Autor Tópico: Marketing Industrial, por que não pensei nisso antes?  (Lida 3848 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Adriano Oliveira

  • Novato
  • *
  • Posts: 16
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Bauru São Paulo
  • Nome:: Adriano Oliveira
  • Profissão: Departamento de Marketing
Marketing Industrial, por que não pensei nisso antes?
« Online: 30 de Outubro de 2012, 10:55 »
Hoje ainda se confunde muito o conceito de Marketing e suas funções com as outras áreas da organização e isto dificulta ainda mais a sua aplicação. Na indústria há empresas de todo tipo de gestão, as de menor porte, por exemplo, desconhecem os preceitos do marketing, entendendo que esse tema, se restringe a divulgação ou que serve apenas para ser um apoio comercial.
No Brasil o termo marketing teve uma infeliz banalização e disseminação, muitas falácias confundem o termo com propaganda, promoção, publicidade e vendas. Analisando a fundo a raiz destas confusões e equívocos acerca da palavra marketing, os termos terminados em ing exigem mais que uma só palavra para sua definição, o sufixo ing, de origem inglesa tanto indica um gerúndio quanto um substantivo, marketing nunca encontrou por aqui uma interpretação digna do seu real significado. Entretanto, uma das falácias que mais rebaixam a classe dos Profissionais de Marketing é ser chamado de “marqueteiro”, isto mesmo no diminutivo, pois esta palavra não merece tal destaque, é o puro aportuguesamento da expressão marketeer usada no inglês para identificar as pessoas que trabalham com marketing. Para se entender melhor, de acordo com o dicionário, marqueteiro é "aquele que, oportunisticamente, se utiliza do marketing para projetos e interesses pessoais”.
Atualmente no Brasil, “marqueteiro” é visto como um vulgo pejorativo e até mesmo ofensivo, usado para qualificar negativamente um profissional. No meio político vemos como aqueles que cuidam de campanhas de políticos, que muitas das vezes são incompetentes e corruptos. Por isso, entender seus conceitos é de fundamental importância para que este cenário compreenda a definição correta destes termos.
No decorrer deste artigo veremos sobre a importância desta área dentro da empresa e porque não devemos terceirizá-la. Primeiramente iremos definir melhor o conceito de marketing na indústria.
No setor industrial, ainda nos vemos amarrados a conceitos e paradigmas de um passado conservador, tanto nas estratégias de marketing quanto na comunicação, bastante restritos aos pensamentos das lideranças acomodadas em suas posições e no receio da inovação.
É muito comum você se deparar na indústria com empresas que de certa forma são bem sucedidas, mas com grandes "falhas de marketing". Exemplos disto vemos nas tradicionais revistas B2B, anúncios que mostram a pura falta de profissionalismo com erros gritantes ou nos sites que parecem verdadeiros blogs abandonados. Muito se perde, pois estas ações não levam em conta a importância da persuasão das palavras, das cores, dos elementos gráficos e de tudo aquilo que possa ser considerado influenciador a uma tomada de decisão.
Certamente é difícil mudar o perfil de alguém já formado, principalmente quando este pertence a gerações mais tradicionais, que por receio de algo que não vivem ou não viveram, não se arriscam. Marketing é muito além de saber o que o mercado pensa e deseja, é saber como oferecer, como ser inovador e ao mesmo tempo criativo.
Uma definição conceitual de Marketing que gosto bastante, apesar de não definitiva é...

Continue lendo o artigo na integra no link abaixo:

http://mectrol.com.br/mectrol/pt/noticia/visualizar/codnoticia/6/marketing-industrial-por-que-nao-pensei-nisso-antes-por-adriano-oliveira-marketing-mectrol.html

Artigo publicado na Revista Mecatrônica Atual - Nº58 (Edição Set/Out 2012)

Autor: Adriano Oliveira
Fundador e Editor-chefe do Blog Acervo Publicitário, formado em Publicidade e Propaganda, trabalha como Profissional de Marketing B2B no segmento de engenharia mecânica, tem especializações em Design, Marketing Digital e eventos industriais.
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados." (Mahatma Gandhi)

Offline Tufão

  • O anfitrião - a vida passa e não se leva nada! :)
  • Novato
  • *
  • Posts: 61
  • Sexo: Masculino
  • Arriba, adelante mi gente! Mi casa tu casa.
    • Radio Reggaeton Callejero
  • Cidade - UF: S.P.
  • Nome:: Arnaldo
  • Profissão: Emprendedor
Re:Marketing Industrial, por que não pensei nisso antes?
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2012, 19:22 »
bela Matéria Adriano,
obrigado  :)

 

/** * */