Autor Tópico: Aviação aerodesportiva  (Lida 43235 vezes)

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Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #15 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 12:02 »
O Mestre Now se adiantou ... vamos ver se acontece 11/03 !!! é possível?

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #16 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 12:29 »
... vamos ver se acontece 11/03 !!! é possível?

Já tá na agenda ... se não ocorrer algum imprevisto vai rolar sim  ;D ;D ;D

Offline Alebe

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 19:22 »
Pô! Tem que ser num sábado?  :'(
Num domingo não rola?

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 19:38 »
Uai - não depende de mim - o avião eu já arranjei...

Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:35 »
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Pô! Tem que ser num sábado?   
Num domingo não rola?

hahahahaha
camarada ... préstenção!!! 11/03 !!! hahaha

Offline Alebe

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2012, 22:56 »
Rapaiz!!!
Olhei fevereiro achando que era março.  ::)
Então já tem mais um Ícaro incluido.

Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 07:17 »
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Olhei fevereiro achando que era março.

tive certeza disso quando vi as "lágrimas" !!! hahahah

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Então já tem mais um Ícaro incluido.

ótimo!  :)


mas voltando ao assunto ... eu vi um bocado de construção de aviões em modelismo, vi um pessoal em ultra-leve, já ouvi falar dessas asas voadoras. ... mas desenhar e construir um avião! para mim isso é novidade! e claro vem perguntas ...

1 - escrutura ... no vídeo foi dito "colar madeirinhas" ... então pergunto, as estruturas são em balsa? que madeira usa-se normalmente neste tipo de montagem?

2 - motores ... como se determina ?

3 - hélice, como escolher?

e o principal...

4 - como que ficam as leis que regem a segurança?elas existem?

5 - e a redundância nestas pequenas aeronaves, é deixada de lado?

abraço!

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 08:03 »
... mas desenhar e construir um avião! para mim isso é novidade!

Mesmo ?! Não é pra qalquer um, claro, mas é mais comum do que parece ... eu tenho livros aqui sobre isso, vou ver se desencavo pra vc ver. Acho que é a melhor coisa, com algumas horas de leitura vc já terá um bom panorama da coisa.

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1 - escrutura ... no vídeo foi dito "colar madeirinhas" ... então pergunto, as estruturas são em balsa? que madeira usa-se normalmente neste tipo de montagem?

Pra estrutura, o freijó é muito usado no Brasil, excelente. É muito comum tb a utilização de compensado. E fibras de vidro, de carbono e alumínio.

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2 - motores ... como se determina ?

Este é um processo não muito simples, mas o fundamental é a potência suficiente pra vencer o arrasto aerodinâmico à velocidade mínima que gere sustentação suficiente ... claro que a potência do motor será sempre muito superior a isto e o que "sobra" vai determinar a velocidade máxima ...

Com potência suficiente até tijolo voa  ;D

Como em tudo mais, há um bocado de empirismo nos detalhes.

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3 - hélice, como escolher?

Tb é um processo não muito simples ... uma vez escolhido o motor, estará determinada uma família de parâmetros para hélice, como velocidade de rotação, diâmetro, passo, número de pás etc ...

Aqui tb rola muito empirismo ... é comum que o povo experimente diferentes hélices, mais ou menos como o pessoal que lida com carros experimenta pneus e mexe na suspensão.

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4 - como que ficam as leis que regem a segurança?elas existem?

Existem sim, muitas leis e muitas normas e protocolos, mas vc verá no aeroporto que  todas as aeronaves são marcadas como "experimentais" e que há um aviso na cabine que diz que vc estará voando por sua conta e risco  ;D

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5 - e a redundância nestas pequenas aeronaves, é deixada de lado?

Não, mas não é e nem poderia ser algo tão extenso como nas aeronaves comerciais ... é comum, por exemplo, que o sistema de ignição seja redundante, que haja mais de um rádio a bordo ...

Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 09:38 »
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Mesmo ?! Não é pra qalquer um, claro, mas é mais comum do que parece


não pensei que fosse "fácil" ... entende? sempre que vejo esses pequenos aviões sobrevoando a Rodovia Castelo Branco, Fernão Dias, e algumas outras sempre imaginei que eram aviões comprados igual carro, vc vai na loja com o bolso recheado, escolhe o modelo e seus detalhes e por aí vai ... não que existisse com "facilidade" acesso a essas coisas ... olha .. aviação é uma coisa que apesar de ainda não me dedicar um dia pensei em ser piloto, depois engenheiro de aeronaves... mas isso é outra história.

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Pra estrutura, o freijó é muito usado no Brasil, excelente. É muito comum tb a utilização de compensado. E fibras de vidro, de carbono e alumínio.

faz uns 2 ou 3 anos houve uma pequena exposição de um monomotor no shopping da minha cidade, e eu pude ver como eram "rudimentares" a carenagem em fibra, estrutura com tubos em alumínio ... mas era um avião antigo já e pelo que entendi nas entrelinhas das explicações ele nem voava mais ...

O processo de determinação de motor e hélice eu tenho noção, mas foram superficiais e da época do curso técnico ... imagino que sei o suficiente para não ser total ignorante, mas isso me facina!

Com a redundância, é por curiosidade mesmo, não dá para ser igual aos comerciais ... existem casos de existirem 3 sistemas para a mesma função .. isso aumenta e muito o peso da aeronave, torna esse "hobby" impraticável.. :)

Bom ... já estou grato pela atenção, e ancioso pela data ... espero que não ocorram imprevistos de minha parte, pois imagino que este dia será um daqueles de ser lembrado e relembrado por muito tempo ... :)

Abraço!

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 09:49 »
... sempre imaginei que eram aviões comprados igual carro ...

Causo:

Conheci um senhor em um encontro fly-in ocorrido em uma fazenda de Bragança Paulista há uns bons anos ... ele havia construido seu avião na sala de um pequeno apartamento ao longo de alguns anos ... quase pronta a aeronave, demoliu uma parede e chamou os bombeiros, que o auxiliaram na retirada da coisa ...  ;D ;D ;D

Vc não faz idéia do que esse povo é capaz ...  ;D


Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #25 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:06 »
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Vc não faz idéia do que esse povo é capaz ...
 

não faço mesmo, mas eu tb tenho um causo ..

Na faculdade, um professor de física que tive estava tentando deixar o pessoal meio doido e deu um "bom" exemplo do que não se deve fazer ... o fato (pelo menos é o que o professor jura que ocorreu):

"Fui chamado pelos bombeiros porque o cidadão construiu em cima de sua casa um Helicóptero !!! ... era um monstro, motor era de opala, a hélice a olho não era suficiente para alçar vôo com todo aquele peso ... mas o fato é que se mexia" ...

Não sei se é um filme, um documentário, uma reportagem mas em minha cabeça uma frase vem todas as vezes em que vejo algo criado de forma "caseira" e lembro ...

 "O homem e suas máquinas maravilhosas!"

... e quão longe ainda chegaremos?

edit: correção ortográfica.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2012, 11:02 por Blackmore »

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #26 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:15 »
ESTRUTURAS DE AERONAVES MÓDULO CÉLULA
Há cinco tipos de estresses maiores, aos quais todas as aeronaves estão sujeitas.
(A) Tensão     (B) Compressão       (C) Torção           (D) Cisalhamento           (E) Flexão

FUSELAGEM
A fuselagem é a estrutura principal ou o corpo da aeronave. Ela provê espaço para a carga, controles, acessórios, passageiros e outros equipamentos. Há dois tipos gerais de construção de fuselagens, treliça e monocoque.
Tipo treliça
A fuselagem tipo treliça é geralmente construída de tubos de aço, soldados de tal forma, que todos os membros da treliça possam suportar tanto cargas de tensão como compressão.
Tipo monocoque
A fuselagem tipo monocoque (revestimento trabalhante), baseia-se largamente na resistência do revestimento para suportar os estresses primários. O desenho pode ser dividido em três classes: (1) Monocoque, (2) semimonocoque, ou (3) revestimento reforçado.
Para superar o problema resistência/peso da construção monocoque, uma modificação denominada semi-monocoque...
A apostila completa esta no link abaixo, eu nao à coloquei no repositorio pois ela tem 16 megas.
http://www.sendspace.com/file/x20dd2
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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #27 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 10:58 »
Meu Deus............... que inveja de vcs kkkkkk  "inveja boa "....

Eu tb adoro esse assunto sobre aviação,fascinante......complicado é gostar de tantos assuntos  diferentes,e nao ter tempo para dedicar a todos.

abrçs

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #28 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 11:22 »
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não pensei que fosse "fácil" ... entende? sempre que vejo esses pequenos aviões sobrevoando a Rodovia Castelo Branco, Fernão Dias, e algumas outras sempre imaginei que eram aviões comprados igual carro, vc vai na loja com o bolso recheado, escolhe o modelo e seus detalhes e por aí vai ... não que existisse com "facilidade" acesso a essas coisas ... olha .. aviação é uma coisa que apesar de ainda não me dedicar um dia pensei em ser piloto, depois engenheiro de aeronaves... mas isso é outra história.
De certa forma até é assim - hoje há muitas empresas que fabricam aviões que são vendidos em Kits, ou mesmo à partir de plantas

Offline Guia CNC

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #29 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 18:28 »
Uma vez o Gilii, me falou que é usado motores da GM, Ford, isso é, motor de carro?

Se sim, esses aviões construído com motores de carro, podem fazer acrobacias? Voar de cabeça para baixo ou inclinados?

Att;




 

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