O que é preciso para sair voando por ai?Resposta: Claro que é preciso aprender a voar, mas o objetivo aqui é esclarecer o que é necessário pelo ponto de vista legal e mostrar que não é complicado e muito divertido.
O processo de habilitação segue a sequência abaixo:
- Primeiro passo que é pré-requisito para os outros é obter um Certificado Médico de Piloto de Ultraleve (CMPU), que é um certificado de capacidade física e é obtido com um médico credenciado. É necessário estar bem fisicamente, mas não precisa ser um atleta.
- CPD (Carteira de Piloto Desportivo) - o treinamento é rápido (minimo de 15 horas) e habilita o piloto a fazer voos locais, ou seja, a decolagem e pouso tem que ser no mesmo aeródromo base e não pode ingressar no controle de tráfego aéreo. Esta habilitação é suficiente para quem quer curtir voos em ultraleves básicos, como trikes, ultraleves abertos, etc.
- CPR (Carteira de Piloto de Recreio) - com o CPD vc. já sabe voar, então com mais 15 horas de treinamento aprenderá a fazer fonia (usar rádio), navegação com controle de tráfego aéreo, etc. Com esta habilitação poderá voar para qualquer lugar de ultraleve e ingressar no espaço aéreo controlado. Só não poderá pousar em aeroportos que tem restrições a aeronaves aerodesportivas. Também vc. não ia querer pousar em Congonhas com um ultraleve, né!? Esta habilitação é ideal para quem quer fazer voos em rota e ir mais longe. Não há restrições ao tipo de ultraleve, mas tem que ter rádio e transponder. Os ultraleves avançados são os ideais para estes voos.
Porque vc. iria querer fazer voo em rota!? Exemplo: Com um ultraleve avançado num dia de sol vc. decola de SP às 10h com a patroa ou namorada ou sequesabe, pousa em Navegantes/SC às 11:30h, um amigo aerodesportista do local te leva de carro até a praia de Bombinhas, almoçam frutos do mar em restaurante na praia, 15h vc. decola de Navegantes e 16:30h está de volta a SP.
- PP (Piloto Privado) - se voar só com ultraleves não é suficiente e quiser pilotar aviões que não são classificados como ultraleves, terá que tirar PP. Não é necessário tirar CPD e CPR antes. Como esta carteira é para avião, as exigências também são maiores, inclusive o exame médico e prova teórica são muito mais rigorosos.
Fazer o treinamento para CPD e CPR não é muito caro e uma grande diversão, porque o ambiente é descontraído e local de se fazer muitas amizades.
O site da Associação Brasileira de Ultraleves (ABUL) contém todas as informações necessárias e detalhadas e a lista de locais onde o treinamento pode ser feito.
www.abul.com.brABS!