"Fé falsa", que eu me referi, é aquela que é contraditória em seus princípios intrínsecos,
Pois é Gil, quando os princípios intrínsecos incluem, por exemplo, a vingança e a extinção dos "infiéis" não há contradição e a fé é muito verdadeira, não ? É o caso, bastante eloquente dos homens / mulheres / crianças bomba ...
... pois há inúmeros líderes muçulmanos que discordam deste ato bárbaro. No caso, quem está certo como interprete e praticante do Islamismo? Os terroristas (que queriam "defender" seu "deus") ou os líderes islâmicos contrários ao ato?
Não é mesmo uma boa questão ?
Este é mais um dos muitos problemas das religiões e seus "livros sagrados": Quem é o verdadeiro intérprete da suposta vontade divina ? Que "autoridades" e "lideranças" são essas ?
Felizmente vc e tantos outros interpretam as coisas no sentido mais pacífico, mas a rigor é apenas mais uma interpretação, tão boa - ou tão ruim - como qualquer outra ... que tal a "infalibilidade papal" pra ficar só em um exemplo mais próximo de nós ? A que aitolá, pastor, padre ou "autoridade religiosa" deveríamos dar ouvidos ?
Pela sua afirmação, eu também posso concluir que, terroristas que matam em nome de algum "deus" e o Papa "são farinha do mesmo saco", pois ambos praticam "fé verdadeira".
E não são ? Qual é a diferença ?
Papas não incitam massacres em nome de deus ? Lembra-se das Cruzadas ? Inquisição ?
Alguns acreditam sinceramente na autoridade e infalibilidade do papa, outros creem neste ou aquele aiatolá ou bispo etc com a mesma sinceridade ... outros se consideram capazes de interpretar por si mesmos ... outros inventam sua própria doutrina ou religião ... todos muito sinceros e cheios de verdadeira fé ...
A intolerância ainda é o maior problema...
Tb acho Gil, mas o que é mesmo que devemos tolerar ?