Autor Tópico: Ajuda - Comprando uma CNC  (Lida 8783 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Ajuda - Comprando uma CNC
« Resposta #30 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 11:09 »
Errado não esta, mas pode ser que esteja super projetada, ou seja, esta gastando muito material, sendo que a maquina poderia ser mais barata fazendo a mesma coisa - É como matar mosquito com bazuca.

Cassio , não tenho formação suficiente para discutir com você , mas quando você fala sobre peso, projetos de maquinas e custos , você está chamando todos engenheiros e projetistas de maquinas do mundo de burros !!!
Pois se uma maquina pudesse fazer a mesma coisa pesando 4x menos acredito que eles à fariam assim , ou talvez seja por isso que a Romi está tão "ruim das pernas"!!!

   Não estou chamando o resto do mundo de burro... Não dá pra fazer uma mandrilhadora de 50kg, isso é obvio. Estava apenas corrigindo o amigo acima que deu enfasê ao peso da maquina, e como expliquei não é o peso que dita a rigidez. Apenas isso...

 Sobre a Romi, ela esta ruim das pernas porque seus produtos tem péssimo custo/beneficio.

É um torno de precisão e ótimo acabamento, mas só se consegue isso quando se enche de areia relativamente grossa esta canaleta - a razão é simples: o peso aumenta muito pouco em relação ao todo, mas absorve imensamente certas frequencias ressonantes e suas harmonicas...

Este é um bom exemplo Fabio...

     Peguem um tarugo maciço de uns 25mm de diâmetro por 100mm de comprimento e de um peleteco com algo duro. Faça o mesmo com um tubo oco cheio de areia e veja a diferença.


Um exemplo simples, imagine que um motor esta sobre uma haste metalica maciça de 5kg (caso1) agora imagine que o mesmo motor esta sobre um tubo oco mas com apoios laterais e o conjunto não chega a 3kg, qual acham que vai vibrar mais? Qual é mais barato (menos material)?


 
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2014, 11:17 por Cássio Alvarenga »

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Ajuda - Comprando uma CNC
« Resposta #31 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 14:21 »
Acho que cabe incluir na discussão também o tipo de material. Por exemplo, o ferro fundido, por sua estrutura cristalina ser nodular e conter grafite em sua composição, é mais apto para estruturas de máquinas, é autolubrificante, absorve melhor as vibrações e impactos. O peso é inerente a estruturas de ferro fundido, que são mais volumosas e pesadas.

Offline rgallas

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 282
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: ROQUE JOSÉ GALLAS JR.
  • Profissão: Empresário
Re:Ajuda - Comprando uma CNC
« Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2014, 08:43 »
Conclusão prática disso tudo: SIM, o peso é importante. Não diretamente mas ela influi nas questões que realmente importam. Como fazer uma estrutura rígida que pese pouco?

Mas uma questão mais importante ainda: o que é rígido pra um, não é suficiente pro outro.
Máquina router sem rigidez significa perda de passo, baixa velocidade e por consequência uma máquina que não se pode confiar. Tenho uma máquina para hobby, bem simples, mas que trabalha a 4 metros por minuto. Não vai mais por falta de rigidez do portal. Na máquinas industriais, como a que citei, trabalho usinando acima dos 10 metros por minuto.
Por experiência, afirmo, sem ter medo de errar, que uma máquina de 150kg com 2 metros de comprimento, não consegue usinar um MDF de 18mm a 10 metros por minuto em duas passadas.

Por isso: o projeto é direcionado a um determinado trabalho e com isso definido a rigidez necessária. Ninguém é "burro. A Romi faz máquina pra um mercado, eu pra outro e o Cássio Alvarengo pra outro. Cada um no seu quadrado.

Sobre a Romi, este é o meu mercado de origem, o Cássio matou: o custo x benefício é ruim. A pesquisa não existe, os novos produtos são cópias, os reais donos da Romi são os bancos e isso traz um lobby muito grande. A Romi se sustenta por financiamentos como Finame e financiamentos diretos sem muita compravação por parte do cliente.

Mesmo sendo máquinas medianas eles vendem bastante por causa do Finame.
Mas lembrem que neste momento todos que trabalham com máquinas cnc estão mal. O maior importador de máquinas do Brasil Quebrou a alguns meses. O segundo maior está mal e caiu o faturamento para 20% do normal.

Offline Antonio Linhares

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Ajuda - Comprando uma CNC
« Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2014, 21:16 »
Boa noite Sr. Rafael Domingues.
Sou o Antonio Linhares (TUNICO LINHARES).
Diferente do que alguns que não me conhecem e falou que estou dilubriando ou que não tenho conhecimento do assunto e sou apenas um vendedor.
(andradrr
1)   O Sr. que está lhe vendendo a máquina não entendeu corretamente a aplicação para qual você necessita do equipamento; ( Sim entendo a necessidade do cliente)
2) O Sr. que está lhe vendendo a máquina é um excelente vendedor mas não entende muita coisa de usinagem CNC; (Sem comentários)
3) O Sr. que está lhe vendendo a máquina (por você ser leigo) está tentando lhe passar a perna, vendendo algo muito, muito além do que você precisa realmente.) (passar a perna, sou uma pessoa honesta, e tudo que falo coloco em contrato p/ que meus clientes possa me cobrar judicialmente se não cumprir,)
2)   Sobre cortar 15 m/minuto, como eu tinha lhe falado vai escrito em contrato. Corto chapa aço inox a 8m/minuto, alumínio a 15m/minuto. (eu não, meus clientes, pois não presto serviço). Faço usinagem em madeira maciça com fresa BALL a 5m/minuto com 2,5cm de profundidade em passe único sem desbaste e com acabamento de 93%. Minha especialidade é madeira.
No ano de 2013 atendi (dando treinamento em soft e máquina de usinagem) +- 80 empresas. Estou no ramo a pelo menos 12 anos. Sou formado pela universidade do Chille (USACH) em usinagem e projeto de maquinas computadorizadas. Tenho contrato com a EMBRAER, TUBOS TIGRE, REDE GLOBO (onde faço cenografia), INPAER (fábrica de aviões) CASA DA MOEDA, entre vários outros...  Sou especialista em ARTCAM, MASTERCAM, NX8, RHINO, SOLID e mais meia dúzia de soft... faço programação em robôs com até 6 eixos simultâneo...
Normalmente quando solicitado dou pelo menos 50 referencias de clientes (NOME E TELEFONE) que comprou ou fez o treinamento comigo.
Normalmente em fórum tem vários vendedores e todos tem seus argumentos p/ que seu produto seja igual ou melhor que os demais. Por isso não entro em discurso sobre meu equipamento comparando com os demais.
Sobre meus treinamentos, dou aula de 2D, 2½D e 3D (simples e complexo) a mais de 12 anos.
Eu faço e ensino a fazer um desenho 3D relativamente bonito em 20 minutos (desde que vc saiba vetorizar). 
Sr. RAranda, se o sr. acha mesmo que em 2 dias não tem como aprender a usar o Artcam, o Sr deve estar maus na sua criatividade, eu garanto que em 2 dias ensino o que não aprendeu em 5 anos... Se tem uma ferramenta simples de se utilizar e criar 3D em minutos é o ARTCAM. Não entendo as dificuldades... Na Inglaterra o treinamento em artcam (dado pelo fabricante) é de 2 dias também. Todos produtos que mostro em meus site e anúncios são feitos e usinados por mim. Nunca tive um único aluno que não aprendeu corretamente a faze-los, mas mantenho um SKYPE aberto e tempo integral p/ meus alunos tirarem dúvidas. Aprender a fazer uma peça bonita e fácil. Faze-la pode demandar de um tempo, praticar e conhecer melhor sua matéria prima, fresa, velocidade... Mas a tecnica uma vez aprendida o resto depende do cliente praticar.
Sr. Rafael Domingues, não sei se já comprou sua ROUTER. Caso tenha comprado, pergunto quem te vendeu ensinou o SR. Tirar 100% de proveito do equipamento? Consegue fazer as peças que pretendia? Porque sera que os fabricantes de router não dão aulas completas de usinagem e criação 3D? Como eu falei, tudo isso vai escrito em contrato...

Offline rgallas

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 282
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: ROQUE JOSÉ GALLAS JR.
  • Profissão: Empresário
Re:Ajuda - Comprando uma CNC
« Resposta #34 Online: 13 de Junho de 2014, 19:08 »
Impossível deixar isso sem resposta.
Discutir algo tecnicamente é uma coisa, agora, ofender e dizer que EU NÂO ENTENDO de usinagem. Falou pro cara errado. Os mais antigos do fórum sabem e me conhecem.
O pior é dizer que eu estou passando a perna em alguém. TU não sabe ler? além de metido é analfabeto?
Leia nos meus posts:
- Sou um dos pioneiros aqui no Guiacnc (o Jost com certeza lembra de mim) e eu a 5 anos atrás eu era o quarto maior usuário em publicações.
- Tenho 32 anos trabalhando, projetando, fabricando, utilizando e vendendo máquinas cnc
- como amigo do site gostaria que façam o faço em todas as minhas vendas: testem antes de comprar
- Era isso. Testem, comprovem e comprem. Não comprem, testem e se arrependam.


Não estou ME vendendo ou vendendo meu produto (como você), estou aconselhando a TESTAR pois VENDEDORES como você que precisam fazer contrato pra acreditar no que prometem sujam o mercado das routers.
Você perdeu uma discussão técnica e passou a agredir os participantes. Típico de quem acha que sabe.

Apenas pra saber que sei mais do que você imagina saber um dia sobre máquinas e usinagem, projetei as máquinas que usinam e conformam os perfis de asa e de fixação dos bancos da Embraer. Forneci o mesmo equipamento para a Holanda. Projetei toda uma fábrica de cilindros de gás automotivo num total de 11 máquinas e U$7 milhões. Já dei palestras sobre usinagem dentro da SANDVIK, Nardini, Randon e outros.
Meu primeiro CNC eu comprei em 1985. Uma das primeiras máquinas a entrar no RS. Com 18 anos de idade.

Infelizmente este tipo de discussão, ofensiva e auto promocional, de gente desesperada acontece em ambiantes técnicos.
Este seu post não condiz com o nível deste fórum.

Peço desculpas ao amigo Bluebox e ao RAranda pelo comportamento deste cidadão.

Solicito a mediação que apaguem estes dois últimos posts, pois em nada contribuem ao conhecimento técnico dos membros.

Offline fcamargo

  • Produzindo equipamentos e dispositívos
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2974
  • Sexo: Masculino
  • www.faraos.net
    • industria de máquinas
  • Cidade - UF: Curitiba
  • Nome:: Fábio Aurélio Camargo
  • Profissão: fabricante de routers
Re:Ajuda - Comprando uma CNC
« Resposta #35 Online: 13 de Junho de 2014, 22:19 »
Meu nome é Camargo. e eu pago minha contas em dia... (ou boa parte delas.)

e não me meto em briga de gente grande.. hehehe

gente.. vamos com calma, pois aqui, como sempre tem de tudo e todo tipo de idéia e opinião.

abraços
e muita calma nessa hora.

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Artcam - "The flash"
« Resposta #36 Online: 14 de Junho de 2014, 16:17 »
Sobre meus treinamentos, dou aula de 2D, 2½D e 3D (simples e complexo) a mais de 12 anos.
Eu faço e ensino a fazer um desenho 3D relativamente bonito em 20 minutos (desde que vc saiba vetorizar). 
Sr. RAranda, se o sr. acha mesmo que em 2 dias não tem como aprender a usar o Artcam, o Sr deve estar maus na sua criatividade, eu garanto que em 2 dias ensino o que não aprendeu em 5 anos... Se tem uma ferramenta simples de se utilizar e criar 3D em minutos é o ARTCAM. Não entendo as dificuldades... Na Inglaterra... rito em contrato...

Nobre amigo "Antonio" - Tunico.

Desculpe pela demora em responder á sua "menção" sobre a minha pessoa.

Vou SUCINTAMENTE repetir minha opinião (não precisa aceitar), basta RESPEITAR:

Continuo duvidando que em apenas 2 dias alguém (homo sápiens médium) consiga com "maestria" conhecer todos os recursos do ArtCam.

Nunca disse que duvidava da sua "capacidade" de ministrá-lo em 2 dias, ou em até menos tempo.

O problema está sim, em "assimilar" tudo em tão pouco tempo.

Para tanto, antecipadamente lhe agradeço pelo oferecimento de querer me "ensinar" em 2 dias o que não aprendi em 5 anos.

Mas como já deve ter ficado bem claro, se não consegui em 5 anos, é porque não sou tão iluminado quanto o "nobre" amigo, e muito menos "prepotente" em imaginar que eu seja capaz de tal proeza. rsrsrsrs

Portanto, não vou tomar seu tempo. Brigaduuuuuu

Abraços.

Rubens

 

/** * */