...Eu acho que hj o forum mudou muito, o pessoal parece que não quer mais compartilhas as coisas, as duvidas, os progressos, muitas veses o pessoal novo me manda MP, perguntando coisas basicas, é claro que se procurar no forum ele acha, mas ele é novo e desconhece as ferramentas, seria interessante postar suas duvidas, assim volta-se as discusões antigas e os novos aprendem.
Esse mesmo sentimento era percebido por mim. Não sou antigo, no forum como você, mas quando ingressei parece que havia mais participação dos usuários.
Se posso dar uma opinião, eu acho que isso se deve ao tamanho que o fórum chegou e à forma que ele é dividido.
Acredito que para muitos que frequentam este espaço a algum tempo já se acostumou como as coisas funcionam,mas os que vem chegando ficam meio perdidos.
Acho que seria interessante se os mais antigos voltassem a ensinar a pescar e não apenas responder às questões dos mais novos.
Havia pensado em abrir um tópico sobre esse fato, mas como você sabe, é um assunto muito melindroso...
Delicado sim - mas se sentem necessidade de discutir algo nesse sentido, não vejo porque não...
Eu mesmo terei dificuldades em entrar nessa conversa porque estarei do outro lado da vidraça, mas vamos lá.
Eu acho que é preferível o Fabio Gilii como usuário, participando, opinando, orientando, discutindo (Inclusive acaloradamente com o Jorge L.), do que como administrado, apenas monitorando e controlando o Site (e, diga-se de passagem, cuidando muito bem). Eu penso que está faltando aquele “algo mais” nas questões dos tópicos, apesar de contarmos com pessoas muito bem capacitadas como o MarcoMartim, Ivan, Rudolf, Jorge L., Você, e tantos outros. Até sugiro fazermos uma abaixo assinado para que o Fabio acumule as duas funções, usuário e administrador. (Como administrador postagem em vermelho e como usuário, postagem em cor comum)
Edson, eu agradeço sua atenção e o carinho dirigido ao assunto, mas vou deixar minhas opiniões sobre isso para um outro momento.
Não posso falar por todos os citados, mas eu particularmente devo a minha ausência devido à necessidade de resolver novos desafios pessoais, familiares e profissionais que tem me absorvido em demasia e creio que se aplique a muitos dos citados.
Muitas vezes não consigo acompanhar de perto todos os assuntos porque se fico fora alguns dias, são dezenas de mensagens que tenho que ler, e por estarem atreladas a diversos assuntos diferentes muitas vezes tenho que reler os tópicos para o que está sendo dito e assim não cometer gafes ou dar opiniões infundadas aos interessados na hora que resolvo responder.
Há outros aspectos que me afastaram outro tanto e que estão ligados ao comportamento de alguns usuários que de uma forma ou de outra não sabem se comportar ou não fazem questão de entender como as coisas funcionam por aqui, e isso me desgasta em demasia.
Sobre atender o pessoal via MP ou MSN (ou o que valha), vou emitir uma opinião que cairá como uma bomba, mas é o que eu penso e tudo que já passei só reforça esta opinião.
De todas as vezes que eu atendí pessoas de forma privada (com raríssimas exceções) nenhuma delas deu continuidade ou importância ao que foi discutido e dito!
As palavras que não ficam escritas - só ditas - se vão ao vento...
Tá bem, eu entendo que nada substitui uma boa conversa, um bom bate-papo, mas não é o que tentamos fazer por aqui só que de forma escrita?
Se pensar bem, a única diferença que eu vejo é no tempo de resposta, que aqui pode demorar mais um pouco, mas o trabalho de escrever é o mesmo!
Aqui há ainda a grande vantagem de se receber mais opiniões e muitas vezes diferentes da minha ou de qualquer outro, o que na minha forma de ver enriquecem o assunto ainda mais e municiam o inquiridor a resolver de forma muito mais eficiente seu problema.
Eu acho que o "algo mais" não depende só de mim ou dos demais colegas que são bem cotados aqui dentro, mas de todos os que realmente se interessam em participar de algo que tem por finalidade a ajuda mútua apenas, pois foi assim que o fórum nasceu, com a finalidade clara e simples de ajudar.
Noto que muitos participam dos tópicos ditos "agradáveis", mas eu não vejo a participação em assuntos polêmicos ou em discussões mais acaloradas para por exemplo defender um amigo ou ponto de vista.
O fórum ter por formato a participação como motor que impulsiona as pessoas, mas não é uma seção de perguntas e respostas apenas...
Talvez por isso que os colegas que você citou como capacitados - e são muitos - cansaram um pouco de ajudar, porque é chato servir de dicionário para tudo... só o outro lado é que gosta - claro, porque é mais fácil perguntar e ganhar as respostas mastigadas.
Dêem um desconto no que eu disse aqui porque tem uma carga muito pessoal de ver a coisa e de anos trabalhando da forma que eu tenho ao meu alcance apenas.
Há alguns aspectos que eu não vou expor por serem bem difíceis de lidar (para mim ao menos), e foi só um pouco do que penso e que tenho visto aqui sobre o andamento das coisas...