Caro BlueBox,
Concordo plenamente com que o Camargo e o Evan falaram pra você, e na minha modesta opinião, como você mesmo disse que é completamente leigo no assunto, sugiro que procure se informar melhor a respeito de máquinas CNC antes de acabar comprando gato por lebre.
Se você vai trabalhar com artesanato, utilizando como matéria prima madeira, resinas, plásticos, entre outros, tenha certeza de que 7CV é muuuuuuiiiiiiita coisa, independente se você você vai cortar madeira maciça ou MDF. Tem gente aqui no forum que usina pedra (mármore, granito, etc.) com um spindle que tem menos da metade de 7CV. O segredo do corte de materiais está mais relacionada com a escolha adequada das ferramentas utilizadas e seus respectivos dados de corte, do que com a potência do motor em si. Não que o motor não deva ser potente, mas 7CV é muita coisa mesmo.
Outra coisa, a potência do motor não tem nada a ver com o regime de trabalho. Não importa se você vai trabalhar 1 hora ou 10 horas ininterruptamente. Desde que você tenha um motor dimensionado corretamente para o tipo de trabalho e esteja utilizando as ferramentas de corte corretas, você pode trabalhar 20, 30, 40 horas com ele e tudo vai dar certo. Se fosse assim todos nós precisaríamos ter uma Ferrari para fazer uma viagem de carro que demore 15, 18 horas. Um carro 1.0 vai chegar lá sem problemas do mesmo jeito que a Ferrari, pois a velocidade máxima de nossas pistas é de 120 km/h. O mesmo acontece com as ferramentas de corte. Elas tem um limite de utilização que está muito abaixo dos 7CV sugeridos para você. A esmagadora maioria das pessoas aqui do forum tem maquinas com spindles entre 1CV e 3CV. Muitos daqui ganham a vida com essas máquinas trabalhando no regime que você pretende e não tem problemas por causa da potência de seus spindles serem menores que 7CV.
Quanto aos avanços, tenha certeza que você JAMAIS vai cortar algo com 15m/min na sua vida com uma router. Para fins práticos, você não vai chegar nem perto da metade disso. Quando falamos nesses números, estamos falando de "High Speed Machining", coisa que uma router infelizmente, por seu conceito estrutural, não tem condições de alcançar e mesmo que tivesse, você não usa essa quantidade de avanço para cortar os materiais utilizados em artesanato, pois suas ferramentas de corte iriam quebrar.
O único ponto que eu acho correto é a altura em Z. É óbvio que quanto maior melhor, porem a estrutura de sua máquina vai ter que proporcionalmente ter que ficar mais robusta. Também acredito que mais do que 150 mm é desnecessário para se fazer relevos em portas.
Eu não tenho uma fração da experiência em construção de máquinas que o Camargo e o Evan tem, mas tenho mais de 20 anos de experiência com fresas e tornos CNC (não router), pois isso posso dizer que está acontecendo três possíveis coisas:
1) O Sr. que está lhe vendendo a máquina não entendeu corretamente a aplicação para qual você necessita do equipamento;
2) O Sr. que está lhe vendendo a máquina é um excelente vendedor mas não entende muita coisa de usinagem CNC;
3) O Sr. que está lhe vendendo a máquina (por você ser leigo) está tentando lhe passar a perna, vendendo algo muito, muito além do que você precisa realmente.
Fique atento, pesquise bastante e procure se informar melhor sobre o assunto antes de sair comprando máquina por aí. Converse bastante com esses dois caras (Evan e Camargo) que os dois realmente sabem do que falam.
Abraços,
Rodrigo.