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SOFTWARES => Software CAM - Geral => Art-Cam => Tópico iniciado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 13:50

Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 13:50
Desenho proposto pelo Paulo:
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 14:09
Nota:

Estou fazendo "on the fly" e pode ser que não dê certo de cara ou que haja outro método mais simples ou mais funcional...

NOTA: o que interessa é o procedimento, que serve para praticamente qualquer trabalho...

Arquivo - Novo...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 14:12
Para inserir a imagem que eu quero, eu "copiei" direto a imagem aqui do Forum, e "colei" na tela do ArtCam... (Botão direito do Mouse)
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 14:17
O desenho é posicionado na área de trabalho...

Não importa agora o tamanho - ele poderá ser alterado depois, quando for transformado em vetores...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 14:25
Para começar a criar os vetores, ajuste a visualização da tela com o zoom (a seu gosto)

- com a ferramenta "Criar Estrela", clique no centro (aproximado da entrela) e arraste o mouse até uma das pontas do desenho

- solte o mouse, e clique novamente para fazer o interno da estrela arrastando o cursosr até o interno da estrela...

- para terminar, clique em "criar" e "fechar"
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 14:34
Para fazer as outras estrelas, voce pode repetir o procedimento ou "Copiar - Colar"...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 26 de Abril de 2007, 15:22
Fabio,

estou acompanhando o tutorial atentamente, o simbolo você vai fazer tambem?
Desculpe a pergunta é que eu estou ancioso.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 15:38
Pode-se usar as ferramentas de criação de vetores para fazer as demais partes do desenho...

Por exemplo, mostro aqui como se faz a corda, que aliás não ficou muito bem, mas o que interessa é a idéia...

Eu fiz um gomo da corda e uma curva (na imagem com fundo amarelo dá para ver melhor...)

Usando o comando "Colar ao Longo da Curva", o desenho é reproduzido e o efeito pode ser visto nas imagens finais...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 16:22
durante a fase de desenho...(farei alguma coisa mais completa - isto é só para testar)
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2007, 16:44
Em 3D como é que ficaria...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 26 de Abril de 2007, 16:52
Fabio,

está ficando bom, já tenho bastante lição de casa pra fazer.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 26 de Abril de 2007, 16:55
Fabio,

vou dar uma desligar o PC, tá caindo o maior temporal, volto logo que passar.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Landa em 26 de Abril de 2007, 19:27
Paulo,

O jeito que o Fabio mostrou é para mim o preferido, pos você tem um controle maior sobre o trabalho.  Trabalhar com vetores é o melhor.

Mas para trabalhar com relevo tambem podemos fazer diretamente com a imágem, podemos usar a ferramenta sculping para refinar o desenho , ou aumentar e diminuir a escala do relevo.  (Às vezes tambem é mais facil passar para vetor)
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 26 de Abril de 2007, 20:19
Landa,

eu gostaria de ter o contrôle que o Fabio tem com o ArtCam e todos os outros programas, então pra mim se torna tudo mais dificil, mas eu não deixo de tentar, agora gostaria  que você me desse um passo a passo como que eu com uma figura como você colocou no ArtCam chegar até a imagem 3D, como você chegou, juro que tentei varias vezes e não consegui.
Vou dar uma saidinha agora,mas volto logo se você puder dar esta dica eu agradeço.
Título: Excelente
Enviado por: Will em 26 de Abril de 2007, 21:04
Bem o desenho é de muito mal gosto huahauahua mas o tutorial é excelente,tive muita diculdade para usar o artcam,tinha as video aulas se não me engano do site,mas não consegui assimilar bem.Porém esse tuto fico excelente.
 :P
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 27 de Abril de 2007, 09:47
Paulo,

É o que eu disse no começo - há várias maneiras de fazer o trabalho...

A forma proposta pelo Landa com certeza é uma delas, e provavelmente é um pouco mais simples de ser implementada...

A forma que eu propus é mais trabalhosa e mostra algumas possibilidades de uso das ferramentas do programa...

Assim que tiver mais tempo, eu continuo com o tutorial...

Nota: só uma consideração - o desenho gerado pelo método do Landa foi um "baixo relevo", enquanto que eu mostro um "Alto relevo"...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Landa em 28 de Abril de 2007, 15:00
Paulo,

Nas figuras que eu coloquei, está todo o tutorial, clica nelas para ampliar, que o mouse esta gravado para voce ver aonde foi clicado para gerar o 3D.

De qualquer maneira:

Abra o Artcam.

Selecione Create model from Image.  Vai abrir uma janela, selecione a figura desejada.

Depois de selecionar a figura, aparece uma janela para você selecionar o tamanho do trabalho (Image Size)

Pronto...aparece a imagem na janela 2D, selecione a janela 3D (canto superior esquerdo)
O modelo em 3D já aparece pronto para voce!

Se voce quiser mudar a escala, clique em escale relief, se quiser inverter de baixo relevo para alto relevo clique em Invert relief Z only, se quiser deixar a imagem mais suave clique em Smooth relief, etc... é só brincar!

Mais uma vez digo: eu prefiro transformar tudo para vetores, mas algumas peças este metodo funciona muito bem...e sem esfôrço.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 28 de Abril de 2007, 15:23
Landa,

obrigado por responder, é eu me precipitei e coloquei o post, mas depois que ampliei a imagem eu vi os caminhos que você tinha percorrido, mas valew.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 01 de Maio de 2007, 22:42
Fabio e Colegas,

consegui criar os vetores no ArtCam, só que salvei em extensão .art, e agora não consigo sair disso, quer dizer não conigo criar o Relevo, al guem poderia ajudar este pobre sofredor.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 01 de Maio de 2007, 23:35
Eu Até que tentei abrei, mas a minha versão é a 8.1, ai não abriu.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 02 de Maio de 2007, 10:28
Paulo,

Eu não tenho a versão 9 do ArtCam...

Tem como salvar na 8?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 16:06
Fabio e Lolata,

não consigo salvar na versão 8.1, veja até a onde cheguei e não consigo criar relevo.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 02 de Maio de 2007, 16:26
Paulo,

Não conheço ainda esta versão, mas se voce (ou o software) já fez o traçado dos vetores (e me parece que já estão feitos, voce deve agora começar a criar os relevos conforme desejar...

Para isso, por exemplo selecione 1 estrela com o botão esquerdo do mouse - clique depois com o botão direito e selecione o comando "Editor de Relevo"...

Pera que eu vou copiar uma tela dele e já posto aqui...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 02 de Maio de 2007, 16:56
Paulo,

Estou sem tempo para fazer um tutorial decente e para terminar este que começei...

Se seguir a descrição dos comandos acima, vai ter algum resultado como este exemplo da estrela:

- relevo Plano - onde se usa para criar por exemplo um patamar (no caso do anel onde está o texto

- relevo angular - para fazer o efeito de arestas inclinadas...

- relevo circular - para fazer relevos de seção circular (calotas)

Dica: eles podem ser em "alto relevo" (e o valor que se digita na janela deve ser positivo) ou em "baixo relevo" (o valor negativo)
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 16:58
Fabio,

tô perando.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 17:00
Fabio,

você foi mais rapido que eu não tô perando mais., obrigado., já vou tentar fazer e coloco o resultado em seguida.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 17:23
Fabio,

Mestre dos Mestres, mais uma vêz obrigado, veja já começou a tomar forma a coisa.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 17:43
Fabio,

o que fazer quando aparece esta mensagem.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Landa em 02 de Maio de 2007, 17:57
Metendo o bedelho, mas Paulo, isso quer dizer que voce tem algum vetor cruzando com outro! Neste caso o Artcam não faz nada do que você pediu.  Amplie os vetores, veja aonde esta o problema e corrija.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 18:05
Landa,

quer dizer que eu não posso cruzar linhas é isso?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Landa em 02 de Maio de 2007, 18:17
Perfeitamente, não deve haver vetores cruzados.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 02 de Maio de 2007, 18:30
Paulo,

Para te ajudar a detectar vetores com problemas, o ArtCam tem uma ferramenta - é aquela "Cruz Branca em fundo Verde" que tem do lado do ícone da SETA do lado esquerdo...

Selecione o vetor (ou vetores) que deseja e aperte este botão...

Vai aparecer uma tela que tem um botão de "Identificação" - se houver vetores com problemas, ele desenha um circulo em volta para assinalar o ponto do defeito.

Voce sai da tela - tenta usar a ferramenta de "Edição de veotres" que está do lado DIREITO do icone da SETA e tenta arrumar o vetor.

Dica: se ele der uma mensagen de erro ou o botão estiver desabilitado, é porque o vetor está "Agrupado" - desagrupe o vetor e tente de novo...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 02 de Maio de 2007, 19:21
Landa e Fabio,

obrigado, eu ainda aprendo a mexer nisso, ainda sou jovem :lol:
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 02 de Maio de 2007, 23:19
Eu não quero atrapalhar nem tirar a atenção do Timão em 3D do nosso amigo Paulo, eu tambem quero o arquivo depois de pronto.
Se for o caso nosso amigo Fabio joga eu p/ outro canto.
Minha filha está fazendo faculdade de arquitetura, eu já andei fazendo umas coisas p/ ela na minha maquininha.
Mas hoje ela chegou com um desafio p/ mim fazer, eu sei que a maquina é capaz, mas eu não sei como chegar as vias de fatos.
Ela fez o levantamento topografico de um terreno e agora quer que eu faça esse terreno em 3D, eu sugeri p/ ela em recortar varias madeiras e colocar uma sobre a outra, assim fariamos os degraus do terreno, não convenci.
Alguem tem alguma dica de como fazer ?
Segue a planta do terreno, cada linha em um desnivel.
Um Abraço
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: cientista13 em 02 de Maio de 2007, 23:37
Lolota

Manda uma patrola nivelar o terreno que qualquer tábua serve

Tentei abrir o teu terreno, mas num deu não, o cadeado deve estar enferrujado, brincadeira. minha versão do autocad não abre (incompatibilidade de versão) e no artcam da falha.

Salva numa versão mais antiga, que "nóis véio do jeito que semo só sabemo usá coisa véia" tipo a versão do autocad que uso é 2001.

Ou manda em dxf.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 02 de Maio de 2007, 23:45
Segue o arquivo DXF
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: viumau em 03 de Maio de 2007, 01:45
Amigo Lolata baixe o software chamado wintopo, e ele vai te dar a topografia em dxf, ok... :twisted:
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 03 de Maio de 2007, 07:27
Caro Vilmau
Eu baixei o programa agora de manha, dei uma fuçada, mas não a maneira de fazer a topografia em 3D, poderia me dar ums dicas ?

Obrigado.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 03 de Maio de 2007, 08:26
Lolata,

O que voce quer fazer?

Representar o terreno em 3D num programa ou gerar um terreno em madeira na sua máqiuna?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 03 de Maio de 2007, 08:31
Fabio,
Quero fazer o desenho em 3D na madeira, conforme as camadas
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 03 de Maio de 2007, 08:33
Lolata,

Quais as alturas de cada nível?

Sua filha deve saber...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 03 de Maio de 2007, 08:36
Vou fazer com 2mm cada nivel
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 03 de Maio de 2007, 08:39
Uma última pergunta, pois me confundí...

O terreno que ela quer deve ser em curvas de nível (degraus) ou ela quer uma miniatura do terreno, como que "antes" da terraplanagem? :)
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 03 de Maio de 2007, 09:24
Lolata,

No ArtCam:

- Crie 1 espaço do tamanho que desejar
- Importe o arquivo em DXF por exemplo
- Desagrupe as curvas
- Com o "Editor de Relevo" selecione cada curva e informe a altura (2cm)
- clique em "Adicionar"
-Veja o resultado na janela 3D...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 03 de Maio de 2007, 09:26
A outra maneira de fazer é separar cada curva, e gerar um caminho de ferramenta para economizar o trabalho.

Como são 12 curvas, seriam 12 placas cortadas cada uma com uma das curvas - depois é só empilhar e colar uma na outra...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 03 de Maio de 2007, 20:10
Fabio;
Agradeço o empenho.
Eu fiz o trabalho recortando as 12 placas, mas minha filha queria saber se dá p/ fazer em 3D, mas ela não queria que aparecesse os degraus, queria que ficasse igual a um terreno mesmo.
A unica ideia que eu tive foi de fazer as 12 placas e depois com massa corrida eu igualar as partes para ficar parecendo um terreno.

Um Abrço.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 03 de Maio de 2007, 20:15
Citação de: "lolata"
 ela não queria que aparecesse os degraus, queria que ficasse igual a um terreno mesmo.


Lolata,

é perfeitamente possível, basta criar uma superfície no CAD e exportar um STL ...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 03 de Maio de 2007, 20:37
Obrigado Sr Jorge.
Eu pensei que poderia fazer isso direto no Artcam.
Vou tentar da forma que voce disse.
Obrigado
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 09:22
Alguem pode colocar o arquivo .RAR  em .ZIP??
Não consigo desconpactar RAR e gostaria de testar no Microstation.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 04 de Maio de 2007, 09:29
Dxf "zipado"
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 10:13
Citação de: "rgallas"
... gostaria de testar no Microstation.

Tentei enviar o DGN mas a extensão não é permitida ...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 10:22
Citação de: "rgallas"
... gostaria de testar no Microstation.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 10:33
Jorge;
Qual versão do seu Microstation? Não consegui abrir o arquivo.

Importei o arquivo DXF mas as linhas de relevo não são linhas e por isso não consigo transformálas para "Complex Chain".

Fábio;
Você tem como "Explodir" estas linhas de relevo no DXF antes de mandar o arquivo?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 04 de Maio de 2007, 10:42
Roque,

Eu tentei dar um "Explode" com o Rhino, mas aí transforma num monte de vetores - é isso que voce quer?

Se não me engano dá para "desagrupar" este DXF - se não funcionar, eu explodo e mando...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 10:46
Citação de: "rgallas"
Jorge;
Qual versão do seu Microstation? Não consegui abrir o arquivo.

Roque, minha versão é a 2004, vou tentar salvar como versão v8.

Citar
Importei o arquivo DXF mas as linhas de relevo não são linhas e por isso não consigo transformálas para "Complex Chain".


Eu mandei o arquivo DGN pq sabia que vc ia se deparar com essa dificuldade. Vc tem que usar DROP ELEMENT e depois CREATE COMPLEX SHAPE ...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 04 de Maio de 2007, 10:47
Jorge,

Tem como postar uma imagem para eu comparar com o Rhino???
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 10:50
Fábio;
Só abro o DXF no Microstation e não consigo desagrupar.

Jorge;
Uso a versão 1998 nem adianta mandar.
Você não conseguiu fazer o relevo??

Dar o DROP ELEMENT tudo bem mas cada linha é feita por centenas de elementos que precisam ser explodidos pra depois criar o shape e não quero fazer isso, vou ficar o dia todo . E o DROP ELEMENT não usa Fence.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 04 de Maio de 2007, 10:52
Roque,

Já vou mandar o DXF explodido...vou para o Ruindows e já te mando
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 10:59
Salvei como DWG, tente importar ...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 11:03
Citação de: "rgallas"
Uso a versão 1998 nem adianta mandar.
Você não conseguiu fazer o relevo??

Poderia exportar como v7, mas não fica bom, preferi exportar pra DWG.
Consegui.

Citar
Dar o DROP ELEMENT tudo bem mas cada linha é feita por centenas de elementos que precisam ser explodidos pra depois criar o shape e não quero fazer isso, vou ficar o dia todo . E o DROP ELEMENT não usa Fence.


Eu fiz assim: coloquei cada curva em seu nível, pra evitar confusões na hora de reagrupar. dropei e mandei fechar em modo automático, extrudei. pronto.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 04 de Maio de 2007, 11:05
Terreno Desagrupado.zip

Terreno Explodido.zip
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 11:08
Jorge;
Meu Microstation é muito velho. Deu "Unsuported Filed Version".
Se não me engano só abro DWG da versão 14 pra baixo.

Usei o Volo View e ví que você fez níveis "chapados".
Coo você transformou a curva de nível em algo compreensível?
Ficou Dando DROP ELEMENT em tudo??
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 11:32
Roque, dropei cada curva e voltei a fechar. Isto para contornar alguma incompatibilidade que impede a extrusão perfeita. Sem isto, a extrusão ocorre apenas nas bordas. São apenas 12 curvas, é rápido e fácil.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 11:35
Fiz um teste rápido criando linhas novas sobre as anteriores apenas na paarte central do desenho.
Coloquei 2 unidades de altura entre cada curva.
Criei superfícies a partir destas linhas e ficou deste geitão aí:

Se tiverem um arquivo em DXF apenas com linhas dá pra fazer tudo.
Sei que o desejado não é a foto mas posso exportar a superfície ou tentar criar um sólido a partir da superfície.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 11:36
Ficou assim:
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 11:37
Jorge;
Na minha versão eu preciso dar centenas de DROP ELEMENT em cada uma das curvas.

Tente salvar este arquivo para versão 98 (ME ou J) e postar.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 11:41
Eu inverti as curvas, fiz ao contrário do Jorge.

Eu fiz uma montanha e ele fez um vale. hehehehe dependendo de quem olha... de cima pra baixo ou de baixo pra cima.

Mas que tá invertido tá....
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 12:04
Citação de: "rgallas"
... Eu fiz uma montanha e ele fez um vale ...


Roque, o Lolata que que confirme, mas eu observei a erosão do terreno pra deduzir o relevo ... creio que a minha representação é a correta ... he, he, he ...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 16:31
Também acho.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 16:44
Jorge;
Você não consegue exportar pra versão ME ou J???
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Maio de 2007, 17:09
Citação de: "rgallas"
Jorge;
Você não consegue exportar pra versão ME ou J???

Não. Consigo salvar pra v7. Veja aí como fica, aqui não importa corretamente os sólidos, o uS quer converter pra v8 ...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 04 de Maio de 2007, 17:10
Fábio
não tinha visto o arquivo desagrupado que voce colocou.

Com ele eu estou conseguindo o que queria.
Depois vou postar aqui a superfície.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: lolata em 04 de Maio de 2007, 18:25
Nosssa, eu pensava que ia ser facil fazer o terreno em 3D, agradeço ao pessoal pelo empenho, o terreno é como o Jorge disse, é uma erosão, o que eu não queria é que aparecesse as camadas.
Obrigado pessoal pela ajuda.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 04 de Maio de 2007, 18:37
Lolata,

Calma - estamos preparando uma visão de como ficaria para evitar a erosão...

Só tá complicado de encontrar uma escala decente para colocar as árvores :)
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: rgallas em 07 de Maio de 2007, 09:36
Fiz o terreno em dois processos diferefentes para transformar em superfícies: Através de uma rede e informando 4 lados da superfície em cada um dos níveis.

Comparativo dos resultados abaixo.

Poderei postar as superfícies em algumas extensões pra poder rodar em algum CAM. É só pedir.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 07 de Maio de 2007, 18:33
Fabio,

eu criei os vetores, mas não consigo criar todos os percursos, hora ta dando vetor aberto, hora intersecção não sei das quantas, gostaria que você tentasse e vê se consegue criar os percursos e salvar em g-code, eu salvei o arquivo na versão 8.1 do ArtCam
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Sepé Tiaraju em 07 de Maio de 2007, 20:26
Citar
Minha filha está fazendo faculdade de arquitetura, eu já andei fazendo umas coisas p/ ela na minha maquininha.
Mas hoje ela chegou com um desafio p/ mim fazer, eu sei que a maquina é capaz, mas eu não sei como chegar as vias de fatos.


Boa noite pessoal, è minha primeira participaçaão neste forum, e ja deu para notar que há um ótimo clima  de camaradagem e respeito entre os participantes,  sem falar no alto grau de conhecimento .Parabéns aos organizadores.
     Mas vendo o problema  do companheiro sobre a maquete da topografia do terreno,  a poucos dias atrás fiz umas experiencias interessantes, que veem bem ao encontro deste tema,Ao invés de  colocar dremmel na frezadora, fixei um soldador de estanho com uma uam espécie de agulha de latão anexada na ponteira isso feito para cortar isopor , e corta que é uma beleza, bom para se testar percursos antes de se atacar o material definitivo, fazer letreiros, Maquetes, sem barulho sem sujeira,e sem desgaste de ferramentas, Claro que isso é o início temos que acertar velocidade, temperatura ideal, etc etc mas é para refletir. vão aí algumas fotos da idéia.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Sepé Tiaraju em 07 de Maio de 2007, 20:29
como que se faz para enviar fotos?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 07 de Maio de 2007, 20:43
Fernando Rocha,

Para anexar fotos, voce deve usar o botão "Responder" em cor de laranja aí em baixo, e não a janela de resposta rápida...

Ali dentro da nova janela que vai sse abrir, voce encontrará os comandos para "Anexar Arquivos"...
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 07 de Maio de 2007, 20:44
Paulo,

Você está com sorte - estou neste momento no Ruindows, e vou dar uma olhada no seu arquivo agora! :)

O que você quer?

Criar apenas percursos ou criar relevos???

Se forem só percursos, quais as ferramentas que voce quer usar e quais velocidades de avanço?

Vai cortar em que material?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 07 de Maio de 2007, 21:07
Fabio,

eu quero usinar este destintivo no mdf, vou usar uma fresa de 3mm de 1 corte para usinar as partes maiores e uma outra ferramenta cônica para as letras e pequenos detalhes agora não sei qual que eu deva usar percursos ou relevo me dê a dica, outra coisa a ferramenta cônica vou tentar fazer eu tenho u bedâme redondo de 6mm HSS, sera que vai dar pra fazer estes detalhes?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 07 de Maio de 2007, 21:16
Fabio,

minha maquina trabalha legal com F750 do ArtCam.
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: F.Gilii em 07 de Maio de 2007, 21:17
Paulo,

Na minha forma de ver há duas maneiras:

A mais simples é usando as linhas (vetores) do desenho para criar os percursos da ferramenta - o resultado serão apenas cortes (em baixo relevo com os contornos...

A maneira mais complexa é criando um "relêvo" - mais ou menos como aquele que eu estava desenhando, e que aparece em amarelo na imagem abaixo...
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Enviado por: F.Gilii em 07 de Maio de 2007, 21:42
Paulo,

Vou judiar de você um pouco...

Agora só amanhã que vou mexer nesse troço - hoje estou só o pó da rabiola... :)
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Enviado por: Paulo em 07 de Maio de 2007, 21:43
Fabio,

gostei da segunda opição(relevo), mas como chego ao g-code saindo da tela amarela?
Quais seriam os passos a seguir?
Título: Tutorial - Relevo no ArtCam
Enviado por: Paulo em 07 de Maio de 2007, 21:45
Fabio,

vai descansar amigo, você merece, boa noite e até amanhã.
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Enviado por: rgallas em 08 de Maio de 2007, 10:53
Olá Fernando;

Fiquei curioso com sua máquina. Não conseguiu postar as fotos??
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 19:00
Desculpe a demora mas estou meio atrapalhado com os procedimentos, aí vao as fotos
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 19:24
mais foto
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 19:35
Rgallas finalmente consegui mandar as ditas fotos
, observe, que contra a luz dá um  efeito interessante qdo nao corta totalmente  o isopor. E aquelas cadeiras feitas com forminha de massa que  é um ótimo material e é de grça .Claro que é apenas uma experiencia e deve ser complementada com a imaginação de todos. Porquê fazer o complexo é barbada, o difícil é fazer o simples.
um abraço a todos.
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Enviado por: F2S em 08 de Maio de 2007, 21:41
Fernando,

Interessante a idéia, criativa.

Suponho que você deva ter enfrentado a necessidade de adaptação a essa técnica, nos relate como foi. A ferramenta chega a tocar o isopor, qual a ponta utilizada ( você adaptou alguma), como você calcula a profundidade de penetração da ponta ou da ferramenta propriamente dita no material.
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 22:23
Na verdade F2s foi o problema de morar em apartamento e nao poder fazer muito,muito, muito ruido, aí que pintou a idéia e até porque já estava cansado de testar percursos somente com canetinha esferografica, sem, praticamente, ver o eixo Z funcionar. Mas tem mais coisas interessantes , Transformei a mesma maquininha num cortador de isopor com fio quente e fiz peças perfeitas, Veja só a idéia, não sei se alguem já fez, pelo menos não vi.  Fiz uma armação em forma de U e coloquei um pedaço de resistencia de soldador que estava danificado, aquela que vem enrolada dentro. coloquei no eixo z e veja o resultado, nao precisou nem de testes, saiu cortando perfeito. vou postar umas fotos do que fiz, agora nao tenho ela montada, se tiver interesse eu as monto para tirar umas fotos.Em tempo as pontas que testei foram, agulhas em latão, cobre, mas oque mais se adaptou foi uma agulha de aço destas de costurar que eu filei da esposa e quanto a velocidade, temperatura, profundidade tá tudo em aberto pois meus testes duraram apenas dois dias, imagino que deveriamos ter uma espécie de rostato para  controlar atemperatura.  Um abraço
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 22:48
veja como transformar sua cnc em um cortador de isopor com alta resolução em uma  lição e duas horas de trabalho, se der.
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 22:53
para o companheiro Lolata que tem a filha Fazendo arquitetura veja coma da para fazer as maquetes volumétricas das propostas.
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 08 de Maio de 2007, 23:04
F2s
Espero ter respondido suas dúvidas, e tenho que acrescentar que o que fiz foram testes rápidos, foi ter a idéia, por em prática sem segundo teste, tudo que vc ver aqui são as primeiras e únicas peças, portanto nescecitando de aperfeiçoamentos que espero venhan os colegas que tiverem interesse a contribuirem. Qualquer dúvida ou esclarecimentos solicitem. Um abraço a todos
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Enviado por: rgallas em 09 de Maio de 2007, 07:52
Parabéns Fernando;
Também moro em apartamento e o ruído é um dos impecílios de montar uma criatura. Sua idéia foi ótima ainda mais que seu objetivo, pelo que entendi, não era cortar isopor e acabou achando uma nova aplicação através da adversidade. Show.

Este sistema de resistência por fio pra cortar isopor é usado pelo pessoal que trabalha com aeromodelismo, você já deve ter visto aqui no fórum mesmo.
A propósito, de onde você é?
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 09 de Maio de 2007, 09:29
Obrigado meu caro
Sim, ver eu vi, porem com CNC construidas especificamente para isso, ja o que fiz foi uma espécie de acessorio para vc colocar facilmente em qualquer uma cnc caseira.Com custo praticamente zero. O interessante é qvc pode cortar peças para fundiçâo tipo ¨isopor perdido¨. Claro que o tamanho das peças vão se limitar ao tamanho de sua Cnc.Porem te garanto o corte é perfeito.

Ha!. sou de Soledade tche! Aqui em cima da serra, terra das pedras preciosas e de mulher bonita barbaridade.


provérbio oriental
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Há muitos que choram porque as rosas dão espinhos, há outros mais sábios que sorriem porque os espinhos dão rosas.
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Enviado por: rgallas em 09 de Maio de 2007, 16:25
Mas Báh Tchê bagual

Soledade deve tá frio até pros cuscu. Já tirou o pelêgo do armário?

Se fizer frio tú liga tua cnc com o ferro de solda e fica bem pertinho...hehehe
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Enviado por: F2S em 09 de Maio de 2007, 21:14
Olá Fernando,

Gostei bastante do resultado das suas experiências, como você mesmo disse, o interessante é a idéia da ferramenta como um acessório para instalar nas CNC's. Parabéns!
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Enviado por: Sepé Tiaraju em 09 de Maio de 2007, 23:38
E aí fabio tudo dez.
Pois é meu caro, fico contente que tenham gostado da idéia, isso é só o pontapé inicial e certamente agora com acontribuiçao e o conhecimento de todos a proposta será tocada adiante.