Levi e amigos:
Essa história da invenção do avião parece complicada. Se não me engano nosso Santos Dumont, realmente, fez um aparelho "mais pesado que o ar" com recursos energéticos próprios foi capaz de levantar do chão e voar algumas dezenas de metros. Se não me engano os irmãos Write conseguiram, catapultados etc. fazer um deslocamento significativo, acho que kilômetros. Imagino que na época outos tantos tenham tentado algo e que com sucesso ou não ficaram no completo anonimato.
Acredito, com mais firmeza, que os americanos tenham apoiado e acreditado no seu patrício, o que, infelizmente, não deve ter acontecido com o nosso herói. Certo é que Santos Dumont teve que ir pra França pra fazer suas "pesquisas", aliás até hoje quem quiser fazer algo inédito tem que sair da nossa terra. Tenho um amigo que tem uma indústria, bem sucedida, aqui no Brasil e que abriu uma filial nos EUA. Os americanos têm dado o maior apoio nessa empreitada enquanto aqui fazem tudo pra atrapalhar, se pudessem já teriam fechado...rsss exemplos desse "nosso comportamento" existem muitos...como já disse, infelizmente.
Quanto a "homem pássaro" também não acredito na veracidade do vídeo a começar pelo local de teste, um parque com muitas árvores. Além da dificuldade de um pouso de emergência tem também as possíveis turbulências provocadas pelos obstáculos.
Bem, essa é minha opinião, verdade ou não é uma estória que tá na história...rsss
Nivaldo-Ba
Pois é Nivaldo, as coisas não são fáceis por aqui. Parece que a educação representa um risco a classe política e trabalhos de pesquisa são muito poucos porque não há recursos financeiros. Conheço fundo de pesquisa que estranhamente só financia projetos sem pé nem cabeça, que só produzem papel e nada de concreto. Porque será?
Vc. tem toda razão sobre o inventor do avião, será que ele foi para a França porque o clima lá era melhor para vôos experimentais? Provavelmente não, né?
Existem muitos equívocos nesta estória dos Wright e muitos especialistas até duvidam que realmente voaram os imensos...36 metros...só isso?
Santos Dummont voou 220 metros com filmagem e seguindo as normas da FAI. Outra questão é que nenhuma réplica do 'avião' dos Irmãos Wright conseguiu repetir este voo até hoje, mas o the Oscar goes to Wright Brothers, afinal eles são da terra de Hollywood. Não me entenda mal, admiro muito os americanos e merecem os parabéns por defenderem seus interesses. Nossos representantes oficiais não tem tempo para isso, afinal gastar nosso dinheiro toma muito tempo!
Uma boa reportagem:
http://360graus.terra.com.br/esportesaereos/default.asp?did=9211&action=reportagemabraços!