Ok! Há alguma transformação. Entendi que foi baseado em algo do tipo que o Edimar fez seus comentários, e eu concordei observando que os assuntos desse tópico estão sendo postados por pessoas embasadas.
Sim, certamente há transformações, o fórum é hj diferente do que era nos seus primórdios e nem poderia ser diferente em função da sua expansão, pra ficar em um único parâmetro, mas daí dizer que o escopo hj é secundário, que estamos privilegiando outros assuntos em detrimento desse escopo é um exagero, né ?
Realmente, Jorge, estou priorizando o tópico porque ele é bom e está sendo muito bem conduzido por você ao colocar pareceres coerentes em nome da verdade, de forma simples, apesar do grande grau de complexidade dos assuntos. Por outro lado, toda esta importância não anula a notoriedade da presença de mudanças, conforme comentários postados.
Sim, há mudanças, a maioria delas naturais, não foram desejadas ou impostas, algumas positivas, outras nem tanto e algumas difíceis de avaliar, mas extinguir a área de bate-papo ou limitar a extensão e profundidade das discussões nesta ou em qualquer área não me parece ser uma mudança desejável ou desejada ...
Até entendo seu anseio por mais "material cenecesístico", mas tentar estabelecer nexo causal entre sua abundância ou escassez e os bate-papos é algo um tanto exagerado, né ?
Ôô!... Jorge, porque tanta ansiedade? vc sabe que não é tão fácil satisfazer aos anseios de um Mestre, mas acho que já estou podendendo dizer algo sobre cnc:
Estou tentando aprender com cada um de vocês, e terei o maior prazer em compartilhar na integra todo o conhecimento a mim transferido.
Jackson, brigadu pelos elogiosas palavras, mesmo que imerecidas ;-)
Eu tô apenas ansioso, não demasiadamente ansioso ;-)
Jackson, vou meio que me repetir, enfatizando que isto não é mera retórica:
Se quer falar de CNC, fale. Se vc acha que a coisa deve ser conduzida de determinada maneira, dê o exemplo. O que for bom enraiza e permanece, o que não for desaparece naturalmente.
Nunca foi necessário ter alguma experiência ou ter uma máquina, ou ser um profissional para participar deste fórum, ao contrário, muitas das nossas mais saborosas e produtivas discussões foram promovidas ou motivadas por colegas inexperientes, mas pertinazes.
Há aqui muitas lições de de persistência, de humildade, de inteligência na utilização de recursos parcos, muita generosidade na troca de conhecimentos, informações, componentes, serviços ... há tb encorajamento e solidariedade, apoio para a superação de problemas de toda ordem e a única condição verdadeiramente indispensável para que tudo isto se mantenha é a vontade de cada um e de todos nós, basta deitar falação com a autêntica intenção de avançar que o avanço inevitavelmente ocorrerá, nem sempre do modo que imaginamos inicialmente, nem sempre sem alguns pedregulhos no caminho, mas é isto que faz a vida ser tão divertida, não é ?