Recebi esta mensagem do sr Marciosim e acho interessante compartilhar com todos.
Segue mensagem na integra.
Sr. Jost Dayan, Bom Dia !
Li no SITE da Universidade Tuiutí do Paraná a matéria abaixo de 30/10/2007, sobre o pó do MDF (Medium Density Fiberboard, e resolvi enviar para todos os amigos do Guia CNC:
"“Do limão uma limonada”
Imprensa UTP
Eroni Geraldo Sebben, recém formado em Design de Produto pelo UTP, é o tipo de pessoa que se preocupa com o futuro do planeta. Dono de uma pequena fábrica de móveis confeccionados com MDF (Medium-density fiberboard) – material fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos, Eroni estava em busca de uma alternativa ecologicamente correta para o resíduo da empresa. “O resíduo sempre foi um problema para mim”, conta o empresário que até bem recentemente conduzia o material para ser incinerado em olarias de São José dos Pinhais.
A prática de queimar o pó de MDF é perigosa e segundo Eroni, pode trazer conseqüências graves ao meio ambiente e as pessoas. “O problema é que o material não é puro, tem um alto grau de contaminação e quando queimado se transforma em ácido que pode trazer graves problemas para as pessoas”. Diante do problema, a meta de Eroni era um produto que voltasse para a cadeia produtiva. Foi então que surgiu o Tijolo de MDF.
O conceito do projeto de Eroni, chamado de Tijolo de MDF, é uma produção mais limpa. “Meu objetivo é disponibilizar um produto que agregue o resíduo no próprio produto”. Com o Tijolo de MDF, que ainda está em fase de aperfeiçoamento e até meados de 2008 já deve estar no comércio, é possível fazer camas, estantes, biombos “e tudo o que a criatividade das pessoas permitir”.
Para fabricar as peças, Eroni utiliza o pó de MDF, em moldes especiais, junto com a mesma resina que já existe no produto, aquece, queima e forma os blocos (tijolos). “Estes produtos não geram resíduo, pelo contrário, tem a capacidade de limpar a empresa”.
Prêmio especial
Com o tema “Reduzir, Reaproveitar e Reciclar”, o projeto de Eroni Geraldo Sebben, recém formado em design de Produto pela UTP, recebeu uma homenagem especial do júri formado por especialistas em design e na produção de móveis do Concurso Nacional de Design Masisa para Estudantes. A Estante Fênix, e todo um sistema de móveis criados pelo estudante são montados com o auxílio de um “tijolo” de MDF.
Também desenvolvido por Eroni, o “tijolo” é feito com resíduos de MDF prensados em molde aquecido, com a adição de resinas, em uma mostra de como ampliar ainda mais o ciclo de vida dos painéis de MDF. O “Prêmio Sustentabilidade e Inovação” vai render a Eroni uma viagem ao Chile para conhecer iniciativas da Masisa no reaproveitamento de materiais naquele país.
Este ano, pela primeira vez, o Concurso de Design Masisa para Estudantes foi voltado exclusivamente a projetos de móveis criados para a população de baixa renda. “Nossa intenção foi alinhar uma de nossas mais significativas iniciativas na área do design a uma nova meta corporativa da Masisa”, explica o diretor de marketing da Masisa Brasil Rodrigo Camargo. “Até o fim de 2008, a empresa espera que 10% de seu faturamento venha de produtos comercializados junto a consumidores da ‘base da pirâmide’ social”.
Marciosim