Autor Tópico: Aviação aerodesportiva  (Lida 43202 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Blackmore

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1568
  • Sexo: Masculino
  • Profissão: Projetista Mecânico/Automação
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #75 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 08:23 »
Edimar

camarada ... eu já vi o site do museu da TAM e lá diz que tem um acervo de aeronavez em meu ponto de vista fabuloso.
A minha pergunta é, todas as aeronaves estão em um pátio para serem visitadas, tirar fotos, ver por dentro, filmar ... enfim curtiu um passeio decentemente?
No ano passado teve aqui em sampa no campo de marte uma festa de comemoração ao "Museu do Avião" da FAB .. e sinceramente me deixou decepcionado ... umas 3 ou 4 aeronaves e o resto um monte de sucata e cobaias ... uma grande decepção... me causa medo quando é dito "museu do avião" !! hahaha

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #76 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 09:34 »
A minha pergunta é, todas as aeronaves estão em um pátio ...
Estão em um hangar:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Asas_de_um_Sonho

http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2168/museu-tam-reabre/

Citar
para serem visitadas, tirar fotos, ver por dentro, filmar ...
Duvido muito que seja permitido tocar, mais improvável ainda é seja permitido adentrar às aeronaves ... mas se tiver QI, quem sabe ?  ;D
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2012, 09:39 por C N C N o w ! »

Offline Levi

  • Novato
  • *
  • Posts: 84
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Levi
  • Profissão: eng.
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #77 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 10:52 »
Oi, pessoal.
Tenho acompanhado esse tópico e fazendo força pra ficar calado, mas não consegui. Tive ultraleve durante 10 anos e foi o melhor esporte/hobby que já pratiquei. Infelizmente, por vários problemas, principalmente pessoais, fui obrigado a vendê-lo. E, se há alguma coisa que posso arrepender na vida, foi vender o avião. Ele era um modelo simples, com a estrutura de tubo de alumínio aeronáutico e entelado com dacron (ou algum nome parecido) que é um nylon super resistente e próprio pra isso. Tinha um motor Rotax 503 "mexido" com carburação dupla com hélice especial, o que aumentava um pouco a potência.
Ele voava lento, com velocidade de cruzeiro aprox. 38 nós, mas era do jeito que eu gostava pra curtir a paisagem. Aviãozinho seguro e dócil de pilotar. Sinto muitas saudades dos vôos...
Quem estiver interessado em começar a voar, pode estar certo que não vai se arrepender. É claro que tem de observar todas as regras de segurança de vôo, e principalmente a manutenção preventiva (por horas) que o fabricante aconselha.
Aqui em Minas, para tirar se tornar um Piloto Desportivo (para ultraleve e planador) eram necessárias pelo menos 20 horas de vôo e prova teórica de 5 matérias.
Achei umas fotos de uns 6 anos atrás, feitas com máquina de file de rolo, e estão aqui embaixo.
Abraço a todos e bons vôos.
Jorge

Jorge,
esta animalzinho é fantástico, eu aprendi a voar com um muito parecido (Flyer GT). O voo em ultraleve aberto é o que dá maior sensação de liberdade.
Legalmente a quantidade mínima de horas para tirar carteira CPD são 15 horas.
Meu primeiro ultraleve que tive até 2002 era da categoria básica, mas cheguei a fazer vários vôos em rota com ele. Era um modelo francês montado aqui no Brasil.
O Mistral tinha várias coisas interessantes, como:
- Biplano
- Não tinha aileron, a asa inferior se movimentava fazendo a função de aileron
- A entelagem não era de tecido, era feito de um material plástico especial muito leve, muito resistente e termocontrátil.

 

Offline Blackmore

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1568
  • Sexo: Masculino
  • Profissão: Projetista Mecânico/Automação
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #78 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 10:53 »
C N C N o w !

Mestre, já esteve lá no Hangar da TAM?

Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2503
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #79 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 11:23 »
O Mistral tinha várias coisas interessantes...
Oi, Levi.
Tive um colega que tinha um Mistral,  branco igual a este da foto. Avião lindo. Porém, era comentário entre os colegas de vôo que ele tinha um problema estrutural de fábrica, que eu não sei te informar qual. Coincidentemente, este colega estolou com ele em uma decolagem, caiu e infelizmente não sobreviveu.
Quando este ultraleve estava no campo, chamava a atenção de todos pela sua beleza e acabamento. O pára-brisa era tipo uma bolha.
Abraço.
Jorge

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #80 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 11:38 »
Creio que o maior problema do Mistral é o Stall - este avião não aceita stall de forma nenhuma - há uma forte tendência de entrar em parafuso muito agressivo e sem recuperação.

Está no manual - além disso, e os ajustes de CG e deflexão das asas inferiores são altamente críticos

Há um mistral aqui em Atibaia e que foi reformado porque o antigo dono quase se matou ao estolar a poucos metros do chão - destruiu a frente toda da fuselagem que foi toda refeita.

Offline ronaldocavalcante

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 448
  • Sexo: Masculino
  • Ronaldo Cavalcante
    • Mecatrônica Experimental
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #81 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 11:57 »

Nossa.... aqui pareço um garotinho ouvindo histórias de gente grande

...e viajando nessas incríveis máquinas voadoras (e na maionese)...

ronaldo

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #82 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 12:01 »
Mestre, já esteve lá no Hangar da TAM?

Ainda não, mas já ouvi de quem foi que tá muito bom.

Offline Levi

  • Novato
  • *
  • Posts: 84
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Levi
  • Profissão: eng.
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #83 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 12:43 »
Opa! Estamos entrando no papo de hangar!  ;D

Eu tive o Mistral por 4 anos e vendi em 2002 para um aeroclube, que usava para treinamento. Fiz mais de 600 horas de vôo com ele e não tenho nenhum motivo para defendê-o e se não tenho conhecimento técnico, tenho conhecimento prático do bichinho.
Considero uma aeronave muito segura e ótima de voar. Nunca tive nenhum tipo de problema voando solo ou em dois, com malas, sem malas, etc. É uma aeronave muito dócil e muito fácil de voar, basta saber o básico de como pilotar!!!
Pelo menos uma vez por mês eu fazia simulação de pane de motor e stall e nunca senti nenhum comportamento estranho do Mistral. Inclusive ele demorava para estolar e tinha o comportamento normal de aeronave, bastava largar o manche para ele sair sozinho do stall.
Sinceramente, estolar em decolagem e pouso é falha humana elementar por falta de treinamento ou excesso de confiança ou disciplina. Infelizmente a grande maioria dos acidentes ocorrem por falha humana e quase todos os restantes por falta de manutenção adequada da aeronave. É comum depois de um acidente sempre tenta-se colocar a culpa na aeronave, afinal quem vai assumir que foi imprudente ou 'bração' ;)
Também é comum encontrar pessoas sem treinamento do fabricante fazendo manutenção até em motor de ultraleve, ai algo dá errado e nunca é culpa do meliante.
Eu recebia os boletins de fabrica  e nunca vi nada crítico. O Mistral tinha um boletim aconselhando fazer revisões anuais nas pontas dos montantes das asas, porque se lavado com produtos químicos ao longo de anos poderia aparecer corrosão nos arrebites de aço inox.
Pelo que lembro isso foi constatado em uma única aeronave na Europa. Existia um kit de peças feitas com outra liga para troca e ai não precisava mais fazer as revisões. Eu cheguei a comprar este kit, mas nunca troquei porque nas revisões nunca apareceu corrosão.
Para mim isso demonstrava a seriedade do fabricante.

Com segurança não se brinca e não se economiza. Os fabricantes de ultraleves e motores dão treinamento na fabrica para os representantes locais. Fazer a própria manutenção ou fora do representante oficial tem seus riscos.

Abraços!

Offline Edimar

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 342
  • Sexo: Masculino
  • "Se te derem limões, faça uma limonada!"
    • Hobby
  • Cidade - UF: Bauru/SP
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #84 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 13:19 »
Edimar

camarada ... eu já vi o site do museu da TAM e lá diz que tem um acervo de aeronavez em meu ponto de vista fabuloso.
A minha pergunta é, todas as aeronaves estão em um pátio para serem visitadas, tirar fotos, ver por dentro, filmar ... enfim curtiu um passeio decentemente?
No ano passado teve aqui em sampa no campo de marte uma festa de comemoração ao "Museu do Avião" da FAB .. e sinceramente me deixou decepcionado ... umas 3 ou 4 aeronaves e o resto um monte de sucata e cobaias ... uma grande decepção... me causa medo quando é dito "museu do avião" !! hahaha

Prezado, não me lembro de poder entrar nas aeronaves.
Mas elas estão em ótimas condições. Algumas se não me enganam voam, outras não. Pra vc ter uma idéia, tem um avião alemão, creio que da 2a guerra mundial que estava no fundo de um lago.
Foi assim o alemão pousou num lago congelado e deixou a aeronave lá. Após um período o gelo cedeu e o avião ficou uns 40 anos no fundo do lago, sendo resgatado recentemente. Bom se vc ver ela vc diz que saiu da fábrica tal o estado de restauração, simplesmente perfeito.
Pode ir lá que vc não vai se arrepender.
Todas as aeronaves ficam dentro de um prédio ENORME, tudo muito limpo, muito bem cuidado. Neste mesmo prédio do outro lado separado por uma parede fica o hangar para manutenção das aeronaves da TAM e de outras empresas aéreas. Existe uma janela de vidro de onde vc poder ver o pessoal fazendo manutenção, mas não consegue entrar lá.
Eu estudei em São Carlos e antigamente este local era onde ficava uma fábrica de tratores, não me lembro a marca, depois começou a fazer foras de série, dentre eles o JIPE JAVALI, nesta empresa consta de uma pista de pouso.
A fábrica faliu e a TAM vendo a existencia de um local com aeroporto com porte de pouso para seus atuais aviões, com um GALPÃO gigantesco, e com uma faculdade próxima com mão-de-obra qualificada (antigamente a USP possuia um curso de engenharia mecância com enfase em aeronaves, hoje possui um departamento de engenharia aeronautica), não pensou duas vezes e comprou o local. Parte ficou para fazer manutenção de suas aeronaves, parte montou o museu.
Resumindo pode ir lá que não vais te arrepender, tu fica a tarde toda e não consegue ver tudo :)

Offline Guia CNC

  • Guia CNC
  • Administrador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 15640
  • Sexo: Masculino
    • Grupo CNC Caseiras Brasil Facebook
  • Cidade - UF: Minas Gerais
  • Nome:: Guia CNC
  • Profissão: Administrador
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #85 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 14:38 »
E a Data do mini encontro em Atibaia? vai ser dia 18/03 depois do encontro em Campinas?

Assim fica mais fácil para o pessoal que vem de longe participar, pois é uma tacada só

Vamos fazer uma enquete com algumas datas??


Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #86 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 14:48 »
Como já disse creio que dependa do dono do avião disponibilizá-lo na data que for melhor para ele.

Preciso saber quantas pessoas mais ou menos pretendem vir para ratear os custos de combustivel.

Estou vendo de fazer um churrasco na data - se não me engano sábados é melhor.

Offline Blackmore

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1568
  • Sexo: Masculino
  • Profissão: Projetista Mecânico/Automação
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #87 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 15:32 »
Edimar

eu morei em sanca entre 2002 e 2003 ... na época tinha o "Pátio de manutenção" em Gavião Peixoto, mas não tinha o museu ainda.
Eu fui algumas vezes na USP entregar umas peças para uns loucos q estavam desenvolvendo turbinas, mas não me lembro direito de nada lá dentro, só que me parecia um local muito tranquilo e grande!
A fábrica de tratores que vc diz, é aquela dos "Cardinalli"? se for o trator era o CBT.
Muito obrigado por informar que vale mesmo a pena ir lá, meus planos são de ir em uma sexta e voltar no domingo junto com a família, e rever algumas pessoas e afogar algumas saudades!


edit:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Brasileira_de_Tratores
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2012, 15:34 por Blackmore »

Offline denilsonmanzano

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 861
  • Sexo: Masculino
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #88 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 16:40 »
Já que estamos mostrando os brinquedos ai esta o meu.. :D :D :D :D :D

trike votuporanga

]http://www.youtube.com/watch?v=AqvFMtQZ3PE[url]
2º Vôo Panorâmico de Trike com Denilson e João em Votuporanga
[/url]

Bão demais............

abraço a todos Denilson...

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #89 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 16:45 »
Oi Denilson,

Gostei do brinquedo.

Olha o que eu estou vendo nascer aqui em Atibaia - o Luizinho está fazendo os testes desse mini trike aqui:
http://www.trike.com.br/news_111108.asp

Cabe dentro do carro desmontado, e recolhe o trem...

 

/** * */