazem.
Sobre as curvas com redução vc esta usando o Tap Arc. Essa extensão faz isso mesmo. Use o tap normal Acho que Tap mm como deve estar lá.
Se isso continuar acontecendo coloque no seu G-Code na segunda linha se eu não me engano, mas caso não funcione eu dou uma vasculhada aqui pois só usei uma vez, o código G64 P0.1
Isso corta o freio nas curvas.