Salve!
Mais algumas considerações sobre o Silo e Z-Brush.
Silo O Silo conta com ferramentas voltadas principalmente para modelagem poligonal low poly e permite manipular linhas, vértices e polígonos com absoluta precisão no espaço físico. Assim como o Z-Brush trabalha com subníveis de divisão de malha também podendo manipular milhões de polígonos através da ferramenta "Paint displacement" que é altamente customizável permitindo criar infinitas variações inclusive usando imagens de modo similar aos alphas no zbrush. Possui uma interface intuitiva, minimalista e altamente funcional, anos luz a frente de aplicativos similares.
É simplesmente o melhor naquilo que se propõem.. "modelagem low poly". Extremamente leve, não anima, não renderiza, não lava e não seca. Não vem com uma infinidade de opções que no fim nunca seriam usadas por quem quer apenas criar um modelo para fresar.
Exporta direto para o formato STL.
Uma das funcionalidades mais impressionantes do Silo é a função "
Soft select" que consiste num modo de seleção onde é possível estender a seleção dos vértices usando o scroll do mouse, ao expandir a seleção o efeito da ação sobre os vértices mais afastados se dilui permitindo alterar a forma e posição de elementos na malha com um mínimo de distorção.
O único contra ao meu ver é a instabilidade em ambiente windows (o que não é instável nesse ambiente rsrsrsrs) no Mac fumega bem melhor. É comum o aplicativo dar crash em operações booleanas, e com o uso de algumas ferramentas como "cut" e "merge" por isso recomento manter o hábito de dar um Ctrl+S no fim de cada alteração importante e ir salvando com nomes diferentes durante a evolução do projeto. Recomendo também definir o tempo de salvamento automático para 5 min ou menos.
Glen's Silo Fundamentals - Part 4 of 11 (The video's owner prevents external embedding)
Z-Brush O Z-Brush conta com ferramentas voltadas principalmente para modelagem orgânica e manipulação de grandes massas poligonais . Trabalha com subníveis de divisão de malha e possui um arsenal de pincéis predefinidos . Possui uma interface funcional apesar do inevitável excesso de menus, botões, etc.
Em termos de modelagem orgânica é o melhor aplicativo do mercado. Como o aplicativo se destina ao mercado de modelagem profissional (largamente utilizado nos estúdios de animação e games do mundo todo) vem com muitas funções que não são necessárias para a modelagem de arquivos para fresar. Para a modelagem de detalhes finos é necessário trabalhar em níveis de divisão elevados o que exige que se tenha um hardware razoável.
Não possui exporter nativo para o formato STL, requer a instalação de um plugin (gratuito) para desempenhar essa função.
Outra característica do Z-Brush também não muito explorada pelos artistas de relevo é o Projection Master. Que confere ao Z-Brush características de modelagem sililares ao ArtCam e Vectric pois permite projetar sobre um plano um objeto tridimensional ou mesmo uma imagem 2D transformando-a em relevo.
O principal contra ao meu ver, é inabilidade nativa do aplicativo trabalhar como modelagem poly-by-poly tradicional. Não há ferramentas/manipuladores para editar vértices, linhas e faces. Algumas ferramentas vem se aperfeiçoando para contornar esse problema como significativas melhorias na criação de malhas básicas usando ZSpheres e o Shadowbox, mas no fim das contas, a maioria dos utilizadores ainda preferem criar uma malha base em outros aplicativos para a modelagem high poly no Z-Brush.
Recomendo que vejam todos os tutoriais da série (Architectural Techniques).
Abs.
Paulo Marcos G. Bubolz
----------------------------------
Design libertário / Arquivos gratuitos para corte/usinagem