Na medida que for me lembrando dos detalhes, vou colocando aqui.
Se os moderadores acharem que merece um tópico a parte, exclusivo, então montarei algo, por enquanto vou colocando aqui.
Então vamos lá.
Quando vamos fazer o registro da importação, tem uma chamadinha na página do Importa fácil que devemos solicitar ao fornecedor que ele imprima uma cópia da Invoice, coloque dentro de um envelope e cole do lado da etiqueta de endereçamento. Sempre fiz isto, e era uma chateação dizer isto para os chineizinhos. Mas, interessante, quando o pacote chegava no Brasil, o correio simplesmente ignorava este detalhe, nas primeiras importações que chegaram eu briguei, mas toda vez que recebia a nota de desembaraço, estava lá a multa de 5% por falta de Invoice. Acabei assimilando esta multa como custo.
Não sei se a recomendação é para todos os volumes, eles não dizem, eu mandava colar o envelope somente no pacote de numero 1. Provavelmente se o importador mandar colar em todos os volumes, aí o problema pode ser resolvido. Como não pretendo importar mais por enquanto, não tive oportunidade de fazer esta experiência.
Fica aí mais uma dica.
Outro detalhe a ser observado:
Quando disse que o importador deve trabalhar no máximo até 2000 dolares é porque na hora de fechar o processo, o importador é obrigado a mostrar o comprovante de pagamento. Daí ele tem de comprovar o custo do produto e o custo do frete e demais custos embutidos (taxa Paypal, taxa Aliexpress etc). Todos estes custos entram nos cálculos.
Na verdade eles não dão muita bola para o custo de frete e outras taxas que você fornecer, o que vale para eles é o valor declarado no conhecimento de embarque. Pois é, aí mora um mistério que não consegui decifrar. Sempre o valor declarado no conhecimento é maior que o valor que você declara ou que pagou.
Como isto acontece, eu não sei dizer. Nunca consegui entender. É como se o chineizinho pagasse o dobro para enviar.
Quando me lembrar de mais dicas, volto ao assunto.
Dica de última hora, para importar pelo Importa fácil, não é necessário ter radar, nem despachante. O correio cuida do desembaraço. Só precisa estar ciente dos detalhes que estou mencionando.
abs
Flávio