ola amigos nao entendo nada de eletronica to perdido
Controladora linear para quatro motores de passo tipo unipolar modelo 4X
Características:
Acionamento tipo passo e direção (step dir).
Numero de passos por revolução - 400 passos ou meio passo por pulso.
Alimentação da placa (parte lógica) – 8 a 18 volts por no mínimo 500ma
Controle via porta paralela ( LPT ).
Proteção da porta paralela por circuito integrado buffer TTL 74LS541.
Chaveamento dos transistores de potência com microcontroladores PIC.
Controle para quatro motores de passo tipo unipolar de cinco, seis ou oito fios.
Quatro entradas para final ou inicio de curso (controlados pelo software de controle).
Estágio de potência com transistores tipo MOSFETs.
Controle de potencia até 4 Ampéres por fase (necessária refrigeração forçada com consumo acima de 2 Ampéres por fase).
Acionamento de um relê para comando liga e desliga do motor da ferramenta com consumo de até 10 Ampéres em 125 volts ou 1250 Watts.
Circuito fresado em placa de fibra de vidro.
Tamanho em milímetros – 202 x 100.
Funciona em softwares para MS-DOS como TurboCNC ou em softwares para Windows que trabalhem com a porta paralela gerando sinais de passo e direção como MACH2, MACH3, EMC2 e Kcam.
Alimentação da placa:
A alimentação da placa é da ordem de 8 a 18 volts, isto porque a parte lógica funciona com microcontroladores PICs da série 12cXXX para comandar o chaveamento dos transistores de potência, estes microcontroladores precisam de alimentação de 5 volts para operar e também o circuito integrado de lógica TTL 74LS541 que funciona como protetor da porta paralela, a alimentação deve ser de 8 a 18 volts porque o circuito regulador de 5 volts para alimentar estes componentes citados precisa de tensão de no mínimo 8 volts para poder regular 5 volts na saída e no máximo 18 volts para não superaquecer e danificar o próprio regulador LM7805. A voltagem ideal recomendada para a alimentação da placa é de 12 volts com corrente de no mínimo 500ma.
Alimentação dos motores:
Motores de passo ligados em controladora lineares a principio devem ser alimentados com voltagem igual à suportada pelos motores, alimentação nominal, ou seja, se o motor é indicado pelo fabricante para funcionar com 6 volts por fase então com uma controladora
linear ele deve ser alimentado com uma fonte de 6 volts, pelo menos na etapa de testes é ideal que se trabalhe assim, passado a etapa de testes pode se passar a alimentar os motores com voltagem bem maior que a suportada e indicada pelo fabricante do motor usando resistores de lastro (ballast resistor) conseguindo assim bem mais torque e velocidade. O modo de se conectar o resistor de lastro é em série com o comum do motor, a maioria dos motores de passo tipo unipolar possui seis fios e dois deles são comuns, a voltagem de alimentação do motor é feita nestes fios os comuns, já para motores de cinco fios apenas um deles é o comum. Para se calcular o valor do resistor devemos aplicar a lei de OHM, onde R=E/I, ou resistência igual voltagem dividido pela corrente, se seu motor é para 6 volts 1,2 Ampéres e você pretende alimeta lo com 18 volts devemos fazer o seguinte cálculo, primeiro subtraímos a voltagem consumida pelo motor 18-6=12 então a voltagem que circulará pelo resistor será 12 volts, o calculo do resistor deverá ser feito sobre estes 12 volts restantes, então aplicamos a lei de OHM que é 12/1,2=10, a resistência do resistor de lastro deve ser de 10 ohms, para calcular a potencia do resistor aplicamos novamente a lei de OHM que é P=I*E, ou potencia igual corrente (do motor) vezes a voltagem (restante da fonte), então 12x1,2= 14,4 esta é a potencia ou “wattagem” do resistor como 14,4 não é um valor comercial podemos colocar um resistor de 10ohm por 25 watts de dissipação para trabalhar folgado.
Os resistores aquecem bastante por isso é recomendado o uso de ventilação forçada sobre os resistores.
Exemplo de resistores ligados em série.
Fonte de alimentação para os motores
A amperagem da fonte deve ser calculada tendo em mente que sempre duas das quatro fases dos motores estarão energizadas, logo o consumo indicado no motor deve ser o dobro, se o motor é de 6 volts por 1,2 Ampéres por fase devemos ter em mente um consumo de no mínimo 2,4 Ampéres por motor, logo se utilizarmos três motores teremos o triplo deste valor, ou seja, 7,2 Ampéres no mínimo para utilizarmos bem os motores.
Pinagem da porta paralela (LPT):
Pino 1 = Reservado na placa para controle de aquecimento em cortadora de isopor (controlador de temperatura não fornecido junto com a placa).
Pino 2 = Direção X
Pino 3 = Passo X
Pino 4 = Direção Y
Pino 5 = Passo Y
Pino 6 = Direção Z
Pino 7 = Passo Z
Pino 8 = Direção A
Pino 9 = Passo A
Pino 10 = Final ou inicio de curso eixo A
Pino 11 = Final ou inicio de curso eixo Z
Pino 12 = Final ou inicio de curso eixo Y
Pino 13 = Final ou inicio de curso eixo X
Pino 14 = Reservado na placa para controle de aquecimento em cortadora de isopor (controlador de temperatura não fornecido junto com a placa).
Pino 15 = NC
Pino 16 = NC
Pino 17 = Relê de acionamento da ferramenta em máquinas CNC ou fio quente em máquinas cortadora de isopor
Pino 18 ao 25 = conectados a massa (GND).
Os Motores são
Motor de passo de 9,9 kgf/cm
Unipolar (com 6 fios)
Corrente por fase 2A
Resistencia 2 Ohms
Voltagem 4 Volts
Obrigado a todos