Bom colegas, hoje eu venho iniciar um bate papo com os senhores sobre minha primeira Router, eu fabriquei 2 protótipos com a ajuda dos colegas aqui do GuiaCnc, mas por falta de tempo nunca consegui terminar de forma decente, então poupei um pouco e agora comprei uma fabricada por uma empresa em SP.
Esta abaixo é a minha máquina já instalada em minha fábrica:
Comprei Minha Primeira Router CNC - MAK CNC 2000
Esta abaixo é outra máquina do mesmo modelo, porém menor, postei para vocês verem o eixo Z e o Spindle que na minha foto original não está visível, mas é idêntico ao meu:
Comprei Minha Primeira Router CNC - MAK CNC 2000
A Máquina me agrada muito, a construção é bem feita, possui 4 eixos, X, Y, Z e A, onde Y e A são os motores que fazem o pórtico móvel se mover, possui área útil de 1500x2000 e Z com 180mm.
Nos eixos usa guias lineares e tração por cremalheira que acredito ser 1. alguma coisa de passo(ainda não me atentei para isso), no Z utiliza fuso trapezoidal.
Os motores são Nema 23 de 18Kg.
Eletrônica de driver separada por eixo e inversor de frequencia para o spindle que não é refrigerada a água e possui 1CV.
Controle da máquina se dá por Mach3 e o software que veio para criação é o Aspire.
Bom, eu trabalho com fabricação de gabinetes em MDF de 15 e 19mm e irei utilizar para cortar ACM, acrilico e outros polímeros... não preciso de volume de produção, portanto não investi em maquina mais rápida ou com cavalagem superior de spindle.... O fabricante me garante que nesta máquina posso trabalhar com avanço de 1500mm/m, rotação máxima de spindle de 24000 e 8mm de profundidade por passo(apesar que prefiro usar 6mm).
Como sou novato e entusiasmado comecei meus testes, compre fresas de metal duro e corte videa, Reta paralela de 6mm, helicoidal 2 cortes 6mm e helicoida 2 cortes 3mm.
Montei a fresa reta paralela de 6mm e cortei algumas peças de gabinetes com furação e linhas retas e curvas no MDF de 15mm, estou com problemas de rebarbas, tudo que corto preciso passar lixa para retirar a rebarba que não consigo evitar... baixei a rotação para 8000 no spindle por recomendação de um amigo(à distancia, por zapzap) já experiente e limitei o avanço à 900mm/m, a rebarba persiste no topo do corte, na parte de baixo nunca gera rebarba e o corte está sempre perfeito.
Troquei a fresa pela helicoidal de 2 cortes 6mm, o resultado é identico, tando tem 1500mm/m quanto em 800mm/m e rotação de 8000 à 9000rpm.
Idéias do que posso fazer?
Já vi videos de cortes em MDF com até passo único onde nao existe rebarba alguma.
Uma coisa que achei interessante é, existe uma diferença de 1mm a menor em um dos lados do corte das peças feitas...
Gostaria de dicas dos colegas para melhorar a rebarba e aprender a entender como sanar problemas de diferenças em cortes.