... mas desenhar e construir um avião! para mim isso é novidade!
Mesmo ?! Não é pra qalquer um, claro, mas é mais comum do que parece ... eu tenho livros aqui sobre isso, vou ver se desencavo pra vc ver. Acho que é a melhor coisa, com algumas horas de leitura vc já terá um bom panorama da coisa.
1 - escrutura ... no vídeo foi dito "colar madeirinhas" ... então pergunto, as estruturas são em balsa? que madeira usa-se normalmente neste tipo de montagem?
Pra estrutura, o freijó é muito usado no Brasil, excelente. É muito comum tb a utilização de compensado. E fibras de vidro, de carbono e alumínio.
2 - motores ... como se determina ?
Este é um processo não muito simples, mas o fundamental é a potência suficiente pra vencer o arrasto aerodinâmico à velocidade mínima que gere sustentação suficiente ... claro que a potência do motor será sempre muito superior a isto e o que "sobra" vai determinar a velocidade máxima ...
Com potência suficiente até tijolo voa
Como em tudo mais, há um bocado de empirismo nos detalhes.
3 - hélice, como escolher?
Tb é um processo não muito simples ... uma vez escolhido o motor, estará determinada uma família de parâmetros para hélice, como velocidade de rotação, diâmetro, passo, número de pás etc ...
Aqui tb rola muito empirismo ... é comum que o povo experimente diferentes hélices, mais ou menos como o pessoal que lida com carros experimenta pneus e mexe na suspensão.
4 - como que ficam as leis que regem a segurança?elas existem?
Existem sim, muitas leis e muitas normas e protocolos, mas vc verá no aeroporto que todas as aeronaves são marcadas como "experimentais" e que há um aviso na cabine que diz que vc estará voando por sua conta e risco
5 - e a redundância nestas pequenas aeronaves, é deixada de lado?
Não, mas não é e nem poderia ser algo tão extenso como nas aeronaves comerciais ... é comum, por exemplo, que o sistema de ignição seja redundante, que haja mais de um rádio a bordo ...