Ainda falando em Papa, aqueles Papas que estão na charge logo acima, são aqueles da inquisição?
Não só
Olha que beleza, nos aproximados 600 anos que a santa inquisição atuou, segundo historiadores foram mortos mais de 8 milhões de bruxos e bruxas, proporcionalmente mais que o holocausto....
João, nenhum historiador diria uma bobagem dessas ... fosse isto verdade e toda a população da Europa na época teria sido exterminada ...
É difícil determinar o número exato, mas é da ordem de alguns milhares, segundo os registros da inquisição, o que não alivia em nada a barbárie, é bom lembrar.
Bom lembrar tb que a inquisição está viva e ativa, atende hj pelo nome de sagrada congregação para a doutrina da fé ... continua matando e atualmente sim, podemos contar suas vítimas aos milhões, mudaram os métodos, mas não os objetivos.
Tudo em nome de Deus.....Lógico que nós sabemos que isso não teve nada haver com religião, foi apenas guerra pelo poder, a religião foi só um meio, então não condenemos Deus pelos erros e pela ignorância humana.
Tem tudo a ver com religião, João. O verdadeiro propósito da religião sempre foi e sempre será este, a obtenção do poder absoluto, inquestionável.
Caro Jorge, você tem certa razão! vamos por partes..
Quanto ao número do mortos pelos tribunais da inquisição, segundo relatos históricos foram aproximadamente 125.000 processos abertos e concluídos, destes apenas 10% receberam a pena máxima, esses são números dos tribunais eclesiásticos. Também tivemos a inquisição Espanhola mais 50.000 processos sendo que somente 5% foram mortos. Seria ingenuidade de nossa parte, crer que todos os mortos na Europa passaram pelos tribunais da Sé e da Espanha. Novamente por relatos históricos; Os mandatários da época aproveitaram-se da situação, mandando matar seus inimigos, vizinhos, para tomar seus bens, e lá se foram mais alguns milhares pro vinagre.
Somente nas cruzadas segundo relatos históricos morreram cerca de 3 milhões de pessoas, católicos e "infiéis".(entre soldados de ambas as partes, pessoas que não lutaram mas morreram de fome e de doenças causadas pela fome)
A população da Europa no século 14, era de cerca de 75 milhões de pessoas, nesta época a peste negra(peste bubônica) matou cerca de 25 milhões de pessoas, muitos historiadores muito respeitados, acreditam que a peste pode ter penetrado no continente europeu por meio de uma verdadeira ação de guerra bacteriológica. Segundo eles, soldados turcos usaram catapultas para lançar cadáveres infectados dentro de um entreposto comercial genovês na Criméia.
Estão Jorge, Quando historiadores dizem que a inquisição matou direta e indiretamente cerca de 8 milhões de pessoas eu não acho que estão falando bobagens, eles estudaram muito antes de fazer estas afirmações.
Quanto a religião Jorge, eu já quebrei muito a minha cabeça sobre este assunto, e gosto muito deste assunto, mas eu aprendi a separar da seguinte forma:
Religião: É uma maneira que homem achou de se melhorar de alguma forma, sendo uma reforma íntima e ou social.
Igrejas (católica, protestante, pentecostal, hindu, todas elas): É uma maneira que o homem achou para dizer aos outros, que a dele é melhor que a do outro.
Então eu procuro não misturar os atos de mal caratismo dos dirigentes das Igrejas com Religião. É por isso que digo que todas a guerras religiosas não tem nada haver com Deus é simplesmente uma guerra de poder, suja e predatória.
Mas essas são só minhas opiniões. (a não ser os fatos históricos é claro.)
João Carlos