Olá Gil
Voçê comenta : A sala de instrumentação do laboratório, que separa da área dos experimentos, é protegida por paredes e portas de concreto e chumbo de 1 m de espessura
Convenhamos que é algo bem acima dos valores usados nas proteções dos equipamentos usados nos filmes e fotos já postados pela NASA , logo concluo (é apenas a minha opinião) que o seu comentário discordante da hipotese de as peliculas fotográficas , das máquinas fotograficas e demais equipamento aguentariam a radiação fica bem disforme perante tais valores , esse valor que relatou é tambem BEM acima da espessura da parede da capsula onde os astronautas estavam , eles não tinham essa proteção toda se lá fossem atravessar , nem seria durante uns instantes ou minutos que as experiencias podem durar ....
As paredes e portas são bem grossas por várias razões, devido aos instrumentos de laboratório supersensíveis que estão nessas sala, bem como as pessoas que trabalham atrás dessas paredes, anos após anos. Sendo os efeitos da radiação cumulativos, quanto mais espessa for a proteção melhor. Além das questões de baixo custo, facilidade de manutenção e durabilidade.
Numa missão espacial, há uma grande exposição a radiação, porém, não acho razoável afirmar com tanta certeza que as naves não estão preparadas para isso, só porque as paredes de um laboratório ou de uma clínica são espessas e pesadas. A questão é quais as intensidades e os comprimentos de onda das radiações que se proteger (UV, Gama, X, Alpha, Beta, ....) e por quanto tempo se admite ser exposto a essas radiações. Além disso, quais os materiais que se tem em mãos para a proteção a quanto se pode gastar? Concreto, aço e chumbo são baratos, mas há outros materiais.
Por exemplo, um traje espacial (
http://en.wikipedia.org/wiki/Space_suit) custa algo em torno de dezenas de milhões de dólares, com certeza não são usados materiais e tecnologias corriqueiras... Eu já estive num museu da Nasa e vi uma exposição desses trajes, bem como a evolução no desenho desses trajes. Há muita tecnologia e pesquisas envolvidas num traje e numa espaçonave. Devido às restrições de peso, há várias opções além dos conhecidos chumbo, concreto e aço. Exemplo:
http://www.ilcdover.com/Radiation-Protection/ Acho que essa resposta explica quais as radiações das quais estamos falando e como proteger:
http://hps.org/publicinformation/ate/q8406.htmlSatélites ...orbitam abaixo da camada onde as radiações são mais severas , certo ? Logo não deveria ser incluido na sua lista
Depende, há satélites de baixa órbita (GPS, ...) e os geo-estacionários, muito distantes (35.000 Km) da Terra, assim como as sondas espaciais enviadas à Marte, Vênus, ... Todos funcionam bem, tendo os cuidados necessários com o Vento Solar e outras manifestações de alta geração de energia eletromagnética.
Na Terra, nossos corpos são atravessados por milhões de partículas de alta anergia ("raios cósmicos"), apesar disso estamos aqui e a humanidade, bem como a vida, existimos há bastante tempo.