Opa! Estamos entrando no papo de hangar!
Eu tive o Mistral por 4 anos e vendi em 2002 para um aeroclube, que usava para treinamento. Fiz mais de 600 horas de vôo com ele e não tenho nenhum motivo para defendê-o e se não tenho conhecimento técnico, tenho conhecimento prático do bichinho.
Considero uma aeronave muito segura e ótima de voar. Nunca tive nenhum tipo de problema voando solo ou em dois, com malas, sem malas, etc. É uma aeronave muito dócil e muito fácil de voar, basta saber o básico de como pilotar!!!
Pelo menos uma vez por mês eu fazia simulação de pane de motor e stall e nunca senti nenhum comportamento estranho do Mistral. Inclusive ele demorava para estolar e tinha o comportamento normal de aeronave, bastava largar o manche para ele sair sozinho do stall.
Sinceramente, estolar em decolagem e pouso é falha humana elementar por falta de treinamento ou excesso de confiança ou disciplina. Infelizmente a grande maioria dos acidentes ocorrem por falha humana e quase todos os restantes por falta de manutenção adequada da aeronave. É comum depois de um acidente sempre tenta-se colocar a culpa na aeronave, afinal quem vai assumir que foi imprudente ou 'bração'
Também é comum encontrar pessoas sem treinamento do fabricante fazendo manutenção até em motor de ultraleve, ai algo dá errado e nunca é culpa do meliante.
Eu recebia os boletins de fabrica e nunca vi nada crítico. O Mistral tinha um boletim aconselhando fazer revisões anuais nas pontas dos montantes das asas, porque se lavado com produtos químicos ao longo de anos poderia aparecer corrosão nos arrebites de aço inox.
Pelo que lembro isso foi constatado em uma única aeronave na Europa. Existia um kit de peças feitas com outra liga para troca e ai não precisava mais fazer as revisões. Eu cheguei a comprar este kit, mas nunca troquei porque nas revisões nunca apareceu corrosão.
Para mim isso demonstrava a seriedade do fabricante.
Com segurança não se brinca e não se economiza. Os fabricantes de ultraleves e motores dão treinamento na fabrica para os representantes locais. Fazer a própria manutenção ou fora do representante oficial tem seus riscos.
Abraços!